🌿Sementes de melância contém um composto chamado cucurbocitrin, ele ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e auxilia os rins.
Consuma 2 colheres de chá de sementes por dia, esmagar levemente e deixar em um copo com água quente por 1 hr.
Coe e consuma 4 colheres de sopa por dia.
🌿Chá de casca de cebola, lave bem as cascas externas das cebolas. 500ml de água filtrada e um punhado de cascas em infusão durante 15min , esta bebida pode ser bebida gelada ou morna durante o dia.
Por exemplo, Kathy McCain não fazia ideia de que ela passaria por uma experiência de mudança de vida ao seguir o que deveria ter sido um procedimento padrão de ressonância magnética para sua dor lombar.
Apesar dos fones e protetores de ouvido que ela usou durante a ressonância magnética “para diminuir o ruído barulhento da máquina“, Kathy sentiu-se mal após o procedimento. Depois da ressonância magnética, os ouvidos de Kathy estavam doloridos e soando muito alto. Ela disse ao marido, Rod, que também sentiu uma “dor lancinante” no pescoço.
Quando saiu, o estado de Kathy piorou. Ela foi esmagada por sons “normais” como vozes, o ruído da geladeiras e até carrinhos de compras. Rod explicou que a audição de sua esposa “é como se alguém tivesse ligado o amplificador” e que ela se esforçou para viver uma vida normal após a desastrosa ressonância magnética.
Mesmo depois de dois anos, em que o pior da dor diminuiu, Kathy ainda está sofrendo. Ela desenvolveu uma desordem auditiva chamada hiperacusia, uma “sensibilidade sonora” que ela descreveu como “audição amplificada”, onde ela ouve sons normais anormalmente altos.
Kathy também desenvolveu zumbido, ou um “toque intrusivo”, que é acompanhado por vários tons que podem ser aumentados por quase qualquer ruído, como a própria voz.
Os perigos da ressonância magnética
É irônico que a ressonância não tenha mostrado nada de errado com Kathy. Sua dor nas costas melhorou para moderada e gerenciável, o que não parece tão significativo quando comparado aos problemas auditivos limitadores da vida.
Kathy expressou seu desalento, especialmente desde que a máquina foi “anunciada como completamente segura“. Ela adverte que há outras pessoas como ela que sofreram uma vez que fizeram uma ressonância magnética, e que o público em geral precisa saber sobre os “pouco reconhecidos perigos dos sons da ressonância magnética“.
O Dr. Emanuel Kanal, professor de radiologia na Universidade de Pittsburgh e especialista em segurança MRI, explicou que, mesmo no início dos anos 80, o procedimento foi acompanhado por um ruído intenso alto o suficiente para causar perda de audição e outros problemas de audição.
Ele acrescentou que mais de 35 milhões de ressonâncias são feitas anualmente nos EUA e que o volume pode chegar a 120 decibéis ou mais, o que é tão alto quanto uma britadeira. Quanto mais tempo você estiver exposto ao ruído, maior o risco auditivo. No entanto, os problemas auditivos resultantes são “amplamente subnotificados”, compartilhou o Dr. Kanal.
Embora a proteção auricular possa ajudar, não é uma solução infalível para esse problema. De acordo com um estudo, até mesmo as pessoas que usam protetores auditivos podem experimentar “danos auditivos mensuráveis pós-ressonância magnética”, assim como audição abafada.
A educação pode ajudar os pacientes da ressonância magnética, os quais nem sempre estão cientes de que um exame médico comum pode ser tão alto quanto um canteiro de obras. Eles também precisam saber como usar corretamente os tampões de ouvido, que estão disponíveis em forças diferentes e podem ser inúteis se não forem usados corretamente.
O Dr. Kanal alertou que os tampões de ouvido podem cair. Ele também aconselhou os pacientes a usarem protetores de ouvido que cobrem as orelhas. Outra medida de segurança é o “teste do sussurro”, no qual o técnico de ressonância magnética irá aonde o paciente não pode vê-lo e sussurrar. Se o paciente ainda o ouve através da proteção auricular, a proteção não é suficiente.
Também é importante considerar que os indivíduos têm “níveis diferentes de suscetibilidade a danos causados por ruído”.
