A disbiose intestinal.

A disbiose intestinal é uma disfunção intestinal que modifica a permeabilidade da mucosa, devido à proliferação exagerada de alguns microrganismos. A candidíase crônica é a disbiose intestinal mais conhecida.

Candida é uma levedura que convive conosco formando parte de nossa flora cutânea e digestiva, exercendo, além disso, efeitos benéficos em nossa saúde: capta certa quantidade de metais pesados, impedindo que sejam absorvidos por nosso sistema e ajuda-nos a degradar restos de carboidratos mal digeridos. Existem diferentes fatores que ajudam essa levedura a proliferar em relação ao restante da flora:

- Alimentação com excesso de açúcares e carboidratos: é o 'alimento' principal das cândidas.
- Diabetes: elevados níveis de glicose no sangue também favorecem a "alimentação" desses germes.
- Consumo habitual de água da torneira: o cloro contribui para desequilibrar a flora intestinal.
- Consumo de antibióticos: esse tipo de fármaco tem efeito unicamente sobre a flora bacteriana, contribuindo, dessa forma, para a proliferação dos fungos.
- Qualquer fator que deprima o sistema imunológico ajuda no desequilíbrio da flora intestinal: estresse, tratamentos imunossupressores, défice nutricional, hipovitaminose.
- Gravidez: o aumento dos níveis de progesterona durante a gravidez induz à produção de glicogênio nas glândulas endometriais e pode provocar uma resistência à insulina (diabetes gestacional), fatores que favorecem o crescimento de leveduras.

Comentários

Postagens mais visitadas