Questão sobre o flúor e a falsificação do sal rosa


Análise comparativa das composições minerais de sais rosa e cinza:
Questão sobre o flúor e a falsificação do sal rosa
Depois da polêmica levantada pelo dr Alexandre Feldman sobre o sal rosa conter nível elevado de flúor na sua composição (1) acredito que ainda tenha gente confusa ou sem saber o que fazer, e decidi fazer essa post comparando 2 análises minerais distintas (2,3) junto com a composição do sal cinza guerandé (4).
Montei uma tabela comparando a análise mineral dos sais para facilitar a discussão. Na composição do sal rosa (2) usado pelo dr Alexandre, apresentou 231 ppm de flúor, sendo mais de 2 vezes maior que na outra análise do sal rosa (3). Além dessa diferença, destaquei em negrito e em vermelho as principais diferenças encontradas na análise mineral do sal rosa (2) e (3).
Primeiro que no sal rosa (2), apresenta muito mais Bromo, Nitrogênio (na forma de NH4+) e uma quantidade enorme de carbono (na forma de bicarbonato HCO3-). Além da presença de magnésio nessa análise ser muito alta, superando a quantia encontrada no sal cinza (que é conhecido por ser rico em magnésio), embora a presença de enxofre (nas formas SO4- e S2-) esteja muito abaixo em comparação com outros sais.
Na minha opinião de leigo, há várias incoerências na análise mineral do sal rosa (2), primeiro a quantidade enorme de carbono (na forma de bicarbonato HCO3-), pode indicar contaminação por material orgânico, como também o Nitrogênio muito elevado (na forma de NH4+) pode estar correlacionado com este problema. Fora isso, os valores encontrados de magnésio e bromo, estão elevados em comparação com a análise do sal rosa (3). E para acrescentar os níveis de enxofre (nas formas SO4- e S2-) estão muito baixos nessa análise, o que reforça novamente algo de errado seja na técnica analítica empregada, ou extração, transporte ou manipulação do sal.
Pelo que indiquei acima, acredito que a composição mineral do sal rosa (3) reflete melhor a natureza do sal. Partindo do princípio que esta análise esteja “mais correta”, vamos avaliar o uso do sal rosa baseando-se que nesta análise existe 100 ppm de flúor. Isto significa que existe 100mg de Flúor em 1 Kilo do sal rosa. Para isso temos que estabelecer uma quantia de sal diária mais adequada, e sendo assim usei como base o último artigo publicado pelo dr David Brownstein, onde a ingestão diária de 2,5 gramas de sal foi indicada como limítrofe entre dietas restritas ou não em sal. (5)
Portanto considerando que ingerimos 2,5gramas de sal rosa por dia, e tendo como base 100ppm de flúor na sua composição, isso resulta no consumo diário de flúor de 0,25mg por dia. Caso se use menos que 2,5 gramas, por exemplo, 1 grama por dia, serão consumidos 0,10mg de flúor com uso do sal rosa.
Agora temos que avaliar se isto é muito ou não. Por exemplo, costumo usar água mineral Minalba que apresenta 0,05mg de flúor por Litro de água. Se consumir diariamente 2 Litros dessa água, estaria consumindo 0,10mg de Flúor por dia.
Desse modo, a preocupação com sal rosa devido ao flúor, pode ser desnecessária, a menos que você suplemente uma quantidade de sal elevada diariamente. Ficaria mais preocupado com a questão da presença do ferro, como dr Alexandre Feldman citou, e pelos comentários que fazem que podem estar falsificando o sal rosa. Níveis de carbono e nitrogênio elevados, semelhante ao da análise do sal rosa (2), pode ser usado como indicativo da presença de corantes por exemplo, e usado como um parâmetro para detectar sua falsificação nos produtos encontrados no mercado. Se o preço é um fator importante recomendo usarem sal cinza, que é mais barato em torno de 20 Reais o Kilo, e é tão bom quanto sal rosa.

Comentários

Postagens mais visitadas