Pular para o conteúdo principal

Dor Ciática.

Dor Ciática



dor ciática é um sintoma e não uma lesão. É um termo que muitas pessoas já conhecem ou já ouviram falar a respeito, mas nem tantos assim sabem o que é. Deixem-nos explicar. :)



O que é a dor ciática? No que ela difere da Ciatalgia?
Dor Ciática é a dor que ocorre ao longo do trajeto do nervo ciático. Ela pode vir acompanhada de outros sintomas, como formigamentos, diminuição da sensibilidade ou perda de força dos músculos do quadril, coxa, pernas e pés, mas isso não é obrigatório. Ciatalgia e Dor Ciática são a mesma coisa. O termo "ciática" usado em isolamento é outro sinônimo.


E qual é o trajeto da Ciatalgia?
É uma dor que se inicia na região glútea, descendo pela região posterior (atrás) da coxa, podendo ir às pernas e, eventualmente, chegando aos pés e dedos.


E o que é o nervo ciático?
É o nervo formado por raízes nervosas da coluna lombar e sacral, responsável por boa parte da inervação de músculos, peles, articulações e outros tecidos de coxas, pernas e pés.


Por quê pode estar acompanhada desses "outros sintomas"?
Porque a dor ciática tem origem na compressão e/ou inflamação do nervo ou raízes nervosas que formam o nervo ciático. Em certos casos só a dor é sentida. Em outros, especialmente naqueles em que há inflamação e compressão intensa das raízes nervosas, esses "outros sintomas" também podem estar presentes. Nesses casos temos a radiculopatia, que difere da dor ciática por não ser exatamente, ou somente, a presença de dor, mas a presença desses sintomas ocorrendo na regiões inervadas pelos nervos que se originam daquela raiz nervosa comprometida.


O que são as raízes nervosas?
As raízes nervosas são feixes de neurônios (células nervosas) que "saem" da medula para se juntarem e formarem os nervos. No caso, nos referimos as raízes nervosas da coluna lombar e sacral (ver imagem) que se juntam para formar o nervo ciático.

em amarelo, as raízes nervosas


Algumas pessoas descrevem também uma dor na região lateral da coxa, correto?
Correto. A região lateral da coxa muitas vezes apresenta sintomas, mas ela não é inervada pelo nervo ciático. Porém, como as raízes nervosas de L4 e L5 (que compõem o nervo ciático) também inervam a região lateral de glúteos e coxa e, em muitos casos, estão acometidas, além da dor ciática se tem também essa dor mais lateral e elas acabam sendo confundidas.


E o que causa a Dor Ciática?
Ela pode ter diversas causas:
Hérnia de Disco comprimindo as raízes nervosas que dão origem ao nervo ciático*;
. Síndrome do Piriforme (compressão do nervo ciático ao passar pela região do músculo Piriforme);
. Compressão do Nervo Ciático na região posterior da coxa.
. compressão e/ou irritação das raízes nervosas por outras origens (estenose, infecções, inflamações, tumores, outros);


Como uma Hérnia de Disco pode causar a Dor Ciática?
As hérnias de disco que ocorrem nas vértebras inferiores da coluna lombar (L4 e L5) podem comprimir as raízes nervosas que formam o nervo ciático e, dessa forma, gerar a dor e/ou os sintomas característicos. Além disso, podem causar a lombociatalgia, comentada mais abaixo.


O que é a Síndrome do Piriforme?
Síndrome do Piriforme, colocando de maneira bem simples, é a dor ciática que se origina na região do músculo Piriforme. O músculo Piriforme está na região glútea, e o nervo ciático passa bem próximo a ele, de forma se há tensão muscular elevada, comprime-se o nervo gerando a dor ciática.


E a compressão do nervo ciático na região posterior da coxa?
Similarmente ao que ocorre na região glútea, o nervo pode ficar comprimido entre músculos dessa região que estiverem muito tensos e, dessa forma, gerar sintomas. Nesse caso dificilmente se sente dor glútea ou lombar, apenas sintomas em coxa e, eventualmente, regiões abaixo.


E a lombociatalgia? Por quê ocorre?
É a dor ciática que vem acompanhada de dores lombares. Existem alterações que causam dores locais juntamente às alterações que causam dores irradiadas (dor ciática). Um exemplo é o da Hérnia de Disco que ao comprimir estruturas ligamentares e/ou causar ruptura das paredes externas do disco intervertebral gerando dor lombar e, ao comprimir as raízes nervosas, gera a dor ciática. Dor ciática junto a dor lombar é a lombociatalgia.


Considerações Finais
Lembrando, e enfatizando, que dor ciática é um termo que se refere aos sintomas. Ele não é uma lesão ou alteração específica, mas um sintoma que pode ter em sua origem várias causas. No próximo artigo falaremos de uma alteração que, em certos casos, pode promover dor ciática, a espondilolistese. Continuem nos acompanhando.

Fonte:
http://tratamentoherniadedisco.blogspot.com.br/p/dor-ciatica.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...