Pular para o conteúdo principal

BEBER LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO.

Como bem sabemos, muitos não médicos preferem buscar orientação sozinhos do que ir ao médico especialista. Então vamos aqui separar os dois tipos de dores que podem acompanhar as refeições e que confundem 99% das pessoas, muitas vezes inclusive profissionais de saúde que acabam diagnosticando GASTRITE erroneamente.
DOR ANTES DA COMIDA (ou não relacionada à refeição) pode ser excesso de acidez no estômago. Este excesso de acidez pode levar à gastrite, pode haver eructação, neste caso a azia é comum, a dor do jejum é aliviada pela comida e existe uma digestão normal a rápida de proteínas.
DOR DEPOIS DA COMIDA provável deficiência de acidez no estômago. Como existe uma digestão lenta de proteínas gorduras e carboidratos, existe a dor após as refeições; azia também é comum. Acontece dor, pois esta falta de produção ácida acaba deixando que o estômago fique cheio de alimento não completamente digerido. Este conteúdo reflui então para esôfago que, por ter Ph mais alcalino do que estômago, tem seu epitelio "queimado", é sentimento que temos é de queimação ou dor.
Isto é a confusão mais comum quando falamos em gastrite, pois o que ocorre nestes casos é exatamente o contrário: a falta de ácidos estomacais!
A dica aqui é, principalmente se você tem mais de 40 anos, evite a ingestão de líquidos durante as refeições. O que acontece é que a capacidade de produção de ácido no estômago, nesta fase da vida, inicia um processo de declínio progressivo, o que pode acabar dificultando, diminuindo o poder do seu processo de digestão, causando dores após a sua refeição. Líquidos, não são bons, num período que antecede a refeição, e nem durante a mesma para estas pessoas.
Acredito que ninguém quer ter as suas chances de desenvolver algum tipo de doença, ou mesmo dores e desconfortos, aumentada pela simples ignorância. Cuide com a ingestão de líquidos durante as refeições, e não apenas na faixa etária dos 40 anos, cuide sempre, transforme em um hábito. Se você está se medicando, com, por exemplo, Omeprazol, ou algum outro medicamento para aliviar queimação gástrica, tenha muito cuidado, pois o Omeprazol não é brincadeira e pode causar uma série de problemas.
Tudo o que puder ser feito para diminuir as chances de sofrer com dores ou doenças malignas sempre fará a diferença. Realizar exames periódicos é importante, mas o fundamental é a informação, informe-se, e tente melhorar seus hábitos na busca de uma vida mais saudável e feliz! Bom fim de semana a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...