Germânio
Germânio
Devido ao fato de ser um oligoelemento que não se acumula no organismo, não foi possível medir a sua concentração, já que apresenta uma grande flutuação no meio interno devido aos nutrientes consumidos pelo indivíduo.
- Exigência diária: em relação ao germânio, em realidade não se determinou ainda a consumo diário recomendado, no entanto, estima-se que o ser humano consome em média entre 2 a 3 mg de germânio por dia.
- Alimentos que o contêm: está presente em todos os alimentos, dependendo do enriquecimento do solo com relação a este mineral. No alho e no ginseng é encontrado em grande quantidade; também na Aloe vera e nos cogumelos. Os alimentos provenientes do mar também são ricos em germânio.
- Interação com outros oligoelementos: como em quase todos os oligoelementos, o refinamento dos alimentos produz um antagonismo químico relevante, além do fato de os alimentos, ao serem processados, eliminarem grande parte destes nutrientes. O excesso de cálcio na dieta é outro elemento que interfere na absorção e no metabolismo do germânio.
- Funções: estimula a função respiratória celular, a oxigenação em geral e atua como um excelente antioxidante. Bloqueia os radicais livres e atua com um efeito buffer, alcalinizando o meio interno.
- Sintomas da deficiência: a deficiência de germânio foi relacionada com a doença cancerígena devido à sua enorme influência sobre o interferon.
Falta de oxigenação cerebral. Diminuição no conteúdo de oxigênio dos órgãos. Maior tendência às infecções causadas por vírus. Acumulação de radicais livres. - Aplicações: protege contra os radicais livres, reforça muitas funções do sistema imune, favorece a produção de anticorpos, aumenta a eficácia no transporte de oxigênio e permite o bom funcionamento dos linfócitos T e B.
- Excessos: como foi dito anteriormente, o fato de o germânio, em sua forma orgânica, não se acumular nos tecidos faz com que não sejam conhecidos seus efeitos tóxicos devido ao seu consumo. Tampouco se conhece a sua DL50 (dose mínima letal).
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.