quarta-feira, 11 de maio de 2016

Como identificar alimentos transgênicos sem selo ?

galinha transgenica

O alimento transgênico é a transa entre os gêneros incompatíveis, no Canadá por exemplo foi liberado para produção e consumo o salmão geneticamente modificado com o gene de porco.
Antes no supermercado nós podíamos ver que alimentos eram transgênicos através deste selo:

transgenicos-2

Por que alimento transgênico é perigoso  ? 

Algumas pessoas como eu são calvas por uma questão genética,  o meu cabelo começou a cair quando eu tinha 25 anos. Portanto levou um bom tempo até aparecer os efeitos da minha calvície. Hoje nós já sabemos que queda de cabelo pode ser causada também por questões genéticas.
O mesmo acontece com o alimento transgênico, porém nós só vamos saber os reais problemas causados por eles quando as crianças de agora estiverem adultas.
A verdade é que já existem estudos científicos que comprovem que esses alimentos não são seguros para serem consumidos.
Será que realmente cabe a nós darmos esses alimentos aos nossos filhos para ajudar cientistas a escrever tais estudos ?
Parece que é isto que o governo quer removendo o selo transgênico dos rótulos.
Para ter uma ideia 85% do milho que é cultivado no Brasil é transgênico, sabe o que isto significa: que talvez você nunca tenha comido  milho de verdade na sua vida como estes:
milho-crioulo
As sementes de milho natural são conhecidas como sementes crioulas

Os alimentos transgênicos podiam ser identificados pelo símbolo abaixo:
transgenicos-2
o selo de produto transgênico
Mas a câmara dos deputados aprovou o projeto do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) que acaba com a exigência do símbolo de transgênicos nos produtos distribuídos no território nacional. Este projeto dependia da aprovação do senado para que entrasse em vigor mas no dia 28/04/2015 o senado aprovou tal pedido.  

Até o fermento para bolo é transgênico

No Brasil não existe mais fermento para bolo que não seja transgênico, se você tiver Pó Royal, Fleischmann  ou outra marca em casa procure na embalagem que você vai encontrar o selo com com o T.
No artigo como fazer fermento para bolopubliquei a receita que uso de fermento caseiro. Mais abaixo tem a receita para fermento de pão, continue lendo que você já vai encontrar.

A cerveja também usa milho transgênico mas nem todas, saiba como identificar

A legislação brasileira permite a substituição de até 45% do malte de cevada por outra fonte de carboidratos mais barata.
Eu não sou consumidor de cerveja mas você pode saber se a cerveja que vai comprar é ou não com milho transgênico. Pelos rótulos que tenho visto a impressão que tenho é que todas as marcas nacionais são na verdade suco de milho transgênico.
Pegue agora uma cerveja da sua casa e procure  na lista de ingredientes o item cereais não maltados ou malteados, se você encontrar não tenha dúvida, a cerveja é transgênica.

Como identificar alimentos transgênicos sem selo ?

4c7821c302fd369ffd557268c7e730c3
A dica é da minha amiga Larissa Tosetti, que é da comunidade Guadalupe de agricultores familiares em Alta Floresta-MT, resumindo é o seguinte:
Embora o selo vá desaparecer do rótulo dos produtos, a lei diz que quando a quantidade de ingrediente transgênico ultrapassar 1% este deve constar na lista de ingredientes como transgênico.
A Larissa acrescenta que uma maneira segura de comprar alimentos naturais é comprando de pequenos produtores como seus vizinhos.
Portanto olho de leão na lista de ingredientes, se você encontrar alguma coisa com a siglaOGM ela significa Organismos Geneticamente Modificados.

Transgênicos para os pobres, orgânicos para os ricos

9693-2

Historicamente a ciência sempre foi para favorecer os ricos e muito mais tarde os  pobres, mas neste caso é ao contrário, os transgênicos são completamente dirigidos para os pobres. No Brasil, o selo de alimentos orgânicos certificados é este aqui:
selo
Mas existem alternativas para você fornecer alimentos de qualidade  para sua família sem comprar produtos certificados, já publiquei aqui no blog o artigo como fazer fermento natural para pães.
E na sua residência se o espaço é pequeno substitua todos os vasos de flores da casa por plantas comestíveis como couves, pepinos e tomates.
Para ter uma ideia um pé de tomate com o solo apropriado pode produzir até 3 caixas de tomate, um pé de vagem produz no mínimo 300 vagens e é muito fácil de cultivar. Comece já.
Chegamos ao fim deste artigo e eu adoraria saber sua opinião, se você tem alguma sugestão ou se gostaria de acrescentar algo, deixe um comentário logo abaixo.
Referencias
Revisão ortográficaAdriana Quintanilha
http://longevidade.yoga/como-identificar-alimentos-transgenicos-sem-selo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.