Bryan Pollard, presidente da Hyperacusis Research, uma organização sem fins lucrativos que financia pesquisas sobre dor induzida por ruído, disse que é irônico quando a imagem não produz descobertas para a condição original, mas os pacientes sofrem de problemas graves de ouvido.
Pollard advertiu que os pacientes precisam saber sobre os danos auditivos que estão ligados ao ruído alto das ressonâncias magnéticas. Ele concluiu: “As pessoas nem sequer entendem a importância de se proteger do ruído em geral. Além disso, médicos mal informados podem pedir uma ressonância magnética para pacientes com problemas de audição claramente causados por ruído, caso em que eles serão piorados sem motivo.”
Fatos rápidos sobre a hiperacusia
* Pacientes com hiperacusia “têm uma tolerância colapsada ao som ambiental normal“. * A hiperacusia pode se desenvolver gradualmente, ou pode ocorrer subitamente e os pacientes podem se encontrar em um estado de crise. * Indivíduos com hiperacusia precisam ter seus níveis de desconforto de audibilidade (Loudness Discomfort Levels – LDL) medidos por um profissional de saúde auditiva. * LDLs normais estão na faixa de 85 ou 90 decibéis, mas as pessoas com hiperacusia podem ter níveis de LDL abaixo desse nível.
1 colher de chá de mel puro
250 mL leite comum ou leite vegetal
2 colheres de sopa de folhas secas de erva-cidreira
Junte a erva-cidreira e o leite numa panela e leve ao fogo.
Assim que começar a ferver, retire.
Aguarde que esfrie.
Filtre, coloque o mel, misture bem e beba de imediato. Se tiver diabetes não deite mel ou coloque estévia.
➡INGREDIENTES
5 cebolas médias
3 cabeças de alho
Meio quilo de mel puro
MODO DE FAZER E TOMAR
Bata todos os ingredientes muito bem no liquidificador.
Ponha num vidro escuro bem fechado e guarde na geladeira.
Tome 1 colher de chá 3 vezes ao dia, depois das principais refeições, até acabar todo o vidro.
É muito boa também para ajudar a emagrecer e a diminuir a glicose e o colesterol ruim do sangue.
E funciona como um preventivo natural contra infartos e derrames.
E é poderosa também para prevenir o câncer.
O alho é um potente antibiótico natural.
Ele combate vírus e bactérias, com ação comprovada por testes em laboratório.
O consumo regular do alho proporciona diversos benefícios:
- Normaliza os níveis de colesterol
- Limpa as artérias e protege o coração
- Controla a pressão arterial
- Aumenta as defesas do organismo contra doenças
- Ajuda a desintoxicar o corpo
- Melhora a saúde óssea
- Ajuda a eliminar a fadiga
- Melhora a capacidade atlética
- Gripes e resfriados, expectorante.
➡ Gargarejo com água morna e sal. Uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal. Depois, esquente a água até que fique morna e misture com sal em um copo. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo no máximo três vezes ao dia, conforme o necessário, sem ultrapassar esse número.
➡Chá de orégano com limão.Faça um chá. Em seguida, coe e adicione sumo de meio limão e tome.
➡ Vapor de água com eucalipto. (inalar com toalha na cabeça como tenda)
➡Mastigar cravo da índia.
➡Chá de camomila.Separe um punhado de camomila, uma caneca e uma xícara de água fervente. Quando a água ferver, despeje-a na caneca e acrescente a camomila. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos.
➡Gengibre. Primeiro, lave e fatie a raiz de gengibre em pequenos pedaços. Ferva a água em fogo médio e adicione o gengibre. Deixe ferver por cinco minutos.
➡Gargarejo com Sálvia. Ferva a água e, em seguida, despeje-a sobre a sálvia em uma caneca. Cubra e deixe por 20 minutos. Adicione sal e faça o gargarejo.
➡ Canela.Use na água, ou puro na língua.
Chá contra dor de garganta
1 pedaço grande de gengibre ralado
3 dentes de alho grande
7 cravos da Índia
1 pau de canela
2 colheres de sopa de orégano
Sementes de romã
Mel e limão para finalizar.
