Yaz, Yasmin e Elani são duas vezes mais perigosas que outras pílulas; entenda
Você provavelmente já escutou que a pílula anticoncepcional está associada a um maior risco de formação de trombose na corrente sanguínea, mas existem algumas marcas que oferecem mais perigo que outras, como é o caso da Yaz, Yasmin e Elani Ciclo. Entenda por que a seguir.
Pílulas que mais causam trombose
As pílulas Yaz, Elani Ciclo, Yasmin e suas versões genéricas contêm drospirenona, um tipo de progestina (hormônio que atua como se fosse a progesterona) que não é encontrado na maioria dos anticoncepcionais. Apesar de igualmente eficaz na prevenção da gravidez, essa substância se relaciona com uma maior ocorrência de trombose.
Publicidade
A formação de trombos na corrente sanguínea pode causar desde interrupção do fluxo sanguíneo nas pernas até infartos e AVCs, casos que podem levar à morte.
O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula, entre outras coisas, a comercialização de medicações, anunciou em 2012 que mulheres que tomam Yaz, Yasmin e outras pílulas feitas com drospirenona têm mais risco de ter trombose.
THINKSTOCK
A pílula pode causar sangramentos encefálicos.
O órgão chegou a essa conclusão depois de analisar seis estudos sobre o risco da drospirenona. Quatro dessas pesquisas mostraram que essas pílulas tinham risco aumentado para trombose, sendo que um dele demonstrou que o risco é de 1,5 a 2 vezes maior em comparação com pílulas que contêm a progestina levonorgestrel.
Para comprovar esses achados, o FDA fez um estudo próprio e revisou o registro médico de 800 mil mulheres entre os anos de 2001 e 2007. Foi encontrado que as chances de ter trombose usando pílulas como Yaz e Yasmin é de 10 em cada 10 mil mulheres, enquanto a taxa é de 6 em cada 10 mil mulheres considerando outras pílulas anticoncepcionais.
Devo parar de tomar Yaz, Yasmin e Elani?
Ao invés de retirar esses produtos do mercado, o FDA optou por incluir o aviso na bula do medicamento. Aqui no Brasil, a Anvisa permite que o medicamento seja comercializado, mas emitiu um comunicado aos médicos solicitem que todos os casos de trombose causados pelo medicamento sejam registrados em seu sistema.
Por isso, o ideal é conversar com seu médico sobre a real necessidade de optar por essas marcas de pílula, sendo que outras podem igualmente prevenir a gravidez oferecendo risco menor.
Conclusão.
E aí você tem coragem de correr tais riscos?
Afinal o corpo e a saúde são da proprietária que quer correr o risco de morte.
Fonte:
http://www.bolsademulher.com/saude/yaz-yasmin-e-elani-sao-duas-vezes-mais-perigosas-que-outras-pilulas-entenda-o-motivo/?utm_source=facebook&utm_medium=manual&utm_campaign=BolsaFB
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.