FIBRAS.



🕸Fibra é um alimento perfeito para as bactérias do intestino. Quanto mais você a consome, mais dessas bactérias são criadas. 

Por outro lado, se o sistema imunológico estiver habituado a certo nível de bactérias intestinais, o excesso de fibra provocará mais “nascimentos” bacterianos. Isto significa, também, um número maior de “mortes”, pois o sistema imunológico trabalha para manter a população bacteriana baixa.

🔬As bactérias benéficas ajudam na digestão, metabolização e aumento da biodisponibilidade de nutrientes e na proteção do intestino contra doenças.

 ☠Bactérias maléficas, se hospedam em ambientes vulneráveis, começam a roubar energia e nutrientes, liberam toxinas e invadem o corpo para causar as doenças infecciosas.

Você pode não saber, mas existem fibras que acabam por fazer mais mal do que bem. 


🌽Fibras insolúveis de Grãos de cereais por exemplo, parecem ser prejudiciais devido a três grandes problemas: 
⛏1. São partículas muito grandes e rígidas, o que acaba por gerar lesões microscópicas nas paredes intestinais gerando uma resposta inflamatória constante. 

🚨2. O glúten, por si só já é uma proteína altamente infamatória contida em vários grãos e cereais.

 🌾3. A presença de fitatos e inibidores da absorção adequada de vitaminas e minerais, agrava ainda mais o quadro. 

🍏Mas há um tipo de fibra que parece altamente benéfica: A pectina‬, por exemplo, é um tipo de fibra solúvel, que gera a maior parte do Butirato intestinal (um ácido graxo de cadeia curta, formado a partir do processo da fermentação das fibras por bactérias.

 🔋O Butirato é uma fonte de energia para o tecido que recobre a parede do intestino grosso, além disso, regula a divisão celular do intestino grosso, protegendo o intestino contra o câncer.

 Alguns exemplos de alimentos que contém pectina:
 🍎A casca da maçã orgânica, grão de bico orgânico, feijão orgânico e lentilha orgânica.
 Suplementos como 🍠fécula de batata possui um alto teor de amido resistente, e se consumida crua, sem aquecer ou usar em receitas, não é absorvida, portanto não tem impacto na glicemia e passam direto para o intestino grosso onde também favorecem a produção de butirato e o adequado equilíbrio de uma flora intestinal saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas