A VISÃO HOLÍSTICA DA PELE

A VISÃO HOLÍSTICA DA PELE de acordo com a psicossomática (causas emocionais das doenças):
a)A pele é o maior órgão do corpo humano. Cumpre múltiplas funções como: separação, proteção, toque e contato, expressão e manifestação, sexualidade, respiração, eliminação (suor) e regulação da temperatura.
b)A pele representa nossa fronteira com o mundo exterior.
c)É em nossa pele que nos mostramos ao mundo e não podemos mudar de pele.
d)Ela reflete a qualidade funcional de todos os órgãos internos.
e)Também reflete nossos processos e reações psíquicas em geral (emoções).


a) Psoríase: “armadura de caráter”. Por trás de todas as defesas existe o medo de ser ferido (pele dura que nem escama).
 b) Pele seca: “secura interior”, não se permite viver com alegria.
c) Estrias: refere-se a pessoa romper consigo mesma frente àqueles que a cercam; não falar aquilo que pensam, nem tampouco preservarem suas características pessoais.
d) Gordura/obesidade: Reflete a necessidade de defesa e proteção, um sentimento de vazio e insegurança, bem como a dificuldade de viabilizar os planos.

e) Gordura localizada no abdome: representa a postura em defender-se do ambiente, medo de ser afetado pelas situações nocivas que estão a sua volta. Esse é um fator metafísico, o outro é a negação das suas vontades, repressão dos seus impulsos.
 f) Edema nas pernas: os aspectos metafísicos relacionados ao inchaço, refere-se a uma atitude de recolhimento e falta de entrega à vida e às situações existenciais.
g) Irritação na pele: conflito com pessoas próximas que atrasam seu desenvolvimento; fazer o que não gosta; sentir-se induzido a fazer algo que não quer.
h) Papo: sente-se um empecilho quando recebe uma crítica, não sabendo como agir. Sente-se infeliz e alimenta uma postura de vítima.

Exemplo de doença cutânea e o estresse:

Pesquisas realizadas no Japão em 1999, pós terremoto em 1995, observou que mais de um terço da população relatou estar sofrendo de neurodermite (dermatite atópica. Doença cutânea inflamatória de origem psicossomática). Destes, um grande número relatou estar sofrendo de irritação, insônia, preocupação e tensão nervosa. Traumas emocionais como abandono na infância, podem gerar quadros de vitiligo, psoríase e neurodermite. O estresse negativo gera alta descarga de hormônios do medo (adrenérgicos), estes desequilibram todo o sistema imunológico, que reage atuando em áreas onde o conflito emocional é mais contundente.

As pesquisas indicam que crises de coceira, eczemas inflamatórios e pele seca, podem ser desencadeadas por contato com produtos químicos (esmaltes, produtos de limpeza), roupas ásperas, ação de climática, etc. Porém, a tensão emocional, o estresse e a sobrecarga emocional (como a preocupação e a tristeza) podem desencadear as crises. O vitiligo, caracterizado pela acromia da pele, está associado ao acúmulo de estresse ligado à vivência de ameaça, perda de algo ou alguém muito querido. Hoje, o tratamento de vitiligo é feito com laser, combinados com sessões de relaxamento (yoga, meditação, reiki), aconselhamento psicológico e terapias como florais, homeopatia e ortomolecular (nutrientes, aminoácidos e oligoelementos).

O ESTRESSE COMO FATOR DESENCADEANTE DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO:

Das escolhas na Vida: O estresse é conceituado como “ Síndrome de Adaptação”, ou seja, é ele que nos coloca em posição de agirmos no mundo. Desde a fecundação até o simples ato de escovar os dentes, o estresse está presente sempre nos estimulando a realizarmos algo! A todo o instante, somos “obrigados” a tomar decisões na vida. Dizer sim ou não as mais variadas situações que ocorrem ao longo do dia, dependem apenas de nós mesmos para que ocorram.


Comentários

Postagens mais visitadas