Ferver o gengibre, cravo, canela, romã, alho em 1 litro de água por 7 minutos. Desligar o fogo e acrescentar já na xícara mel e meio limão espremido.
Chá de casca de romã
Ferver a casca de uma romã em 3 xícaras de água por 5 minutos. Desligar, acrescenta 3 colheres de sopa de limão e 1 de chá de sal. Fazer gargarejo 3 x ao dia.
Chá de cravo com gengibre
1 pedaço grande de gengibre picado
10 cravos
2 galhos de hortelã ou alecrim
500 ml de água
Mel para adoçar
Ferver o gengibre com o cravo por 5 min. Desligar e acrescentar folhas de hortelã ou alecrim. Descansar por 15 min o chá. Adoçar com mel.
* Como fazer chá de casca de laranja e cravo da índia - Trata dor de cabeça e diminui colesterol.
Você faz o suco de laranja e joga a casca fora?
Não faça mais isso.
Em vez de jogar a casca fora, faça um poderoso chá com ela.
Um chá que é poderosíssimo, especialmente para quem tem enxaqueca e colesterol alto.
E o chá pode ser enriquecido com cravo-da-índia, que é anti-inflamatório e antioxidante (previne o envelhecimento das células).
Além de tratar enxaqueca e diminuir colesterol, o chá de casca de laranja com cravo da índia tem vários outros benefícios.
Por exemplo, ele trata:
- Artrite
- Gota
- Excesso de ácido úrico
- Problemas de intestino preso
- Hipertensão (pressão alta)
- Febre
- Fraqueza
- cálculos renais
- Úlceras, obesidade
Além de tudo isso, ele é digestivo e anti-inflamatório.
O chá é muito fácil de fazer:
Pegue uma laranja, de preferência orgânica, e lave muito bem a casca.
Descasque-a e ponhe a casca para secar num ambiente livre de umidade por 24-48 horas.
Quando a casca estiver seca, ferva essa casca com 10 cravos-da-índia em um litro de água por cinco minutos e tome durante o dia.
Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico
1 limão inteiro sem casca
3 folhas de erva cidreira
250ml de água
Bate tudo no liquidificador, coar e beber 1h antes de deitar
Adoçar com mel de flor de laranjeira ou orgânico.
Não passa por fervura..mais se quiser a água pode ser morna.
A banana é uma fruta que tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Devido a sua consistência lubrificante e de seus nutrientes, ela acalma as vias respiratórias e alivia a tosse.🍌
Além disso, ela melhora o funcionamento intestinal, aliviando os sintomas de prisão de ventre. Também protege a parede estomacal, prevenindo úlceras e outros problemas.
Ingredientes
Banana: 2 unidades médias (maduras);
Água: 3 xícaras;
Mel: 2 colheres de sopa.
Modo de Fazer:
1. Descasque as bananas e amasse;
2. Ferva a água e junte com a banana amassada;
3. Mexa bem e tampe, deixando o calor agir por 20 minutos;
4. Depois de morno, acrescente o mel.
Coma 1 taça dessa mistura 4 vezes ao dia.
Dica: Aqueça antes de consumir, além de mais gostoso, provoca um calor que acalma as vias respiratórias que estão irritadas.
Atenção: Se sofre de diabetes não pode consumir essa receita pois contém mel
Tratamento com alimentos crus 🍃🥦🍃🥦🍃🥦🍃🥦🍃🥦 🍃🥦A cura para qualquer doença está no tratamento com alimentos crus. 🍃🥦Temos que dar a importância aos alimentos crus. 🍃🥦A medicina hoje trata apenas os sintomas da doença, sem pensar na prevenção. 🍃🥦Alimentos crus são vivos. 🍃🥦Vamos abordar por um instante a maneira como essa alimentação age sobre diversas doenças. A ação depende da idade do doente, da intoxicação, do enfraquecimento e da deterioração de sua constituição devido a uma alimentação nociva e maus hábitos. 🍃🥦De forma geral, haverá um efeito curativo sobre quase todas as doenças — quer sejam adquiridas durante nossa vida ou devidas a predisposições hereditárias — se o organismo estiver razoavelmente bem e conseguir se beneficiar de uma alimentação exclusivamente crua. 🍃🥦A alimentação crua exerce seu efeito benéfico sobre todas as formas de reumatismo e artrite reumática, quando essas doenças ainda não atingiram um estado muito avançado. Constatamos o efeito benéfico sobre as doenças causadas por excesso de ácido úrico, sobre a psoríase, enxaqueca, pedras na vesícula, rins e bexiga. Quase todas as doenças da pele são curadas com bastante rapidez. Queda de cabelo, seborréia e caspa desaparecem. As infecções melhoram ou são curadas. 🍃🥦A alimentação totalmente crua também pode beneficiar casos de câncer e de patologias em estágio terminal. Pode aliviar a dor e prolongar a vida. Quando o câncer é tratado a tempo, é possível obter uma remissão durante muitos anos. O tratamento com alimentos crus precisa ter início assim que o câncer é detectado e precisa ser seguido 100%. 🍃🥦Os oleaginosos fornecem um bom complemento. A refeição vegetal consiste de folhas verdes, raízes e tubérculos. Todas as frutas são ingeridas com casca. No caso de doenças como gastrite, úlcera gástrica, é preciso tomar cuidado no início. 🍃🥦Se a alimentação crua for associada a hábitos de vida saudáveis, muita coisa vai melhorar. As doenças, pouco a pouco, serão prevenidas. A obesidade se tornará uma raridade. 📚FONTE: Dra. Kirstine Nolfi, famosa médica dinamarquesa
Leite de alpiste .. Meio copo de alpiste . Coloca água deixa em repouso na água por 8h à noite. De manhã joga água fora. Coloca alpiste no liquificador. Coloca 300 ml de água filtrada . Bate até tritura tudo . Coa tem que beber na hora não pode guarda. Bom para fígado, rins, pâncreas ,desentoxicante. Tira qualquer doença do fígado, principalmente hepatites A B C gordura na fígado. Rins infecção urinária . Cura qualquer problema nos rins e pâncreas, melhorando diabete, diurético, tira retenção de líquido. Tira inchaço do corpo . Tonifica massa muscular .melhora o ganho de massa magra . Tira cansaço mental . . Tem que ser alpiste marrom claro, vende na casa de ração . É barato, você mesmo que faz o leite de alpiste . Não compre o alpiste vitaminado ..nem o escuro . Quem faz academia e toma suplemento para inflar o músculo . Não tome porque ele tira toda retenção de líquido . E sai tudo, a pessoa já tomou de suplemento pra o músculo inflar .. Leite de alpiste tem propriedades anti-inflamatória e anti oxidante (anti-envelhecimento) Ajuda na desintoxicação do pâncreas e fígado ..por isto ele e diurético.(rins) . Bom no ganho de massa muscular.e excelente no processo de emagrecimento .. Leite de alpiste não é remédio e um aliado na melhora do nosso organismo. Trazendo condições melhora da nossa saúde * pode se dizer um elixir*.
Ajuda a limpar as veias de gordura que prejudica o nosso organismo . Bom no processo de melhora processo de tratamento de gastrite. Úlceras. Hipertensão .Bom no processo de tratamento de cirrose (último estágio das hepatites .) Também elimina as toxinas e infecções urinária Rins ate mesmo pedra noa Rins.
O que é alimento funcional?
É aquele que além de nutrir serve para prevenir ou tratar doenças. Exemplo: O abacate além ter gordura boa e outros nutrientes tem a Glutationa capaz de prevenir ou tratar catarata, glaucoma, prevenir envelhecimento, tratar ou prevenir o alcoolismo, asma, câncer, doença cardíaca, hepatite, doença hepática, doenças que atacam o sistema imune, incluindo a AIDS, perda de memória, Mal de Alzheimer, osteoartrite, mal de Parkinson e para combater envenenamento por drogas e metais pesados. Também pode ser usada de forma inalada para tratamento de doenças pulmonares, incluindo fibrose cística.
APLICAR ISSO EM SUA CASA, E NÃO HAVERÁ NENHUMA MOSCAS, BARATAS OU MOSQUITOS EM APENAS 2 HORAS!(SIMPLES)
Algumas pessoas gostam de fazer a limpeza de sua casa, eles costumam pagar por isso - é um trabalho horrível e lento que requer muito esforço e cuidado. Entre nossos horários agitados e outras atividades diárias, raramente alguém tem tempo para limpar, deixando nossas casas uma bagunça que muitas pessoas não queriam intervir. No entanto, há alguém que ama casas sujas: baratas, moscas e mosquitos
Essas 3 pragas (juntamente com as aranhas) são o pior pesadelo de todos - são difíceis de se livrar e se multiplicam bastante rápido. As baratas são resistentes a quase qualquer coisa que possam jogar, exceto que elas as mancham com as botas, o que não é a solução.
O extermínio é bastante caro e pode levar muito tempo antes de ver os resultados, então as pessoas estão procurando soluções alternativas.
Felizmente para você, temos o que você precisa: uma mistura natural que irá destruir a praga sem prejudicar a saúde de seus e seus animais de estimação.
AQUI COMO PREPARAR:
Ingredientes:
-5 xícara de vinagre
-½ xícara de azeite (ou outro óleo vegetal)
1 Xícara de detergente
Preparação:
A preparação é simples: basta misturar todos os ingredientes, depois despeje a mistura em uma garrafa de spray e agite bem. Spray em diferentes superfícies em torno de sua casa e em breve vai dizer adeus a moscas, baratas e mosquitos para sempre!
Depois de fazer isso, não haverá mais insetos em sua casa.
Como Prevenir a Gripe – Tão Fácil Quanto Contar até 3...
Por Dr. Mercola
Os resfriados são uma das principais causas de visitas ao médico e dias perdidos no trabalho e na escola, e esta estação não é exceção. Mas por que as pessoas começam a ficar doentes quando as folhas começam a cair? Infelizmente, nos EUA, graças ao CDC todos os que vão ao médico por conta de um resfriado serão informados de que estão infectados com H1N1 e serão adicionados às estatísticas já infladas da CDC.
No entanto, de acordo com um estudo da CBS News , quando você sente calafrios, febre, tosse, nariz escorrendo, mal-estar e todos os outros sintomas "gripais", a doença provavelmente é causada pela influenza no máximo, 17 por cento das vezes, e tão pouco quanto 3%! Os outros 83 a 97 por cento das vezes são causados por outros vírus ou bactérias.
Então se recorde de que nem todas as doenças que parecem ser gripe, SÃO na verdadegripe. Na verdade, na maioria das vezes não é ela. No entanto, à medida que as temperaturas caem, começamos a nos juntar em espaços fechados e a passar menos tempo ao sol. Isso significa que nossos níveis de vitamina D começam a cair, e estamos mais propensos a espalhar o vírus de uma pessoa para outra.
Não é que esses patógenos oportunistas apareçam magicamente em certas épocas do ano - eles sempre estão por perto. É sua capacidade de responder a eles que muda com as estações do ano. É importante compreender as causas das síndromes virais do aparelho respiratório superior se você quiser evitá-las.
A CAUSA REAL DOS RESFRIADOS E DA GRIPE
Muitas pessoas acreditam que os resfriados e a gripe são causados por bactérias, mas isso está simplesmente incorreto. O resfriado e a gripe são causados por vírus e o uso de antibióticos para tratar uma infecção viral é inadequado e completamente ineficaz.
Os vírus são muito menores do que as bactérias e possuem estruturas totalmente diferentes que tornam os antibióticos inúteis. (Ocasionalmente são necessários antibióticos se houver uma infecção bacteriana secundária ou bronquite / pneumonia, mas esta é a rara exceção).
Também é importante reconhecer que, embora um vírus desencadeie seus sintomas de resfriado ou gripe, ele não é a causa verdadeira da doença.
Então, qual é a verdadeira causa dos resfriados e das gripes?
Minha resposta simples e curta sempre foi que isso acontece por conta de um sistema imunológico debilitado. Isso ainda é verdade. No entanto, a pesquisa confirmou que "pegar" resfriados e gripe pode ser um sintoma de uma deficiência subjacente de vitamina D! Ter níveis de vitamina D menores do que os ideais debilitarão significativamente a sua resposta imune e vai lhe tornar muito mais suscetível a contrair resfriados, gripe e outras infecções respiratórias.
