FERRITINA parte 1

A imagem pode conter: texto

FERRITINA BAIXA - Parte 1
*Ferritina do contrário que se pensa, não é o ferro circulante no nosso corpo, mas sim o nosso estoque, esta proteína globular tem a função de armazenar nas células o ferro disponível em nosso corpo, liberando este de forma controlada no corpo conforme as necessidades.

Muitas vezes ao realizarmos exames, os níveis séricos de ferro podem estar normais, porém mesmo assim a ferritina apresentar-se baixa. Julgo dizer que a ferritina é mais importante que nossos níveis de ferro circulantes, e precisamos dar mais atenção para esta , pois é através da ferritina que este ferro é armazenado e torna-se utilizável por nosso corpo

Os níveis adequados de ferritina que precisamos ter seriam em torno de 60ng a 90ng no sangue. Abaixo de 70ng já se torna preocupante pelo fato de que a saúde da tireoide começa a cair, pois o ferro trabalha com conjunto da tireoide, uma baixa da ferritina pode prejudicar a síntese de hormônios tireoidianos. Por isso é muito importante que mantenhamos nossos níveis de ferritina otimizados, isto é, entre 70ng a 80ng, principalmente para quem tem alguma disfunção na tireoide.
----------------------------------------------------------------------------------
Sintomas da ferritina baixa:
*Anemia - fadiga crônica, zumbido no ouvido, fraqueza, tontura, cefaleia, sensação de queimação, unhas fracas, falta de ar, dor torácica, queda de cabelo, pele pálida, dores de cabeça.
*Sindrome das pernas inquietas. 
*Desejo de comer substâncias como giz, terra, tijolo, gelo e etc. 
*Hipotireoidismo.
*Falta de apetite.

Causas da ferritina baixa:
*Sangramento menstrual.
*Alimentação pobre em vitamina C.
*Parasitas - Malária, Ascaridíase, Ancilostomíase e Tricuríase.
*Má absorção de nutrientes – disbiose intestinal, Bariatrica, doença celíaca e etc.
*Hematúria - perda de sangue na urina
*Alimentação pobre em ferro.
* Deficiência de Cobre e Cobalto.
----------------------------------------------------------------------------------
VONTADE DE COMER/MASCAR GELO E DEFICIÊNCIA DE FERRO.
A pessoa que sente vontade de “comer” gelo, é um dos grandes indicativos de deficiência de ferro, isto pois uma pessoa com deficiência de ferro, normalmente sente alguns sintomas como boca seca, língua dolorida, feridas na boca, sentido alterado no paladar e dificuldade em engolir. Então o ato de sugar/mascar gelo pode trazer alivio momentâneo aos sintomas que esta pessoa vem sentindo. 
----------------------------------------------------------------------------------
QUAL A INFLUÊNCIA DA VITAMINA D NOS NIVEIS DE FERRO
A vitamina D exerce papel importante na produção de glóbulos vermelhos, chamados de eritropoiese. Um estudo recente no qual houver participação de 550 pessoas, mostrou uma importante associação entre níveis baixos de vitamina D com um risco maior de anemia.

Como o hormônio da vitamina D desempenha o papel em muitas funções do nosso corpo incluindo a saúde gastrointestinal, funcionamento metabólico, saúde do cérebro , saúde cardiovascular. Torna-se fundamental manter esta sempre a níveis otimizados no corpo.
----------------------------------------------------------------------------------
TIPOS DE FERRO
Existem dois tipos de ferros no qual encontramos nos alimentos, o ferro heme e o não-heme.

*Ferro Heme: Este tipo de ferro está ligado a ao centro do anél protoporfirina, formando a estrutura “Heme” das hemoproteinas (Hemoglobina, mioglobina, citocromos, peroxidases e oxidases citocrômicas). 
O ferro heme é absorvido de forma mais eficiente pelo organismo devido a sua alta biodisponibilidade , sendo absorvida de forma integral.
A absorção do ferro heme pelo organismo é de em torno de 15 a 35%.
O ferro Heme pode ser encontrado facilmente em alimentos de origem animal, sendo os mais ricos: Carnes vermelhas, fígado e ovos.
obs: carnes brancas possuem ferro heme, porém em menor quantidade se comparada as carnes vermelhas.

*Ferro não Heme: Este tipo de ferro deriva de alimentos vegetais, porém este é menor absorvido pelo organismo. A sua absorção pode variar de 2 até 20% no organismo, mas este para ser melhor absorvido irá depender de potencializadores e inibidores.
Alimentos ricos em ferro não heme: vegetais verde escuros, cereais, leguminosas como feijão e lentilha.

Para potencializar a absorção do ferro não heme encontrado nos vegetais, precisamos aliar com alguns micronutrientes essenciais.

*Vitamina C: mantém o ferro não heme em seu estado ferroso formando o quelato ferro-ascorbato que é mais solúvel, por isto torna-se melhor absorvido pelo nosso organismo.

*Vitamina A e Beta-caroteno: aumentam a absorção do ferro não heme. Também proporciona uma elevação da ferritina, devido ao aumento da biodisponibilidade do ferro sérico para hematopoiese (processo de renovação celular do sangue) devido a depleção dos estoques.
O Beta-Caroteno é um pigmento caroteinóide antioxidante, devido ao efeito de inibição dos fitatos, auxilia na absorção do ferro não heme.

Os vegetais mais ricos em B-carotenos são: Cenoura, abobrinha, espinafre, couve, nabo, grãos integrais, pêssegos, manga , laranja, mamão, damasco, abóbora e alguns tipos de óleos como óleo de cenoura e óleo de palma vermelho (não refinado)

Continua....
----------------------------------------------------------------------------------
Fontes:
http://glaucia-vivasemgluten.blogspot.com.br/2014/11/doenca-de-tireoide-e-conexao-com.html 
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2016/11/05/craving-ice-iron-deficiency.aspx
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17766221 
http://www.scielo.br/pdf/cta/v28n2/a26v28n2.pdf 
http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v7n1/a02v7n1 
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-19082002-152718/pt-br.php 
http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201602/2016020244783001454343857.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas