COLESTEROL TÃO RUIM ASSIM?



Diversas pesquisas concluem que colesterol baixo está relacionado com uma elevada taxa de mortalidade (por doenças cardiovasculares e câncer) e que colesterol alto não é um fator de risco para a mortalidade. Isto nos leva a pensar sobre um tema que tem sido fortemente debatido há 50 anos: as gorduras saturadas são tão ruins como nós temos sido levados a acreditar?

Editorial da revista Open Heart 2014. Danos potenciais da substituição de gordura saturada por carboidratos: mudança para um perfil lipídico negativo (aumento nas partículas de colesterol LDL pequenas, densas e perigosas, HDL baixo, aumento de triglicerídeos e de oxidação do colesterol), aumento da incidência de diabetes e obesidade. Danos potenciais da substituição de gordura saturada por óleos vegetais ricos em ômega-6: risco aumentado de doença coronariana, eventos cardiovasculares, morte devido à doença cardíaca, câncer e mortalidade global, aumento do LDL oxidado, redução do HDL. 



A recomendação dietética sugerindo a substituição de gordura saturada por carboidratos e óleos vegetais não reflete a atual evidência na literatura científica. É necessária uma mudança drástica nesta recomendação que põe a saúde pública em risco. O crescimento nos casos de diabetes e obesidade ocorreu pelo aumento no consumo de carboidratos e não de gordura saturada. Não há nenhuma prova conclusiva de que uma dieta de baixo teor de gordura tenha efeitos positivos na saúde. Conclusão: o temor de que a gordura saturada aumente o colesterol e prejudique o funcionamento do coração é infundado.

*Journal of Epidemiology 2011. Low cholesterol is associated with mortality from stroke, heart disease, and cancer.
*Open Heart 2014. Editorial: The cardiometabolic consequences of replacing saturated fats with carbohydrates or Ω-6 polyunsaturated fats: Do the dietary guidelines have it wrong?

Comentários

Postagens mais visitadas