Pular para o conteúdo principal

PSOAS OU ILIO PSOAS

 PSOAS - COMO TREINAR O MÚSCULO DA ALMA
O nome é esquisito, eu não conhecia até pesquisar sobre ele e escrever este artigo. Esquisito e desconhecido apesar deste ser o músculo mais profundo e estabilizador do nosso corpo e, importantíssimo para a manutenção da saúde, vitalidade e bem-estar emocional. Dele depende, também, a saúde da nossa alma e o bem viver nesta Terra.
O psoas, ou ílio psoas como também é conhecido, quando mal tratado (encurtado, enrijecido, doente) vai afetar o nosso equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos que conseguimos fazer, a mobilidade articular e até o funcionamento dos órgãos internos no abdômen.
Ele liga a coluna vertebral às pernas, é responsável por nos manter em pé e é ele que nos permite levantar as pernas para andar.
Toda essa correlação, e muito mais, foi trabalhado, estudado, pesquisado e divulgado por Liz Koch e confirmado pelos centros de yoga, mundo à fora.
Mas, o mais interessante é que o psoas é também um órgão de percepção - ele é um músculo feito de tecido bio-inteligente e tem dentro de si o nosso desejo mais profundo de sobreviver e florescer. Então, ele é como um porta-voz das nossas emoções e um mensageiro primário do sistema nervoso central.
É por isso que, quando estamos ansiosos sentimos aquelas “borboletas na barriga”, sabia? É ele, o psoas, que tremelica ao compasso da nossa ansiedade. E também está ligado aos movimentos respiratórios, acelerados, quando estamos nervosos ou em estresse - ele tem uma ponta agarrada ao diafragma, o danado.
Quando a gente vive acelerado, estressado, a adrenalina constante mantêm nosso psoas tenso - e aí estaremos sempre “prontos para correr ou entrar em ação, armados para lutar ou fugir”, que é para o que serve o estresse. Mas, se este é contante, bom, vai esgarçar, como tudo, não? Ou encurtar, ficar rígido, enfim, perder sua maravilhosa mobilidade.
É por isso que a gente, estressado, ansioso, tem dor nas costas, ciático inflamado, os discos vertebrais se desconjuntam, as menstruações são problemáticas e super dolorosas e, claro, temos problemas digestivos até dizer chega. Psoas curto, enrijecido, carregado de adrenalina, preparado para correr ou lutar, é isso ai!
E mais, nessa situação de sobrecarga, o psoas, que é bio-inteligente e cumpre sua função, fica mandando sinais de alerta para o sistema nervoso central - e aí fica uma bagunça pois ele altera o movimentos dos fluídos do nosso corpo, e o vai-e-vem ritmado da nossa respiração (aí vem inchaço, comprometimento renal, digestão deficiente, crises de asma e bronquite, esgotamento das glândulas supra-renais e do sistema imunológico). Bom, e tudo piora com os maus hábitos sedentários, as posições erradas de estar sentado, a contração constante de uns músculos mais do que outros. E isso tudo precisará ser reajustado.
Liberar, treinar, alongar, reajustar o psoas - como se faz?
Nas tradições orientais o psoas é chamado de “músculo da alma” e considerado um órgão de canalização da energia, um núcleo que nos conecta com a terra, pelo qual fluirá, ou não, a nossa energia, da Terra ao Universo, sem tropeços por dentro de nós - já explicamos acima que ele é bio-sensível e altamente emocional, não? Mas, a verdade é que, com alguns exercícios que visem o treinamento do psoas podemos conseguir superar ansiedade e medos. Vamos tentar?
Alguns exercícios você deve fazer deitado de costas, como na yoga, para relaxar o psoas e alongá-lo. Outros exercicios bons são os do pilates e também um método conhecido como no Shiatsu você encontra muita ajuda para o seu psoas rendido.
Na foto e no video abaixo você pode observar uma sequência de treino para trabalhar o psoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...