Pular para o conteúdo principal

FERRITINA BAIXA - PARTE 2.

FERRITINA BAIXA - PARTE2
Na primeira parte, foi abordado a questão sobre o que é a ferritina, sintomas, causas e diferenças de ferro heme e não heme, 
--------------------------------------------------------------------------
HOJE VAMOS TRATAR UM POUCO SOBRE OS INIBIDORES E FORMA CORRETA DE PREPARAR ALGUNS ALIMENTOS PARA CONSUMO 

ÁCIDO FÍTICO:
conhecido também como fitato, trata-se de um antinutriente presente em grãos, castanhas, nozes, amêndoas, aveia, farelos dos cereais, semente de linhaça, amendoim e etc. Este ácido fítico, quando ingerido, liga-se a certos minerais como cálcio, ferro, cobre, magnésio e zinco, fazendo com que estes sejam impedidos de serem absorvidos por nosso trato intestinal.

*Para evitar o problema relacionado ao ácido fítico contido nos alimentos:

Grãos do tradicional prato brasileiro como ARROZ, grão de bico, aveia, castanhas, amendoim e etc,
Devem ser devidamente lavados, e deixados de molho por 7 horas em uma solução de agua (cobrindo completamente o alimento com 4 dedos de água) com um meio ácido como um limão espremido , vinagre ou o soro do leite de kefir.

*Leguminosas como FEIJÃO e LENTILHA: estes exigem mais cuidados pois possuem uma quantidade maiores de ácido fitico. Estes devem permanecer de 12 a 24 horas de molho na solução de água+meio ácido (vinagre, suco de limão ou soro do leite de kefir)+ pitada de bicarbonato de sódio.

A demolhagem destes alimentos torna-se importante pois bloqueia a ação do ácido fítico, e ao mesmo tempo promove um aumento de nutrientes presentes como as vitaminas do complexo B.

*ALIMENTOS RICOS EM FERRO JUNTO DE ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO:
Sabemos que estes dois competem entre si, então uma das melhores formas de melhorarmos a absorção de ferro no nosso organismo seria de evitarmos comermos alimentos ricos em cálcio junto de alimentos fontes de ferro heme e não heme, um exemplo que devamos evitar:
- alimentos como carnes (ferro heme) ou couve (ferro não heme) + Queijo (Cálcio) ou sobremesas com lácteos como iogurte logo após uma refeição.

*CAFÉ, CHÁS E O FERRO:
Beber chás ou café antes ou logo após uma refeição pode prejudicar a absorção de ferro do organismo, devido a substâncias chamadas de Polifenóis que prejudicam a absorção de ferro no organismo. Então opte sempre por beber longe das refeições, com intervalos bem grandes.

*REFRIGERANTE JUNTO DE REFEIÇÕES:
Acredito que não preciso me estender muito para falar da questão dos refrigerantes, já estamos carecas de saber que ele além de prejudicar a absorção dos nutrientes, também são sequestradores de minerais importantíssimos como magnésio. Então risque imediatamente de sua vida.
*USO DE ANTIÁCIDOS: Medicamentos antiácidos como omeprazol, Sonrisal, Neprazol, Ranitidina, Tecta 40 e etc. Também prejudicam a absorção de ferro no organismo, uma vez que prejudicam a produção de ácido clorídrico.

--------------------------------------------------------------------------
UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA DE ALIMENTAÇÃO:

Como podemos ver para melhorarmos nossos níveis de ferritina, são necessários vários fatores. A alimentação estratégica é uma delas.

*Procure ingerir alimentos ricos em vitamina C e ferro em uma mesma refeição, evitando alimentos que possam prejudicar sua absorção como:
Alimentos ricos em cálcio, grãos não preparados de forma correta, líquidos como refrigerantes/chás/cafés juntos ou logo após as refeições.

*Suplementação de vitamina C pode se tornar grande aliada para melhorar a absorção de ferro dos alimentos, principalmente em se tratando do não heme. Então ingerir vitamina C após alguma refeição grande como a janta, torna-se extremamente útil. 

*Combinar alimentos ricos em vitamina A, beta-caroteno, gorduras saudáveis como óleo de coco e manteiga ghee também auxiliam na absorção de micronutrientes, além de auxiliarem na saúde intestinal pois são fontes de ácido láurico e ácido butírico, ácidos graxos com propriedades anti microbianas, anti viral e antifúngicas, favorecendo uma saúde a flora intestinal, regularizando o transito intestinal e combatendo inflamações.

*Para uma melhor absorção de nutrientes durante uma refeição, evite ingerir líquidos durante as refeições. Segue a regra: líquidos somente 30 minutos antes ou 1 hora após alguma refeição. Pois quando ingerimos líquidos juntamente de alimentos, isto faz com que dissolva nosso ácido clorídrico no estomago, fazendo com que prejudique a absorção de nutrientes como ferro.
Dê preferência a ingestão de agua com suco de limão espremido 30 minutos antes de cada refeição. A agua com limão irá ajudar na produção do ácido clorídrico, facilitando e preparando o corpo para receber os alimentos.

......
Fontes:
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/613/1/Camila%20Bringhenti.pdf 
http://www.365saude.com.br/pt-conditions-treatments/pt-blood-disorders/1009002703.html 
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1658/ANEMIA%20CARENCIAL%20EM%20IDOSOS%20POR%20DEFICIÊNCIA%20DE%20FERRO%20ÁCIDO%20FÓLICO%20E%20VITAMINA%20B12.pdf?sequence=1 
https://www.westonaprice.org/video/proper-preparation-of-grains-and-legumes-video-by-sarah-pope/ 
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v20n8/a04v20n8.pdf 
https://books.google.com.br/books?id=XhwBDQAAQBAJ&pg=PA126&lpg=PA126&dq=ferritina+e+cobalto&source=bl&ots=EzkDXVnMq7&sig=jncy7RZMzzipWmJVy06dGedgPb0&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjN6ceY9ePTAhWCg5AKHfuHBPcQ6AEIUjAH#v=onepage&q=ferritina%20e%20cobalto&f=false 
http://www.umc.br/artigoscientificos/art-cient-0075.pdf 
http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3963/2951 
http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/41264407/Benefcios_do_caf_na_sade_mito_ou_realida20160116-15874-9agqml.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1494402385&Signature=6fj8DrMiSEodsLdZrFVJJPlz%2BXg%3D&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DBeneficios_do_cafe_na_saude_mito_ou_real.pdf 
http://www.reposip.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/24309/1/S0101-28002014000500009.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...