FERRITINA BAIXA - PARTE 2.

FERRITINA BAIXA - PARTE2
Na primeira parte, foi abordado a questão sobre o que é a ferritina, sintomas, causas e diferenças de ferro heme e não heme, 
--------------------------------------------------------------------------
HOJE VAMOS TRATAR UM POUCO SOBRE OS INIBIDORES E FORMA CORRETA DE PREPARAR ALGUNS ALIMENTOS PARA CONSUMO 

ÁCIDO FÍTICO:
conhecido também como fitato, trata-se de um antinutriente presente em grãos, castanhas, nozes, amêndoas, aveia, farelos dos cereais, semente de linhaça, amendoim e etc. Este ácido fítico, quando ingerido, liga-se a certos minerais como cálcio, ferro, cobre, magnésio e zinco, fazendo com que estes sejam impedidos de serem absorvidos por nosso trato intestinal.

*Para evitar o problema relacionado ao ácido fítico contido nos alimentos:

Grãos do tradicional prato brasileiro como ARROZ, grão de bico, aveia, castanhas, amendoim e etc,
Devem ser devidamente lavados, e deixados de molho por 7 horas em uma solução de agua (cobrindo completamente o alimento com 4 dedos de água) com um meio ácido como um limão espremido , vinagre ou o soro do leite de kefir.

*Leguminosas como FEIJÃO e LENTILHA: estes exigem mais cuidados pois possuem uma quantidade maiores de ácido fitico. Estes devem permanecer de 12 a 24 horas de molho na solução de água+meio ácido (vinagre, suco de limão ou soro do leite de kefir)+ pitada de bicarbonato de sódio.

A demolhagem destes alimentos torna-se importante pois bloqueia a ação do ácido fítico, e ao mesmo tempo promove um aumento de nutrientes presentes como as vitaminas do complexo B.

*ALIMENTOS RICOS EM FERRO JUNTO DE ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO:
Sabemos que estes dois competem entre si, então uma das melhores formas de melhorarmos a absorção de ferro no nosso organismo seria de evitarmos comermos alimentos ricos em cálcio junto de alimentos fontes de ferro heme e não heme, um exemplo que devamos evitar:
- alimentos como carnes (ferro heme) ou couve (ferro não heme) + Queijo (Cálcio) ou sobremesas com lácteos como iogurte logo após uma refeição.

*CAFÉ, CHÁS E O FERRO:
Beber chás ou café antes ou logo após uma refeição pode prejudicar a absorção de ferro do organismo, devido a substâncias chamadas de Polifenóis que prejudicam a absorção de ferro no organismo. Então opte sempre por beber longe das refeições, com intervalos bem grandes.

*REFRIGERANTE JUNTO DE REFEIÇÕES:
Acredito que não preciso me estender muito para falar da questão dos refrigerantes, já estamos carecas de saber que ele além de prejudicar a absorção dos nutrientes, também são sequestradores de minerais importantíssimos como magnésio. Então risque imediatamente de sua vida.
*USO DE ANTIÁCIDOS: Medicamentos antiácidos como omeprazol, Sonrisal, Neprazol, Ranitidina, Tecta 40 e etc. Também prejudicam a absorção de ferro no organismo, uma vez que prejudicam a produção de ácido clorídrico.

--------------------------------------------------------------------------
UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA DE ALIMENTAÇÃO:

Como podemos ver para melhorarmos nossos níveis de ferritina, são necessários vários fatores. A alimentação estratégica é uma delas.

*Procure ingerir alimentos ricos em vitamina C e ferro em uma mesma refeição, evitando alimentos que possam prejudicar sua absorção como:
Alimentos ricos em cálcio, grãos não preparados de forma correta, líquidos como refrigerantes/chás/cafés juntos ou logo após as refeições.

*Suplementação de vitamina C pode se tornar grande aliada para melhorar a absorção de ferro dos alimentos, principalmente em se tratando do não heme. Então ingerir vitamina C após alguma refeição grande como a janta, torna-se extremamente útil. 

*Combinar alimentos ricos em vitamina A, beta-caroteno, gorduras saudáveis como óleo de coco e manteiga ghee também auxiliam na absorção de micronutrientes, além de auxiliarem na saúde intestinal pois são fontes de ácido láurico e ácido butírico, ácidos graxos com propriedades anti microbianas, anti viral e antifúngicas, favorecendo uma saúde a flora intestinal, regularizando o transito intestinal e combatendo inflamações.

*Para uma melhor absorção de nutrientes durante uma refeição, evite ingerir líquidos durante as refeições. Segue a regra: líquidos somente 30 minutos antes ou 1 hora após alguma refeição. Pois quando ingerimos líquidos juntamente de alimentos, isto faz com que dissolva nosso ácido clorídrico no estomago, fazendo com que prejudique a absorção de nutrientes como ferro.
Dê preferência a ingestão de agua com suco de limão espremido 30 minutos antes de cada refeição. A agua com limão irá ajudar na produção do ácido clorídrico, facilitando e preparando o corpo para receber os alimentos.

......
Fontes:
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/613/1/Camila%20Bringhenti.pdf 
http://www.365saude.com.br/pt-conditions-treatments/pt-blood-disorders/1009002703.html 
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1658/ANEMIA%20CARENCIAL%20EM%20IDOSOS%20POR%20DEFICIÊNCIA%20DE%20FERRO%20ÁCIDO%20FÓLICO%20E%20VITAMINA%20B12.pdf?sequence=1 
https://www.westonaprice.org/video/proper-preparation-of-grains-and-legumes-video-by-sarah-pope/ 
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v20n8/a04v20n8.pdf 
https://books.google.com.br/books?id=XhwBDQAAQBAJ&pg=PA126&lpg=PA126&dq=ferritina+e+cobalto&source=bl&ots=EzkDXVnMq7&sig=jncy7RZMzzipWmJVy06dGedgPb0&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjN6ceY9ePTAhWCg5AKHfuHBPcQ6AEIUjAH#v=onepage&q=ferritina%20e%20cobalto&f=false 
http://www.umc.br/artigoscientificos/art-cient-0075.pdf 
http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3963/2951 
http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/41264407/Benefcios_do_caf_na_sade_mito_ou_realida20160116-15874-9agqml.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1494402385&Signature=6fj8DrMiSEodsLdZrFVJJPlz%2BXg%3D&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DBeneficios_do_cafe_na_saude_mito_ou_real.pdf 
http://www.reposip.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/24309/1/S0101-28002014000500009.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas