FERRITINA ALTA/EXCESSO DE FERRO NO ORGANISMO.

FERRITINA ALTA/EXCESSO DE FERRO NO ORGANISMO.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Uma ferritina alta, não necessariamente significa que nosso corpo está com excesso de ferro, pelo contrário, em sua maioria podemos ter uma ferritina alta porém ao mesmo tempo termos um nível normal de ferro no organismo.

*Pois bem, sendo assim, o que seria uma ferritina considerada normal/ideal?
uma ferritina ideal seria de em torno de 60ng a 80ng, acima de 80 pode ser problemático pois poderá sobrecarregar o fígado.

existem alguns pontos que podem causar a elevação da ferritina, não necessariamente significa que a pessoa possa estar comendo muitos alimentos ricos em ferro como a carne vermelha, mas geralmente pode ser um indicativo de que algo não está bem.

*Algumas das causas mais comuns para o aumento da ferritina podem estar ligados a algumas doenças como:

*Sindrome Metabolica
*Esteatose hepática
*Anemia hemolítica crônica
*Leucemia
*Hepatite C/auto imune
*Consumo excessivo de álcool
*Doença de Hodgkin
*Doença renal crônica
*Infecção aguda/crônica/inflamação
---------------------------------------------------------------------------------
*HEMOCROMATOSE: pode ser uma doença genética, que podemos herdar de alguns dos nossos pais (mãe ou pai) ou adquirida principalmente ao acúmulo de ferro causado pelas hemoglobinopatias, em que a destruição das hemácias libera uma grande quantidade de ferro no sangue. Outra causa da hemocromatose adquirida é a administração excessiva de ferro, seja por múltiplas transfusões sanguíneas, seja pelo tratamento equivocado de uma anemia ou por automedicação.

Neste quadro o paciente pode apresentar níveis acima de 1.000ng/ml, e o tratamento se dá por sangrias terapêuticas, isto é, como uma doação de sangue porém este sangue é jogado fora. Geralmente neste quadro o paciente faz este procedimento a cada 15 dias para normalizar os níveis de ferro sérico e ferritina do organismo.

Cerca de 1 em cada 3,5 ou cerca de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos são o único gene hemocromatose. Mas nem todos eles ficam doentes com uma desordem de excesso de ferro.
----------------------------------------------------------------------------------
*Outros fatores que podem contribuir para um excesso no corpo, são homens adultos e mulheres em período de menopausa, pois não há mais como liberar o excesso de ferro através do fluxo menstrual, porém muitas pessoas também possuem dificuldade em expelir o excesso de ferro do corpo.
Então a melhor maneira para corrigir os níveis de ferro, é através de doação de sangue.

*Então, qual é a biologia por trás do excesso de ferro?
90% da energia que o corpo é produzido por queima de hidratos de carbono ou gorduras com oxigénio na mitocôndria para produzir o trifosfato de adenosina (ATP sua sigla). Você precisa de oxigênio para queimar o combustível que passa através do ciclo de Krebs. 95% do tempo, o oxigénio é convertido em água.
Mas entre 0,5 a 5% do tempo, ele vai desenvolver o que é chamado de espécies reactivas de oxigénio (ROS sigla). O primeiro é a superóxido-dismutase (SOD, para abreviar), que, em seguida, transforma-se o seguinte de ROS, o qual é o peróxido de hidrogénio.
Aqui está a chave: quando você tem excesso de ferro no sangue, a reação química (reação de Fenton) não produz água. No entanto, o excesso de ferro catalisa a formação de radicais livres do grupo hidroxilo, que são os radicais mais poderosos e potentes já conhecido pelo homem.

Estes diziman suas ADN mitocondrial, proteínas transportadoras e as membranas celulares mitocondriais.
Assim, o excesso de ferro acelera todas as principais doenças que conhecemos; e uma causa patologias, especialmente no que diz respeito ao fígado e doenças cardiovasculares.
De acordo com Koenig, literalmente, os níveis de ferro dobrou na população em geral ao longo das últimas quatro décadas.

