IODO

Durante a gravidez, diversos nutrientes são mais do que necessários. E o iodo é um deles. Independente da associação com o hipotireoidismo (afinal mulheres com esse problema não controlado podem ter crianças com deficiência cognitiva), só a carência desse mineral no sangue já pode estar relacionado com uma queda no QI das crianças. Isso mesmo. Deficiência de Iodo na gestação está relacionado com baixa de QI dos filhos na infância. É o que apontam vários estudos, dentre eles um estudo do jornal britânico The Lancet.
Os pesquisadores analisaram o banco de dados Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), verificando as amostras de exame de urina de 1.040 mulheres no primeiro trimestre de gestação. Elas foram classificadas pela quantidade de iodo no líquido, as que tinham mais ou menos de 150 mcg por grama.
Depois, foi medido o QI de suas crianças com a idade de 8 anos, e suas habilidades de leitura aos 9 anos. Ao cruzar os resultados e fazer os ajustes de acordo com o tipo de educação e outros fatores, os cientistas perceberam que os filhos de mulheres com menor quantidade desse mineral tiveram menores resultados tanto no teste de QI verbal e habilidades de leitura. Ao subdividir esse grupo com menor quantidade de iodo, os filhos de mulheres com menos de 50mcg/g de iodo na urina tinham resultados ainda piores.
De acordo com os pesquisadores, é preciso que se observe mais a deficiência de iodo durante a gravidez e suplementar mais esse mineral durante a gestação. Vale também para a gestante buscar fontes naturais do nutriente, como itens marinhos tais quais algas, peixes e frutos do mar, e alimentos de origem animal (mesmo que em menos quantidade), como carne vermelha, ovos e leite.
Hoje em dia já é preconizado a suplementação de iodo para as gestantes durante todo o pre Natal como forma de prevenção desse problema. Podemos encontrar em farmácias, ou mandar manipular! 😉
Se você está grávida e ainda não faz suplementação com iodo ou não dosou pra saber quais são seus níveis de iodo, converse com seu medico a respeito do assunto. Se você conhece alguma gravidinha, marque ela nesse post! Os bebês agradecem! 😉
Dr. Domingos Mantelli

Comentários

Postagens mais visitadas