Benzeno.
Benzeno
O benzeno é um composto dos produtos derivados do carvão e do petróleo. Portanto, encontra-se na gasolina e em outros combustíveis. Ele também é utilizado na fabricação de plásticos, detergentes, pesticidas e outros químicos.
A exposição ao benzeno ocorre através:
- da fumaça do cigarro, das estações de gás e das emissões industriais; e
- das borrachas, das pinturas, da cera de móveis e dos detergentes.
A exposição, a curto prazo, pode ocasionar enjoo, sonolência, perda dos sentidos e morte.
As pessoas que aspiram elevadas quantidades de benzeno podem desenvolver os seguintes sintomas nos primeiros minutos ou em algumas horas:
- Sonolência.
- Enjoo.
- Palpitações (rápidas ou irregulares).
- Dores de cabeça.
- Tremores.
- Confusão.
- Perda dos sentidos.
- Morte.
Consumir alimentos ou bebidas que contenham altos níveis de benzeno pode causar os seguintes sintomas nos primeiros minutos ou em algumas horas:
- Vômito.
- Irritação do estômago.
- Enjoo.
- Sonolência.
- Convulsões.
- Palpitações (rápidas ou irregulares).
- Morte.
A longo prazo, as pesquisas demonstraram que o benzeno é um agente cancerígeno. Com exposições menores do que 5 e até 30 anos, pode-se desenvolver leucemia, já que a exposição a longo prazo pode afetar a medula óssea e evitar a produção de células vermelhas. Também pode afetar o sistema imune e os níveis de anticorpos do sangue, além de causar a perda de células brancas.
Mulheres que inalaram altos níveis de benzeno durante meses apresentam períodos menstruais irregulares e uma diminuição no tamanho de seus ovários. Estudos realizados em animais demonstraram que a exposição ao benzeno, a longo prazo, em animais prenhes pode ocasionar baixo peso ao nascer, formação retardada dos ossos e dano à medula óssea.
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.