Pular para o conteúdo principal

Conheça os riscos da colonoscopia

Conheça os riscos da colonoscopia


A colonoscopia é uma estratégia efetiva no diagnóstico do câncer de colón, que apresenta evolução lenta e é um dos mais letais atualmente. Portanto, a detecção precoce é importante!
Normalmente, o que se indica é a realização de colonoscopia com uma certa rotina, dependendo do caso, à partir dos 50 anos. Essa inspeção é um modo adequado de não só visualizar, mas também fazer intervenção cirúrgica, se for necessário. Se houver pólipos, ele é retirado e enviado para biopsia. Portanto, ela pode salvar a sua vida.
Por outro lado, há os riscos de complicações que devem ser bem avaliados:
  1. Morte por colonoscopia é raro, mas precisa ser avaliado. A média é cerca de 1 caso em cada 1000 pacientes.
  2. Perfuração de cólon: Os indivíduos com diverticulite são um grupo maior de risco, assim como os indivíduos com alguma doença de cólon ou aderências por cirurgia pélvica.
  3. Complicações da Anestesia: o aconselhável é usar a sedação mais branda possível, pois a anestesia completa aumenta os riscos.
  4. Disbiose intestinal: o uso de laxativos muito agressivos podem promover esse desequilíbrio.
  5. Resultados falso positivos: essa situação leva a tratamentos desnecessários, que podem ser perigosos, além da ansiedade e a sentença de um diagnóstico de câncer.
  6. Infecção causada por preparo inadequado do material (assepsia): normalmente deve-se checar qual é o produto usado, pois esses instrumentos (endoscópio), não são descartáveis e muitas vezes se usam produtos que agem de forma insuficiente, como é o caso da solução de glutaraldeído a 2%, sendo que o ideal é que se use o ácido peracético, pela sua maior eficiência na esterilização.

Opções de testes para o diagnóstico de câncer de cólon

  • Teste de sangue oculto nas fezes, que deve ser feito anualmente.
  • Sigmoidoscopia a cada 5 anos, que avalia uma área mais restrita.
  • Tratamentos com a medicinal alternativa, etc.
Obviamente, dependendo do histórico do paciente, o médico pode solicitar esses exames anuais, ou a cada 2 anos. Essa abordagem, na verdade, procura problemas instalados, mas entendo que o ideal é focar na prevenção, algo proativo que, na verdade, serve para todos os tipos de tumor.
Para isso aconselho:
  • Exposição ao sol frequentemente, para adequar os seus níveis de vitamina D.
  • Exercício físico, que os estudos mostram ser altamente protetor. 
  • Se alimente de acordo com o seu tipo metabólico, respeitando e otimizando o seu metabolismo.
  • Reequilibre a sua relação ômega 3 : ômega 6, consumindo alimentos que forneçam boa quantidade de ômega 3 (gado a pasto, leite, ovos, manteiga e carne de outros animais a pasto), além de um suplemento adequado de ômega 3, sem metais tóxicos.
Se for fazer o exame, tenha a certeza de estar fazendo com um profissional bem treinado para isso. Não ignore os sintomas e seja pró-ativo, procurando uma avaliação com o seu médico!
Referências bibliográficas:
  • American Cancer Society Colorectal Cancer Screening
  • Nutr Cancer. 2005;53(1):117-25.
  • Archives of Internal Medicine November 26, 2007;167(21):2361-2365.
  • Gastroenterology January 2007; 132(1): 96-102
  • Cancer Res March 15, 2010 70; 2406
  • The American Journal of Clinical Nutrition September 2012
  • CDC.gov Colorectal Cancer Statistics 2012
  • Journal of Epidemiology and Community Health March 31, 2014
  • Lancet August 14, 2014
  • Annals of Internal Medicine 2015;163(11):873-874
  • Am J Clin Nutr. 2015 Oct;102(4):881-90.
  • American Journalof Gastroenterology. November 3, 2015
  • http://www.drrondo.com/conheca-riscos-colonoscopia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...