PALMITO DE BANANEIRA.


Eu darei uma dica legal,  Depois do chips de banana verde,  agora vem o aproveitamento do pseudocaule da bananeira para a produção do “palmito“  usando o talo floral interno(miolo).

Palmito é uma palavra referente a palmeiras, mas para facilitar a explicação empregarei para nomear o miolo.

Só bananeiras que emitiram cachos têm “palmito”. Então, na hora de cortar aquela sua bananeira após a frutificação e com isso facilitar o desenvolvimento das mudas menores que nascem em volta, lembre-se de que dentro do pseudocaule há uma iguaria PANC.

Abra o tronco e vá tirando as camadas de casca até atingir o “palmito” . Você saberá que o encontrou porque não haverá mais casca,apenas um tubo de consistência macia e maleável,como um palmito.

Encontrado o “palmito”, tente fazer os passos a seguir de maneira rápida. Se demorar, o “palmito” oxidará e ficará escuro,com aspecto feio. Corte o “palmito” em rodelas ou toletes, coloque de molho em água,sal,limão ou vinagre. Deixe de molho por 8 horas até que ele perca o amargor e sua nódoa. Após este tempo, prepare uma salmoura própria para conserva e coloque. Dura bastante tempo e o sabor é semelhante ao palmito juçara.

Há outro método mais trabalhoso, mas o miolo fica pronto bem mais rápido. Consiste em fervê-lo em água e vinagre(duas colheres de vinagre para cada litro d’água) algumas vezes,mais ou menos 3 ou 4,até perder o amargor. Colocar em salmoura de conserva após isso e estará pronto para o consumo.


Comentários

Postagens mais visitadas