COLESTEROL BAIXO PODE AUMENTAR O RISCO DE MORTE!!!




Você sempre ouviu das autoridades de saúde que, para ter um coração saudável e um colesterol “normal”, deve evitar gorduras saturadas e, em vez disso, consumir gorduras poli-insaturadas, como as encontradas em óleos vegetais. Entretanto este consenso dietético está abalado: uma grande quantidade de pesquisas científicas não mostra nenhum benefício de saúde no corte de gorduras saturadas.

Um estudo recente (2016), publicado no prestigioso British Medical Journal e feito com quase 9.500 pessoas, verificou que uma dieta substituindo a gordura saturada por gordura poli-insaturada baixou o colesterol, porém isso não levou a nenhuma mudança no risco de doença cardíaca ou morte. Exceto entre as pessoas que tiveram a maior queda de colesterol no sangue: houve um risco de morte 22% maior para cada redução de 30 mg/dL no colesterol. Ou seja, aqueles com colesterol baixo tornaram-se mais propensos a morrer.

Não troque as gorduras saturadas como manteiga, banha, óleo de coco e azeite de dendê por óleos vegetais poli-insaturados, como óleo de soja, milho, algodão ou canola. E muito menos por margarina, mesmo aquelas com o selo do coração. Óleos monoinsaturados, como o azeite extravirgem ou óleo de abacate, são saudáveis e devem entrar no cardápio. Os estudos são muitos, e a evidência é incontestável. Só falta que as autoridades de saúde mudem as recomendações e contribuam para a melhora da saúde da população.

*British Medical Journal (2016) Re-evaluation of the traditional diet-heart hypothesis: analysis of recovered data from Minnesota Coronary Experiment. (2015) Intake of saturated and trans unsaturated fatty acids and risk of all cause mortality, cardiovascular disease, and type 2 diabetes.

FONTE

Comentários

Postagens mais visitadas