COBRE
Cobre
O cobre é um oligoelemento que tem a capacidade de aceitar e doar facilmente elétrons, cumprindo, assim, um importante papel nas reações de oxidação-redução e na eliminação de RL.
A enzima superóxido dismutase funciona como um antioxidante ao catalisar a conversão de radicais superóxido em peróxido de hidrogênio, que pode ser reduzido à água pela ação de outras enzimas antioxidantes. Duas formas de superóxido dismutase contêm cobre: a superóxido dismutase cobre/zinco, que se encontra na maior parte das células do organismo, incluindo as células vermelhas, e a superóxido dismutase extracelular, que se encontra em elevadas concentrações nos pulmões.
A ceruloplasmina também pode funcionar como antioxidante de 2 maneiras diferentes. Os íons livres de cobre e ferro são potentes catalisadores do dano ocasionado pelos RLs. A ceruloplasmina, ao unir-se com o cobre, previne que os íons livres de cobre catalisem o dano oxidativo, enquanto a atividade ferroxidase da ceruloplasmina (oxidação do íon ferroso) facilita a carga de ferro em sua proteína de transporte, a transferrina, e pode prevenir que os íons livres de ferro participem da geração de reações em cadeia ocasionadas pelos RLs.
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.