Pular para o conteúdo principal

PREGNENOLONA.

A Pregnenolona é um abundante hormônio cerebral que pode ajudar no processo da memória,e é precursor (formador) da maioria dos hormônios esteróides ( sexuais eadrenais).
Além de sua função de precursor dos nossos principais hormônios sexuais e adrenais, a pregnenolona têm função de neurotransmissor e estímulo da neurogênese (formação de neurônios novos) comprovado em estudos em animais, pois, ao contrário do que os neurociêntistas antigos afirmavam, o cérebro é capaz de formar neurônios novos.
A pregnenolone é o hormônio mais importante do corpo humano, pois de acordo com a fisiologia e bioquímica humana ela é uma molécula fundamental para formação de hormônios essenciais para a vida saudável do adulto, é responsável pela formação do estradiol, da progesterona, do DHEA e da testosterona, também existe em abundancia nas mitocôndrias de células nervosas e da glândula supra renal. Como a maioria dos hormônios anabólicos ( formadores de tecidos) ele começa a declinar após os 30 anos de idade.
A pregnenolona é formador (precursor) de importantes hormônios sexuais e adrenais (ex: DHEA, estradiol, progesterona e testosterona).
Para compreendermos a história da pregnenolona devemos voltar na década de 1940, época marcada pela descoberta da síntese de moléculas hormonais esteróides, incluindo a pregnenolona.
Após a sua síntese em 1940, os primeiros estudos clínicos demonstraram que a pregnenolona tem a capacidade de reduzir a fadiga, dores inflamatórias, estresse e aumentar a concentração.
Em 1950, Dr. Edward Anderson um célebre neurofisiologista, publicou no Jornal de Endocrinologia a seguinte frase " A Pregnenolone parece ter nítidos benefícios e merece a atenção do meio médico, além de não terem sido evidenciados nenhum efeito adverso na fisiologia endócrina ,e sua ação mostrou-se promissora no tratamento das doenças correlacionadas ao processo de envelhecimento ".
Misteriosamente, logo após este artigo cessaram as pesquisas sobre a pregnenolona. Por que? A resposta é simples: a lei da patente não permite exclusividade de comercialização de moléculas idênticas ao organismo humano. A pregnenolona é uma molécula difícil de ser modificada para ser comercializada como molécula diferentente da sua forma original no organismo. Na mesma época foi descoberto o Cortisol que em relação a pregnenolone é fácil de ser modificado em laboratório e consequentemente mais fácil de ser patenteado como uma molécula exclusiva e diferente. Hoje existem várias formas de cortisol não bioidênticas disponível no mercado (ex: Acetato de Hidrocortisona, Predinisolona, Betametasona e etc).
Deste modo, a pregnenolona foi esquecida e os vários derivados de cortisol foram comercializados em grande escala, tornando-se de fato, um sucesso comercial ao longo do tempo.
Dr. John Morley, da Universidade de Missouri, respeitado pesquisador em hormônios esteróides, afirma: "De forma indubitável a pregnenolone mostrou ao longo do tempo propriedades extremamente encorajadoras. O lado escuro é que a indústria farmacêutica não tem interesse em industrializar porque não pode ser patenteado, portanto, não obtêm lucro`.
Recentes pesquisas da Universidade de Harvard, demonstraram que a pregnenolona tem maior pico de secreção (17,5mg/dia) ao redor dos 20 anos de idade e a partir dos 30 anos, sua secreção declina vertiginosamente, ao redor dos 60 anos de idade sua secreção diminui 7 vezes (2,5mg/dia) comparado quando aos 20 anos de idade.
A melhor parte desta historia e que quando esta molécula estava quase em total esquecimento, novas pesquisas na área da medicina anti-aging (medicina antienvelhecimento) e neurociência têm resgatado estudos de sua capacidade no processo de regeneração celular. Dr. Higashi.
FONTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...