sexta-feira, 1 de julho de 2016

KEFIR OU TIBICO.


TIBICO/KEFIR É UM ALIMENTO ESSENCIAL QUE TODOS DEVERIAM TER EM CASA!!!
VOCÊ SABIA QUE VOCÊ POSSUI 10 VEZES MAIS BACTÉRIAS NO INTESTINO DO QUE CÉLULAS NO SEU CORPO INTEIRO!?
POIS É, PASTEUR ESTAVA ERRADO!!! NÃO SÃO OS "GERMES" QUE PROMOVEM DOENÇAS E SIM O TERRENO BIOLÓGICO, QUEM TEM UMA FLORA INTESTINAL SAUDÁVEL E RESILIENTE POSSUI MAIS DE 90% DE CHANCES DE SE MANTER SAUDÁVEL EM QUALQUER ADVERSIDADE PATOLÓGICA!!!
E QUEM JÁ ESTÁ DOENTE PRECISA RESTAURAR A SAÚDE INTESTINAL SE QUISER REALMENTE A REMISSÃO OU CURA EFETIVA!!!
VOCÊ JÁ VIU MUITA PROPAGANDA SOBRE ALIMENTOS PROBIÓTICOS DA INDÚSTRIA COMO O YAKULT E O ACTIVIA... MAS OS "GRÃOS DO PROFETA" (KEFIR/TIBICO) JAMAIS FORAM APRESENTADOS PARA O PÚBLICO COMO O ALIMENTO E MEDICAMENTO QUE PODE MELHORAR E ATÉ SALVAR VIDAS.
SABE PORQUE!?
PORQUE KEFIR NÃO SE VENDE, SE RECEBE/DOA!!!
Realizamos uma pequena revisão bibliográfica com informações que podem ser utilizadas por todos para compreender melhor este tão importante alimento probiótico, esperamos que seja de grande ajuda e incentivo para que busquem fazer sua utilização... Ao fim desta postagem deixarei links que direcionam para que possam encontrar doadores próximos de suas cidades ou residência, dessa forma poderão adquirir o tibico/kefir e iniciar uma mudança significativa na qualidade de vida de cada um e da família.
___________________________________________________________________________________
A população de micro-organismos que habita o grão de kefir é extensa e variada, podendo haver vários bilhões deles na sua porção diária. A literatura relata 35 espécies de probióticos que estão presentes no kefir
Bactérias: Lactobacillus (acidophilus, brevis, casei, bulgaricus, delbrueckii, gasseri, lactis, helveticus, kefiranofaciens, kefiri, paracasei, plantarum, rhamnosus, sake, cremoris), Lactococcus lactis, Leuconostoc (cremoris, dextranicum, mesenteroides), Streptococcus thermophilus, Bifidobacterium bifidum, Acetobacter
Leveduras: Saccharomyces (cerevisiae, martiniae, unisporus), Chamaerops humilis, Kazachstania (unispora, exigua), Kluyveromyces (siamensis, lactis, marxianus).
O kefir contém sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, molibdênio, manganês e zinco), vitaminas (A, complexo B, C, D, E, K2) e aminoácidos essenciais (metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina).
Intolerância à lactose e kefir de leite:
As bactérias e leveduras do kefir produzem lactase, uma enzima que consome a maior parte da lactose presente no leite, e por isso ele fica com o sabor azedo. Isto significa que até os intolerantes à lactose podem se beneficiar do seu consumo. Um estudo publicado na revista científica da American Dietetic Association mostrou que o kefir melhora a digestão da lactose, com redução ou ausência de sintomas de intolerância à lactose. Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose são gases, inchaço, náusea, diarreia, fezes fétidas e cólicas. É difícil dizer quanta lactose realmente é transformada em lactase no kefir, mas se não houver nenhum sintoma, isso significa que a lactase produzida foi suficiente para neutralizar a lactose.
Muitos benefícios
O kefir aumenta a imunidade, melhora a densidade óssea, desinflama o intestino e ajuda em doenças inflamatórias do cólon, combate alergias e asma, protege contra o câncer, melhora a digestão da lactose e pode ajudar a quem tem intolerância, detona a candidíase e desintoxica do corpo.
Benefícios decorrentes de seu uso:
-Intestino: Auxilia e pronunciadamente tem resolvido muitos casos de constipação, promove a modulação do sistema imune que está 90% em nossos intestinos; relatos de melhora em colites ulcerosas e otimização da desintoxicação do organismo, além da perda de peso.
- Coração: alivia sintomas de doenças cardíacas;
- Articulações: alivia reumatismo, tira dores de extremidades e dores musculares;
- Câncer: impede o aparecimento e cura em alguns casos;
- Fígado: melhora as suas funções, remove problema de vesícula e outros males;
- Cabeça: alivia dores de cabeça e enxaquecas;
- Pulmões: fortifica, cura bronquite, asma e elimina a tosse;
- Músculos: alivia músculos enrijecidos e relaxa os músculos da nuca;
- Nervos: resolve problemas de insônia e tonturas;
- Obesidade – cura obesidade, queimando as gorduras (melhora a tireóide);
- Olhos: ajuda em problemas de vista cansada e ate casos de catarata;
- Ossos: ajuda na melhora de quadros de osteopenia e osteoporose.
