GLÚTEN & TIREÓIDE.
Entenda:
O glúten é composto por proteínas como a gliadina, cuja estrutura é semelhante à da transglutaminase - uma enzima importantíssima que tem como função formar receptores de hormônios e neurotransmissores nas células, sendo abundante principalmente na tireóide (e no cérebro também)
🕸A irritação que o glúten provoca na mucosa intestinal (seja você celíaco ou não) leva ao que chamamos de "intestino permeável”. Dependendo do grau da permeabilidade da mucosa, a gliadina irá passar do intestino para a corrente sanguínea em maior ou menor quantidade (assim como várias outras toxinas que vão no embalo também)
⚠️No sangue, ela pode ir para qualquer tecido, que ao reconhecer essa substância estranha, irá acionar o “modo defesa”. Mas como a gliadina é muito parecida com a transglutaminase, o sistema imune irá atacar ambas. Com isso, de pouco em pouco, combate após combate, os tecidos que não mais conseguem interagir com a transglutaminase e que precisam dela para conseguir “conversar” com hormônios e neurotransmissores para realizar sua funções básicas, como a tireóide e o cérebro, vão perdendo suas funções e se tornando cada vez menos ativos. Assim surgem muitas doenças autoimunes que temos conhecimento atualmente, como a Tireoidite de Hashimoto, e degenerativas, como a demência.
⚖O glúten não faz mal somente ao celíaco ou ao intolerante ao glúten. Por isso, a recomendação (não só minha, mas de muitos colegas médicos que estão atualizadíssimos) é remover o glúten, regular a #dieta e os hábitos de vida para recuperar a mucosa intestinal, impedir novos quadros de permeabilidade e novas intoxicações (seja pelo glúten ou por outras substâncias tão inflamatórias quanto)
✅Nutricionalmente, você não terá déficit nenhum ao optar por uma vida sem glúten e sua saúde só tem a ganhar a curto, médio ou longo prazo
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.