Pular para o conteúdo principal

FEBRE INTERNA E EXTERNA.

FEBRE

Resultado de imagem para febre

“Febre é um fenômeno de natureza inflamatória e congestiva. Origina-se por reação nervosa e circulatória, quando os nervos são irritados ou submetidos a trabalho maior do que o normal” diz M. Lezaeta Acharan.

Louis Kuhne dá a seguinte definição: “ Febre é um fermento que se produz no corpo. São substancias estranhas que fermentam no baixo ventre e tendem a dilatar-se e oprimem-se contra a pele que encerra o corpo. De vez que a pele é impermeável, a pressão encontra resistência. Isto produz um friccionamento (esfregamento) que desenvolve calor. Esta é a explicação que se dá para o elevadíssimo calor tão conhecido de febre” . Ambos os autores citados garantem: “ não existe doente que não tenha febre”.

Esta febre pode estar dentro ou fora do corpo, e até só numa parte do corpo.
Origem da Febre:
A  FEBRE interna vem do tubo digestivo. Já vimos que são substâncias estranhas que fermentam no baixo ventre. M. Lezaeta Acharan diz assim. “ os alimentos indigestos, irritando a mucosa estomacal (pele do estômago), ou impondo-lhe um trabalho forçado e prolongado, despertam reação nervosa circulatória que eleva a temperatura no estômago e intestinos do homem, processo inflamatório e congestivo que se denomina febre” . Esta febre ele chama de “gastrintestinal” a verdadeira causa de doenças e morte do ser humano.
Também o abafamento exagerado da pele humana com roupas erradas que não a deixam respirar, provocam o aumento de calor interno do corpo. Devemos saber entender a febre.

Muitas vezes as pessoas se espantam porque estão com febre na superfície do corpo. Isto é um sinal positivo de que o calor está vindo de dentro para fora. É portanto uma defesa natural do organismo, o sangue está se limpando. As crianças tem muito isso, porque seu corpo jovem reage bem contra aquilo que as quer destruir internamente.

A febre é perigosa quando fica dentro do corpo, a febre interna.
a. porque é altamente destrutiva.
b. nos mata por desnutrição, alterando a digestão, azedando a comida antes de acabar a digestão.
c. modifica-se a circulação do sangue.
d. esfria a superfície do corpo e a pele não funciona.
e. modifica o normal funcionamento dos pulmões, porque acelera o ritmo do coração o qual também é afetado.
f. forma putrefações intestinais, intoxica.

Sintomas:
– quem está habitualmente com as mãos, a pele e os pés frios.
– resfriados constantes.
– um sinal ao redor da pupila dos olhos, na íris que parece congestionada.
– o pulso fica acelerado mais de 70 batimentos por minuto.
– diversas funções do corpo não estão em ordem. Isto tudo são sinais desta febre interna que muitas vezes não se acusam num termômetro aplicado debaixo do braço.
– enquanto houver essa febre, não se poderá ter saúde, pois já vimos as perturbações que ela provoca.
– o maior segredo para ter saúde é nunca deixar esta febre interna.

Tratamento:
Já vimos que perigosa é a febre interna porque nos mata por desnutrição, alterando o processo digestivo e sujando o sangue.

Mas a febre externa quando muito elevada, também é perigosa.

Duas coisas simples a fazer é tratar com água e terra.

– Se aplicarmos água fria ao corpo com banhos ou enfaixamentos úmidos, este se defenderá do frio trazendo calor para a pele. Este calor vem de dentro do corpo. Por isso os bichos e os índios nunca têm gripes, pois somente tomam banhos frios, isto é, sempre o calor vem para fora não deixando se criar um desequilíbrio com água fria por dentro e por fora.
– Os seguintes banhos eliminam a febre: banho genital, banho de tronco, banho frio rápido (1 a 2 minutos), fricção com água fria (podem ser 6 ao dia), banho frio de assento, escalda-pés (4 minutos os pés em água quente, 1 minuto em água fria).
– Aplique barro (argila) sobre a barriga ou em todo o corpo se a febre for muito alta e logo baixará. O calor que vem para a pele depois das aplicações com água ou com barro chama-se febre curativa. A duração da aplicação de barro é de 2 horas por dia pelo menos.
– Provoque o suor, pois assim os poros da pele se abrem e a febre sai. Faça isso através do banho de vapor, ou expondo-se ao sol ou com exercícios físicos ou ainda com enfaixamento úmido.
– Compressas com panos umedecidos em água fria também são boas.
– O jejum é um dos grandes recursos para dominar rápido a febre. Primeiro faça um clister, uma lavagem intestinal com água fria, depois jejue tomando muita água ou sucos naturais (coados) de frutas ou verduras, mas sem misturar os dois. Pelo menos a cada 3 horas é preciso tomar um copo de líquido.
– Tome bastante suco de limão puro ou com água, pois domina bem a febre.
– Tome 1 xícara de chá de sabugueiro, folha de laranjeira, alguns dentes de alho e bem adoçado com mel, 2 vezes ao dia.
– Tome banhos frios rápidos e esfregue pelo corpo algodão embebido em álcool.
– Para crianças aplique rodelas de cebola, ou cebola ralada na sola dos pés isso baixa rápido a febre alta.
– Enfaixe a pessoa em lençóis umedecidos em água fria e cubra com cobertores durante 1 hora, é muito bom.
– Comer só alimentos vegetais, de preferência  as frutas e verduras.
-Deve-se ingerir muito líquido, assim como ingerir proteínas
e aminoácidos, que restauram os tecidos danificados pela temperatura alta.
-Também a ingestão de bebidas com sódio e potássio é muito conveniente.
Pode-se preparar um soro com uma colherinha de sal e uma colher de sopa de
açúcar ou mel de abelha em um litro d’água.
 Outra Recomendações:
Além disso, recomenda-se:
1. Vitaminas: A (beta-caroteno), C e E.
2. Minerais: magnésio, sódio e potássio,
3. Outros: aminoácidos e proteínas
4. Muita água com sal e açúcar e um pouco de suco de Aloe Vera como
hidratante.
5. Beta-caroteno com vitamina E.
6. Própolis de abelha e alho.
7. Não permita que a temperatura passe dos 39,5ºC, ministrando (aplicando, passando) óleo de magnésio transdêrmico nas principais articulações (cotovelos, joelhos e tornozelos).
8. Fique alerta para descobrir qual é a causa da febre.

Observação: Procure descobrir o que gerou a febre, se foi uma infecção, a prisão de ventre, ou alguma doença grave e tome providência para combater a causa, pois só tirar a febre não basta se não eliminar a causa ela volta.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...