Pular para o conteúdo principal

HIPÓCRATES - O PAI DA MEDICINA


Nos dias de hoje, Hipócrates é tão aclamado como esquecido, mas toda a gente o reconhece como o "Pai da Medicina".
Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Todos os conhecedores da Saúde reconhecem o nome dele.
Mas quem foi Hipócrates?
Hipócrates era médico e a medicina convencional da época, assentava em superstição, religião e magia, as doenças estavam na maioria das vezes associadas com espíritos, raciocínios que ele não aceitava.
Com o que concordava Hipócrates?
Hipócrates defendeu pela primeira vez que a doença é causada pela transgressão das Leis da Natureza e que a medicina só pode ser praticada cientificamente com base em factos, em observação e em estudos. Acreditava que o corpo devia ser tratado como um Todo e não em peças. Foi o primeiro médico a usar a dieta, ar puro, àguas medicinais, ervas e exercícios no tratamento da doença e com grande sucesso.
Hipócrates descreveu com precisão os sintomas de algumas doenças. Ele catalogou os sintomas de pneumonia, bem como de epilepsia em crianças.
Depois de anos a viajar por toda a Grécia e a tratar toda a gama de doenças humanas, Hipócrates fundou uma escola de medicina em Cós para ensinar suas ideias. Isto revolucionou a medicina no mundo antigo e estabeleceu-a como uma disciplina, e uma profissão respeitada.
Compilou uma lista de 400 ervas, nas quais encontrou princípios terapêuticos, metade das quais ainda usadas nos dias de hoje.
No que diz respeito à Medicina como uma "arte" que deve ser praticada com a máxima integridade e abertura para novas ideias, ele desenvolveu um Juramento de Ética médica para a profissão médica seguir.
Hoje, existe uma versão modernizada do juramento de Hipócrates que é feito nas cerimônias de graduação da maioria das escolas médicas ocidentais.
Apesar de Hipócrates ser homenageado como "Pai da Medicina" se ele tivesse vivo hoje, sem dúvida seria rotulado de Naturopata e muito provavelmente seria ignorado ou limitado no seu trabalho por muitos que fazem o seu juramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...