- Cabelos: fortalece a raiz e evita a calvície;
- Rins – cura suas enfermidades, melhora a urina e elimina cálculos renais;
- Sangue – baixa o colesterol, diminui a hipertensão e cura hemorróidas;
- Ânimo – melhora o astral, transformando a vida em alegria.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Kefir pode ser preparado com água ou leite. Para o uso de apoio em terapias emprega-se uma quantidade maior do que como complemento na alimentação básica e para tal a água é mais indicada devido aos problemas decorrentes do uso do leite processado que temos disponível nas gôndulas de supermercado, além do fato que devemos sempre ressaltar que apesar de muitas pessoas não apresentarem problemas visíveis devido ao uso do leite, ainda assim podem sofrer de alguns distúrbios intestinais que geram problemas silenciosos e puco relacionados a alimentação que dificilmente são diagnosticados mas que podem simplesmente desaparecer com o tempo após a exclusão de lácteos da dieta. Portanto, prefira sempre o Tibico (kefir de água), pois ele é um alimento completo e sem os problemas decorrentes da utilização do leite.
Mas caso prefira o kefir de leite o Dr. Lair Ribeiro sugere a utilização do leite de coco, este sim muito benéfico e simples de ser preparado em casa (basta água e a polpa de coco)
Modo de preparo:
-Em água: Adicione de 2 a 4 colheres de sopa com grãos de kefir em um litro de água mineral.
-Coloque sempre a quantidade de açúcar equivalente a metade da quantidade de kefir; portanto para 2 colheres de kefir, 1 colher de açúcar mascavo e para 4 colheres de kefir, 2 colheres de açúcar mascavo.
-Outra ótima opção é a de usar a água de coco, nessas condições utilize 4 colheres de sopa de kefir para 1 litro de água de coco, ou metade para 0,5 litro... É possível usar ainda o melado de cana, o açúcar de coco, o açúcar demerara ou mel de abelhas, JAMAIS UTILIZE AÇÚCAR CRISTAL OU REFINADO POIS DEVIDO AOS SUBPRODUTOS DO REFINAMENTO.
-Mantenha uma boa higiene no preparo. O recipiente pode ser de vidro ou plástico de boa qualidade, mas dê preferência ao vidro.
-Para manusear o kefir utilize sempre colheres de plástico ou madeira (evite utensílios metálicos pois podem gerar ir promovendo a morte dos grãos) e peneiras de plástico ou tecido de voal.
-Tampe o recipiente para evitar a presença de impurezas, ciscos, poeira e insetos, mas deixe uma saída de ar, pois na fermentação haverá a expansão de gás carbônico e se for hermeticamente fechado poderá explodir, cubra com um pano e prenda-o com um elástico (o mais recomendado é o voal por seu um tecido sintético que é bem poroso e dificulta o desenvolvimento de bactérias e fungos, ao contrário do algodão que pode dar margem para que isso ocorra).
-Deixe em temperatura ambiente durante 10 a 40 horas, lembre que os dias mais quentes aceleram a cultura e os dias frios retardam.
O kefir é geralmente cultivado durante 24 h ou pouco menos e a quantidade ideal diária de consumo varia entre 0,5 - 1 litro por pessoa ao longo do dia. Bons horários para ingestão são pela manhã e após a última refeição do dia, 1 ou 2 horas antes de se deitar, mas algumas pessoas ingerem de 0,5-1 hora antes das principais refeições.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Literatura Científica publicada sobre o Kefir:
O kefir é também conhecido como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver" (KEMP, 1984).
De origem antiga e aparentemente misteriosa, o kefir era conhecido na antiguidade como a “bebida do profeta”, e o fermento usado para prepará-lo como “Grãos do profeta Maomé”. O kefir teve sua origem nas montanhas do Cáucaso. Acredita-se que os caucasianos descobriram que o leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando em uma bebida efervescente (IRIGOYEN et al., 2005).
Mas, segundo a tradição, os caucasianos dizem ter recebido os grãos do profeta Maomé, que por sua vez os recebeu de Alá, e assim transmitem de geração em geração, o que explica ter recebido também o nome de “milho do profeta”, em alusão a Maomé. Em adição, o livro bíblico de Êxodo descreve um produto com características semelhante ao kefir, denominado de maná, o mesmo é descrito como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Ainda segundo a Bíblia, após a evaporação, aparecia uma coisa miúda, flocosa, de cor branca, descrito como uma semente de coentro, que lembrava pequenas pérolas (SANTOS, F. L et al., 2013).
