CARBOIDRATOS.
Peço encarecidamente que apague tudo o que sabe até agora sobre esse grupo de alimentos. Limpe sua mente e compreenda que os carboidratos são na realidade os vegetais!
Sim, é verdade. Verduras, saladas, leguminosas, frutas são os carboidratos originais, digamos assim. Ao menos era assim que acontecia na história paleolítica. Tivemos posteriormente, há menos de dez mil anos, a introdução dos grãos na lista dos carboidratos e nos últimos anos podemos dizer que entramos numa verdadeira festa da carbolândia. O que existe hoje é a terrível troca do carboidrato pela gordura!
Diversos tipos de pães, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais acabam por corromper a inteligência da população moderna. Infelizmente hoje, estes viraram os carboidratos de escolha, um grande erro. À medida em que aumentamos a oferta e a facilidade na ingestão deste tipo de carboidratos, toda a rotina alimentar é desequilibrada, simplesmente porque este grupo de alimentos tem como função básica e única, gerar energia pro nosso corpo.
Para cumprir esta função, não se engane, bastaria uma quantidade pequena de carboidrato por refeição. Não viva para comer, coma para viver. Provavelmente você não precisa de tanto carboidrato quanto ingere, fique ligado nisso. Eu pessoalmente não conheço ninguém que faça ingestão de menos carboidratos do que o corpo necessita. O carboidrato não é utilizado para gerar energia, também não serve para produzir hormônios, nem construir pele ou músculos, nem para aumentar nossa imunidade. O carboidrato que não é queimado, unicamente se depositará como energia de reserva, em forma de gordura!
Se você se passar um pouco na ingestão de proteínas, está tudo bem, pois as proteínas têm como função possibilitar uma série de processos no seu corpo, e até podem gerar energia na falta dos carboidratos. Se você exagerar na ingestão de gorduras de boa qualidade, poderá também utilizá-las para outras funções em seu corpo, e também, na falta de carboidratos, servirá para gerar energia.
Exagerar nos carboidratos acabou virando regra para 99% das pessoas. Mas o que acontece se continuar exagerando na quantidade de carboidratos? O que acontece é que o excesso não será utilizado para gerar energia, todo o excedente será armazenado em forma de gordura no seu corpo. Aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada.
Portanto, excesso de proteína e de gordura acaba virando outra coisa, enquanto o excesso de carboidrato vira exclusivamente gordura, está claro? Então, quando desequilibrar, que desequilibre em proteína, mas nunca em carboidrato, pois é este grupo o responsável pelo engordar!
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.