Pular para o conteúdo principal

Não se engane! Suco de fruta não é uma bebida saudável.

Resultado de imagem para suco de frutas industrializado
É lamentável ver como muitas pessoas estão consumindo suco de frutas acreditando estarem tendo uma atitude saudável. Mal sabem elas que essa postura pode estar alimentando o aumento das taxas de ganho de peso, obesidade, gordura no fígado, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Quando você opta por trocar um refrigerante por um suco de frutas você não está ganhando nada em troca. Muitas vezes o suco de fruta é pior para a sua saúde do que o refrigerante.
Muitos pais estão dando a seus filhos uma bebida de frutas que consideram saudáveis apesar de na grande maioria estarem trocando por uma bebida açucarada que é tão rica em açúcar e especialmente em frutose, como os refrigerantes.
Um copo de suco de laranja tem cerca de oito colheres (chá) cheias de açúcar, e cerca de 50% desse açúcar é frutose. Essa é quase a mesma quantidade que tem uma lata de refrigerante, que é cerca de dez colheres (chá) de açúcar proveniente do xarope de milho que é riquíssimo em frutose.
Para que você tenha uma ideia, bebendo só um copo de suco de laranja você estará consumindo cerca de 25 gramas de frutose; quantia essa acima do ideal que deve ser consumido diariamente.
O problema é que a frutose tem sido identificada como um dos fatores primários no meteórico aumento de obesidade e outros problemas de saúde, enquanto que a maioria dos problemas é causada pela grande quantidade de consumo de xarope de milho, rico em frutose, contido em muitas bebidas adoçadas e em alimentos processados. A frutose que ocorre naturalmente em grande quantidade é também um grande problema.
Há 100 anos, a média de consumo de frutose na América era 15 g/dia, na forma de fruta. Hoje, cerca de ¼ dos americanos estão consumindo mais de 135 g/dia, na maioria na forma de refrigerante e outras bebidas adoçadas.
Quando a frutose é consumida na dosagem de até 15 g/dia ela não representa nenhum tipo de problema, entretanto, como hoje chega a dez vezes essa quantidade, ela se tornou a maior causa da obesidade e está ligado com quase todas as doenças degenerativas crônicas.
Veja alguns do seu impacto na saúde:
– eleva a pressão arterial;
– acelera envelhecimento;
– interfere com a insulina e leptina, hormônios que controlam o apetite e depósito de gordura;
– eleva triglicérides;
– piora anormalidades cardíacas;
– acelera o progresso de doenças renais;
– ocasiona diabetes tipo 2 e resistência à insulina;
– eleva o ácido úrico, que resulta em gota e síndrome metabólica;
– promove a obesidade;
– aumenta as chances de aterosclerose cerebral;
– provoca cirrose hepática não alcoólica.
Portanto, pense muito bem antes achar que está agindo de maneira saudável só por estar consumindo suco de frutas. Nem tudo é tão bom quanto parece ser!

Referência bibliográfica:
– Int J. Obes (Lond) 2010 Mar, 34(3): 454-61
– J. Pediatr 2009 Jun; 154(6): 807-13
– Atherosclerosis 1988 Dec, 74(3) : 203-14
– AM Journal of Clinical Nutrition. Nov 2000, 72:1128-1134
– Journal of Nutrition. Dec 2000; 130:3077-3084
– J. Endocrinol. 2011 Mar, 208(3): 273-83
– Am J Physiol Renal. 2007, Oct; 293(4): F 1256-61
– Chem Biol Interact. 2009 Mar; 178 (1-3): 332-9
– American Journal of Clinical Nutrition. Nov 2002 vol. 76 Nº 5, 911-922
– Obesity  (Silver Spping) 2009 Nov; 17(11): 2003-13
– Life Sci, 2006 Dec 23; 80(3): 200-4
– Carbohydr Res. 2011 May 15; 346(7): 933-8
- http://www.drrondo.com/nao-se-engane-suco-de-fruta-nao-e-uma-bebida-saudavel/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...