Nas últimas décadas, o kefir tornou-se popular em vários países da Europa Central e de lá para outros continentes. Em algumas partes do mundo, este produto ainda hoje é um produto desconhecido. Mas, na Russia, Canadá, Alemanha, Suécia, Romênia, etc. este produto é produzido comercialmente e consumido em quantidades apreciáveis. Adicionalmente, nos mesmos países onde a bebida é produzida comercialmente, o mesmo é feito em escala artesanal para consumo próprio (SANTOS et al., 2012).
É nesta escala que o kefir ainda é hoje conhecido no Brasil, mesmo com outros nomes. Muitas pessoas que fazem uso do kefir não o conhecem como tal. E outros até o consideram como um tipo de iogurte ou coalhada. Mesmo assim, este leite fermentado vem conquistando adeptos em várias regiões do país nos últimos anos, devido a suas características sensoriais e suas propriedades funcionais (WESCHENFELDER et al., 2009).
Referências
KEMP, N. Kefir, the champagne of cultured dairy products.Cultured Dairy Prod.J., p.29-30, 1984.
IRIGOYEN, A. et al. Microbiology, physiocochemical and sensory characteristics of kefir during storage.Food Chemistry, London, v. 90, n. 21, p. 613-620, 2005.
SANTOS, F. L. (Org.) . Kefir: produção artesanal e desenvolvimento de produtos. 1. ed. Cruz das Almas: Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), 2013. v. 1000. 64p.
SANTOS, F. L. ; SILVA, E. O ; BARBOSA, A. O ; SILVA, J. O . Kefir: uma nova fonte alimentar funcional?. Diálogos & Ciência (Online), v. 10, p. 1-14, 2012
WESCHENFELDER, S. Caracterização de kefir tradicional quanto á composição físico-química, sensorialidade e atividade anti-Escherichia coli. Porto Alegre-RS:UFRS, (2009). 72p. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MAIS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO USO DE TIBICO/KEFIR
O kefir é tido como um ótimo regulador do peso. A associação simultânea de kefir com jejum é um desastre, o kefir atua como um enzimático poderoso e acentua amplamente o anabolismo, ou seja a assimilação de nutrientes, isto faz com que seja necessária a utilização de comida normalmente. Para os que gostam de jejuar o uso nos dias de jejum pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra indicada. Um grande restaurador da vitalidade e da disposição física, mental e emocional é o nosso amigo kefir.
Se diz que o kefir é uma bênção para o nosso século porque é um auxiliar vital e importante contra diversos tipos de disfunções e moléstias que são típicas de nossos dias, por exemplo: Ajuda a combater os males contraídos por irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos, etc. Combate distúrbios nervosos, a ansiedade e a insônia, reduz o colesterol e regulariza a digestão, restaura rapidamente a micro flora intestinal, ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. Na Rússia e na Alemanha o uso em hospitais psiquiátricos tem obtido nobre respeito. Promove uma absorção orgânica muito maior de sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina B12, ajudando nos problemas de desnutrição. Auxilia a absorção de proteínas.
Tem sido usado no tratamento de pacientes que sofrem de AIDS. Aumenta a imunidade em grande escala. Tem colaborado no tratamento de herpes, câncer e síndrome de fadiga crônica. O uso regular de kefir pode ajudar a remover todo tipo de desordem do aparelho digestivo. A purificação orgânica que promove auxilia a obtenção de um eco sistema interno perfeito para a saúde e para a longevidade. O kefir de 12 horas de fermentação produz efeito laxativo no intestino e o de 40 horas de fermentação prende o intestino.
Kefir pode ser usado nos seguintes casos: Desequilíbrios emocionais e de origem nervosa. Erupções cutâneas. Problemas renais e da bexiga. Anemias. Problemas respiratórios. Alergias. Disfunções hepáticas. Diarréia. Prisão de ventre. Problemas cardio-vasculares (infarto e arteriosclerose). Reumatismos. L.E.R. Tumores. Doenças do estômago, úlceras pépticas e duodenais, gastrite. Digestivo, não produz intolerância ou efeitos colaterais. Em doenças graves e prolongadas deve ser tomado abundantemente três vezes ao dia meio litro por vez.
Para praticantes de yoga o seu consumo de até meio litro antes das práticas é recomendado. O uso prolongado auxilia na concentração mental. Os efeitos terapêuticos e espirituais da yoga e do kefir acentuam-se quando combinados. O corpo sutil energético de ser humano, os chakras e nadis, ou meridianos são regularizados e harmonizados, ganhando um efeito tonificante. O odor do corpo muda para melhor e o magnetismo pessoal é aumentado. Por beneficiar o chakra do plexo solar (manipur) o praticante adquire prosperidade acentuada e muita saúde, física, mental e emocional. O condicionamento físico é aumentado. Os benefícios de se consumir kefir diariamente são incalculáveis!
Para bebes a sua colaboração no desenvolvimento de um aparelho digestivo saudável é vital. Kefir é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LINKS PARA RECEBER DOAÇÃO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.