"Quando a primeira Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição Exame foi realizado ([NHANES I, 4 por sua sigla em Inglês] 1971-1974) e NHANES II. 5 (1976-1980), os níveis de ferritina medidos. A ferritina masculino foi menos de 100 nanogramas por mililitro (ng / ml) nos Estados Unidos. Atualmente a média é de cerca de 200 ng / ml. em minoria, é muito maior ...

Se você olhar para as escalas de morte prematura e de mortalidade infantil em afro-americanos, em comparação com caucasianos, essa diferença pode ser explicada por este único elemento. Hispano-americanos estão a viver mais tempo do que os brancos nos Estados Unidos. Também tenha níveis de ferro um pouco melhor , "diz Koenig.

*O excesso de ferro no corpo pode ser extremamente prejudicial pois pode provocar ferrugem em alguns órgãos, gerando problemas sérios. Os órgãos mais afetados por este excesso de ferro são: Fígado, coração e o pâncreas, este em especial pode levar ao quadro de diabetes.

Este excesso pode prejudicar algumas glândulas do nosso corpo prejudicando a função hormonal, além de também ser responsável por gerar quadros de artrite.
----------------------------------------------------------------------------------
*Ferritina sérica : idealmente, entre 20 e 80 ng / ml. Certamente não superior. Como uma regra geral, é entre 40 e 60 ng / ml, o que é ideal para homens e mulheres adultos que não menstruam ponto.

*GGT : Para as mulheres, um nível saudável de GGT é de cerca de 9 U / L; Considerando que, geralmente, os seus níveis superiores das gamas de valores laboratoriais GGT "normal" 40-45 L / L. Para os homens, um nível de 16 U / L (gamas normais de laboratório são entre 65 e 70 U / L) é recomendado

GGT enzimas hepáticas medido, o que pode dizer que você tem danos no fígado.Além disso, ele pode ser utilizado como um marcador para detectar o excesso de ferro. ferro livre é medido pelo GGT também é um grande indicador de morte súbita cardíaca.
Segundo Dr Koenig, " As mulheres com maior GGT 30 U / L têm um risco aumentado de câncer - o cancro da mama, todos os cancros - e têm um risco aumentado de doença auto-imune , "
----------------------------------------------------------------------------------
Então o que fazer para melhorar ou evitar que tenhamos excesso de ferro no organismo?

1. Reduzir o consumo de carboidratos líquidos e aumentar o seu consumo de gorduras saudáveis, incluindo omega-3 ácidos graxos de origem animal, para mudar para a queima de gordura e proteger as mitocôndrias. Isso ajudará a reduzir radicalmente espécies reactivas de oxigénio (ROS) e inferior produção secundária de radicais livres.

2. Realizar regularmente uma análise para verificar o seu excesso de ferro com um nível de ferritina sérica ou GGT para detectar se não há altos níveis deste mineral, e, se os tiver, doar sangue a diminuir.

3. Se você é um homem ou mulher adulta que não menstrua, não se esqueça de doar sangue pelo menos duas vezes por ano.
Portanto, você deve otimizar biologicamente níveis de ROS em vez de confiar em vitaminas e suplementos.

4. Comer gorduras saudáveis pode fazer uma diferença maior do que se poderia pensar, especialmente se você tem altos níveis de ferro

5. Reduzir consideravelmente o consumo de alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas. Evitar o uso de vitamina C pois a mesma aumenta a absorção de ferro dos alimentos no organismo.
----------------------------------------------------------------------------------
Fontes:
https://doutorrecomenda.com.br/blog/ferritina-alta-entenda-as-causas-e-as-opcoes-de-tratamento/

http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/357294/como+e+a+hemocromatose+quais+sao+as+causas+os+sintomas+como+sao+feitos+o+diagnostico+e+o+tratamento.htm

http://emagrecerdevez.com/tribo-forte-009-absurdos-nas-diretrizes-alimentares-alzheimers-e-alimentacao-ferritina-alta-e-mais

http://articulos.mercola.com/sitios/articulos/archivo/2016/06/18/exceso-de-hierro-en-la-sangre.as

Comentários

Postagens mais visitadas