10 alimentos proibidos para crianças de até dois anos.
Depois que os nossos pequenos deixam o peito materno começam as dúvidas do que eles podem ou não comer. Com um estômago ainda muito sensível e outras áreas em desenvolvimento, como as próprias defesas e o paladar, é preciso ficar de olho no que oferecer para a criança. Nós separamos uma lista com 10 alimentos que devem passar longe dos nossos bebês até dois anos de idade.
- Oleaginosas
Amendoins, castanhas, amêndoas e todas as outras sementes dessa família não são indicadas para crianças muito novinhas. Apesar da aparência de saudáveis, elas têm um alto potencial alergênico, ou seja, têm grandes chances de desenvolver alergia no bebê. Os papais que já têm casos desse tipo na família devem ficar ainda mais atentos.
- Balas, pirulitos, chicletes e etc…
A criança já nasce com um paladar que gosta mais do doce, mas, pra ela, o gosto docinho do leite da mãe já é o suficiente. Se os pais oferecem alimentos com muito açúcar antes da hora, o patamar de doce naquele paladar vai subir muito e assim o pequeno vai querer coisas cada vez mais adocicadas. Pode ser o início de um vício em açúcar ou de uma obesidade futura.
- Mel
Por essa os papais não esperavam, mas até um alimento considerado tão natural pode ser nocivo para as crianças. O mel pode conter a bactéria botulínica que, além de causar sintomas mais simples como a diarreia, pode se complicar e ter consequências graves como paralisia.
- Enlatados
Excesso de sal, de conservantes e o risco de conter a bactéria botulínica é o que condena os enlatados a ficar bem longe dos bebês. Além do baixo valor nutritivo, esses alimentos ainda podem irritar o estômago das crianças.
- Defumados e embutidos
Linguiça, salsicha, presunto e outros clássicos se encaixam nessa categoria de alimentos que podem fazer mal às crianças. Até os 2 anos de idade, é bom que o bebê fique longe desse excesso de gordura, sal e conservantes.
- Refrigerante
Ele pode até parecer inofensivo, mas tem uma série de contraindicações para crianças muito novas. Além dos aditivos químicos que podem lesionar o estômago sensível do bebê, os refrigerantes – principalmente aqueles que são à base de cola – ainda reduzem a absorção de ferro e cálcio nas refeições.
- Sucos industrializados
Outro caso de alimentos que vêm disfarçados de naturais são os sucos de caixinha. Os que vêm escrito “néctar” no rótulo são lotados de açúcar e nada indicados para crianças abaixo de 2 anos de idade. O mesmo acontece com os sucos em pó, que costumam ser cheios de corantes – substâncias que podem causar alergia na pele do bebê.
- Biscoito recheado
Além do excesso de açúcar que pode deturpar o paladar da criança, o recheio desses biscoitos ainda costuma ser feito com muita gordura trans. Uma unidade de biscoito recheado equivale a 100% da quantidade de colesterol que uma criança pode consumir em um dia.
- Achocolatado
É comum que o achocolatado seja inserido logo cedo na alimentação das crianças e, como tem um gosto bem docinho, elas adoram. O problema é que esse tipo de alimento também possui uma quantidade muito alta de açúcar (basta olhar no rótulo!) e geralmente é indicado pelos próprios fabricantes apenas para crianças maiores.
- Chocolates
Ele pode até ser a paixão da mamãe, mas as alterações que o açúcar do chocolate causa em um corpo adulto é bem diferente do que acontece em crianças abaixo de dois anos. Além do açúcar, a gordura em excesso e a presença da cafeína são outros problemas desse alimento.
Link:
https://playkidsapp.com/family/2015/11/alimentos-proibidos-criancas/
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.