Pular para o conteúdo principal

Função Energética da Vesícula Biliar

O Fígado e a Vesícula Biliar estão intimamente ligados, suas funções e desarmonias também estão relacionadas, então boa parte do que se usa para manter o bom funcionamento energético para um se usará para o outro.

Anatomicamente localizada abaixo do lobo direito do fígado, apresenta um formato de pera. Tem a função de armazenar o líquido chamado Bile, este por sua vez é produzido pelo Fígado e utilizado na digestão de gorduras no intestino.
Na medicina tradicional chinesa a Vesícula Biliar tem importante função na digestão assim como nossa medicina ocidental já reconhece, porém a conversa vai além com a MTC, segundo suas teorias a Vesícula tem importante papel nas decisões tomadas no decorrer da vida.
Portanto quem se observar com extrema dificuldade de decidir desde coisas mais simples a complicadas tem grandes chances de estar em desarmonia da função energética da Vesícula.

Causas de desarmonias da Vesícula Biliar:

  • Obesidade;
  • Pressão arterial elevada;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação rica em gorduras;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Irritabilidade excessiva;
  • Noites mal dormidas;
Para  o bom leitor um pingo é letra não é mesmo? Fica clara a relação de maus hábitos alimentares com maus hábitos de vida, e claro aquela pitadinha de baixo controle emocional.
Agora pare um pouco e reflita, esse quadro descrito acima não é bastante comum no dia a dia de cada um de nós? A resposta sem sombra de dúvidas é sim, concorda?
Com certeza você deve conhecer alguém que já realizou uma colecistectomia laparoscópica! Achou estranho esse nome? Vou facilitar as coisas, colecistectomia laparoscópica é o nome do procedimento cirúrgico para a retirada da Vesícula Biliar, agora sim, deve ter passado o nome de alguém que conheça em sua mente.
Pobre criatura, a função de sua Vesícula foi tão danificada que até precisou ser retirada.Foi se esgotando com os maus hábitos e com a irritação de cada minuto,  a Vesícula se transformou em um saquinho de pedras (cálculos biliares), perdeu sua função fisiológica e teve de ser descartada.
No entanto seu canal energético ainda continua a existir, com dificuldades de fluir mas ainda esta lá, que tal dar uma forcinha para ter melhor funcionalidade energética para o meridiano da Vesícula Biliar?

Beneficiando a função energética da Vesícula Biliar.

Para melhorar o livre fluxo energético da Vesícula algumas medidas simples devem ser tomadas, são elas:
  • Ingerir alimentos com baixo teor de gorduras;
  • Busque consumir alimentos frescos;
  • Fazer esporadicamente o uso de chás ( camomila, dente de leão, boldo favorecem a Vesícula);
  • Fazer uso de sucos de beterraba, maçã, uva, mamão ou melão;
  • Tomar água com limão ( um limão para um litro de água), ir tomando no decorrer do dia.
  • Buscar maneiras de controlar o estresse (passeios, lazer, terapias, massagens, acupuntura e etc.)
Cuide-se melhor, viva com mais constância e alegria, quanto mais zelo com a saúde em geral, menos preocupações, dores e sofrimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...