Pular para o conteúdo principal

Principais Chakras

Principais Chakras

Chakra básico ou da base: Está localizado na base da coluna ou na área do cóccix. Ele controla, energiza e revigora todo o corpo físico visível, especialmente o sistema muscular e esquelético, a coluna, a produção e a qualidade do sangue produzido, as glândulas supra renais, os tecidos dos corpo e os órgãos internos. Seu mal funcionamentos manifesta-se como artrite, doenças da coluna e do sangue, câncer, câncer ósseo, leucemia, alergia, problemas de crescimento, baixa vitalidade. Se o chakra da base estiver muito fraco, o corpo também estará muito fraco. Esse chakra está relacionado com o elemento Terra. O chá de raíz de Dente de Leão (Taraxacum) é altamente eficaz no tratamento de depressão, vesícula biliar ou pressão sanguínea elevada, um remédio desintoxicante para o fígado e os rins.

Alimentação favorável: Alimentos ricos em carotenoides e os de cores vermelho alaranjados – acerola, cereja, maçã, goiaba vermelha, melancia, morango, tomate, rabanete, uva vermelha, pimentão vermelho.

Chakra sexual: localiza-se na região pubiana, controla e energiza os órgãos sexuais e a bexiga. O seu mau funcionamento manifesta-se como problemas de ordem sexual. Este chakra está relacionado com o elemento Água.

A Calêndula é uma erva fácil de plantar que acentua a criatividade em todas as áreas da vida. Outra erva que é altamente benéfica para este chakra é a Gardênia, que pode se utilizar tanto as raízes quanto o óleo para muitos fins. Suas flores são usadas por serem muito reconfortante para os sentidos, bem como, não é de admirar que também é conhecida como a erva da felicidade.

     Já o Sândalo ajuda a curar muitos tipos de infecções, uma vez que instiga crescimento de novas células. Você pode aplicar óleo de sândalo em seu corpo antes de tomar um banho ou você pode usá-lo para criar um bom aroma em sua casa. Outras ervas e especiarias que são benéficas são, coentro, erva-doce, alcaçuz, canela, alfarrobeiras, páprica doce, sementes de gergelim, sementes de cominho.

Alimentação favorável, de cores alaranjadas: Ingestão de bastante líquido, frutas e hortaliças como: abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja, pêssego, tangerina, manga.

Chakra do plexo solar: Está localizado entre as costelas, ele controla e energiza o diafragma, pâncreas, fígado, estômago, também afeta a qualidade do sangue e a temperatura do corpo, seu mau funcionamento pode se manifestar como diabetes, úlceras, hepatite, problemas cardíacos. Este chakra está relacionado com o elemento Fogo.

Para desbloquear o fluxo energético, pode-se usar óleo de lavanda, bergamota ou alecrim. Bergamota é ótima para o sistema digestivo, uma vez que acelera o processo de digestão causando menos tensão para o trato intestinal. Pode se colocar folhas de alecrim em vários pratos ou você pode usar óleo de alecrim para cozinhar. Althea também relaxa o terceiro chakra e suaviza os esforços para controlar a vida. Ele ajuda a relaxar o diafragma e reconectar-se com a respiração. Outras ervas e especiarias que são úteis: anis, aipo, canela, lírio do vale, hortelã, gengibre, hortelã (menta, hortelã, etc.), melissa, açafrão, cominho, erva-doce.

Alimentação favorável: Alimentos ricos em amido e carboidratos, frutas e hortaliças amarelas: batatas inglesa, doce e baroa, banana, abacaxi, milho, melão.

Chakra cardíaco: Localiza-se no centro do peito, ele controla e energiza o coração, timo e sistema circulatório, seu mau funcionamento manifesta-se como doenças cardíacas e circulatórias. Este chakra está relacionado com o elemento Ar.

Um chá ou extrato de bagas de Espinheiro aumenta a confiança no processo da vida e incentiva você a se sentir seguro ao seguir seu coração. Ela também ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos. Você também pode usar pimenta caiena, jasmim, lavanda, manjericão, sálvia, tomilho, coentro e salsa para um coração saudável.

Alimentação favorável: Folhas, legumes e frutas verdes – couve, alface, abobrinha, brócolis, salsa, cebolinha, pepino, acelga, azeitona verde, chuchu, quiabo, abacate, kiwi, limão, uva verde etc.

Chakra da garganta: Localiza-se no centro da garganta, controla e energiza a garganta, a tireoide, a paratireoide e sistema linfático, seu mau funcionamento afeta a garganta, como bócio, perda da voz, asma, esterilidade. Este chakra está relacionado com o elemento Éter.

Flores de trevo vermelho auxiliam, permitindo um fluxo livre de comunicação e auto-expressão. Uma xícara de chá de trevo vermelho pode desbloquear as emoções e pensamentos que estão esperando para sair.

      Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland em seu Centro Médico mostra que a erva-cidreira é capaz de curar várias doenças, incluindo tireóide. O óleo de eucalipto é muito benéfico para o descongestionamento, simplesmente esfregar algumas gotas de óleo na garganta já ajuda. Outras ervas e especiarias que podem ajudar com o chakra da garganta é Tussilagem, que é excelente para tosse irritativa e catarro, a tussilagem ou unha-de-cavalo alivia e relaxa os pulmões, acalma a respiração e ajuda a expelir o muco, hortelã-pimenta, sálvia, sal e limão grama.

Desfrute de uma tigela de mirtilos (um fruto silvestre que gosta do frio. É uma baga, cor azul ceroso, e está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes) ou amoras. Alimentos pretos e azuis ajudam a tonificar os rins.

Chakra frontal ou da testa: Localiza-se no centro da testa, controla e energiza a pituitária e os sistema nervos, seu mau funcionamento pode se manifestar como perda da memoria, paralisia e epilepsia. Este chakra está relacionado com a Dualidade.

Menta e jasmim são ervas utilizadas para abrir o sexto chakra. A menta tem sido utilizada para curar depressão, enxaquecas e perda de memória. Ela também aumenta a conexão entre mente e corpo. Estas são as ervas e especiarias que podem energizar e curar qualquer desequilíbrio no chakra do terceiro olho: zimbro, artemísia, papoula, alecrim e lavanda.

Alimentação favorável, de cores arroxeados: berinjela, alface roxo, uva roxa, alho roxo, beterraba, figo, azeitona preta, framboesa, jabuticaba, amora, alcachofra etc. e bebidas relaxantes como chás de hortelã, menta, jasmim.

Chakra da coroa ou coronário: Localiza-se no topo da cabeça, controla e energiza a glândula pineal, o cérebro e todo o corpo, o seu mau funcionamento pode se manifestar como doenças relacionadas a glândula pinel e ao cérebro, e podem ser tanto físicas como psicológicas. Este chakra está relacionado com Lótus de mil pétalas.

As flores de lavanda e de lótus auxiliam a abertura do sétimo chakra. A lavanda traz para você o alinhamento com a sabedoria divina em uma base diária e é uma erva popular para melhorar a meditação. Enquanto as folhas de lótus e caules são amplamente utilizados na culinária japonesa e chinesa, as outras partes tem seu próprio conjunto de benefícios. A Lavanda é sua melhor aposta, porque funciona bem em todos os chakras.

Alimentação favorável: Alimentos de cores branca ricos em vitaminas do complexo B e os flavonóides: Aipim, Aipo, Alho, Alho-Poró, Aspargo, Banana, Batata Baroa Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Endívia, Graviola, Inhame, Nabo, Pêra e Pinha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...