Embora existam muitas maneiras pelas quais você possa acabar ficando com um sistema imunológico enfraquecido, os fatores contribuintes mais comuns são:
Deficiência de vitamina D, conforme mencionado anteriormente
Comer muito açúcar e muitos grãos
Não dormir o suficiente
Não se exercitar o suficiente
Gerenciar de forma inadequada os estressores emocionais da sua vida
A combinação de qualquer um dos fatores acima
A PRINCIPAL MANEIRA DE VENCER O RESFRIADO OU A GRIPE: VITAMINA D
A Vitamina D é um agente antimicrobiano incrivelmente eficaz, produzindo de 200 a 300 peptídeos antimicrobianos diferentes em seu corpo que matam bactérias, vírus e fungos. Nos Estados Unidos, o nível médio de vitamina D ao final do inverno é de apenas de 15-18 ng / ml, o que é considerado um estado de deficiência muito grave.
Em 2009, uma equipe de pesquisadores do Children's Hospital Boston analisaram amostras de sangue retiradas de 5.000 crianças menores de 12 anos e descobriram que quase uma criança em cada cinco nos EUA tinha baixos níveis sanguíneos de menos de 50 mol por litro, o nível recomendado pela Academia Americana de Pediatria.
Eles também descobriram que duas em cada três crianças têm um nível abaixo de 75 nmol / L - o que ainda é insuficiente, baseado na maioria das pesquisas que estão sendo divulgadas atualmente. Não é de se admirar que resfriados e gripe se alastrem de forma desenfreada a cada ano.
A melhor fonte de vitamina D é a exposição direta ao sol. Mas para muitos de nós, isso simplesmente não é prático durante o inverno. A melhor alternativa à luz solar é o uso de um dispositivo de bronzeamento seguro. Se nenhuma luz solar natural ou artificial é uma opção, então, usar suplementos orais é a sua melhor opção.
Notavelmente, os pesquisadores descobriram que 2.000 UI de vitamina D por dia aboliram a gripe sazonal. Isso é um pouco surpreendente, já que esta é metade da dose que a maioria dos adultos precisa alcançar para ter níveis ideais de vitamina D.
Observe que essa quantidade é muito maior do que a dose diária recomendada (DDR) aconselhada por agências de saúde pública, como a Academia Americana de Pediatria, que recentemente dobrou o DDR da vitamina D para crianças para 400 UI. Esta nova orientação ainda está absurdamente abaixo da quantidade necessária para manter as crianças saudáveis, especialmente durante a estação de gripe.
A fim de prevenir a gripe, crianças e adultos precisam de 35 UI de vitamina D por libra do peso corporal. Assim, por exemplo, uma criança que pesa 57 libras (25 kg) precisaria de 2.000 UI por dia de vitamina D.
Os adultos geralmente precisam de uma média de 5.000 UI por dia - mas alguns adultos devem tomar de 20.000 a 30.000 UI diariamente para levar o seu nível de vitamina D até os níveis otimizados. Exatamente como os adultos absorvem e processam a vitamina D de forma tão diferente continua sendo um mistério, então a única maneira de saber se o seu nível de vitamina D é terapêutico e não tóxico é fazendo um exame de sangue.
Nem todos os exames de vitamina D são precisos, portanto, assegure-se de que o seu médico esteja pedindo o exame correto.
OPÇÕES DE ESTILO DE VIDA: ESCOLHA COM SABEDORIA
Como você sabe, eu não sou um extremista. Eu defendo equilibrar escolhas saudáveis com aproveitar a vida, o que inclui celebrar de vez em quando.
Dito isto, se você sentir que está ficando resfriado ou com uma gripe, NÃO é hora de comer açúcar, adoçantes artificiais ou alimentos processados. O açúcar é particularmente prejudicial para o seu sistema imunológico - que precisa ser reforçado, não suprimido, a fim de combater uma infecção emergente.
Você deve tratar das questões relacionadas a nutrição, sono, exercício e estresse assim que sentir quaisquer sinais de uma doença começando. É neste momento que as estratégias para melhorar o sistema imunológico são mais eficazes.
Quando as pessoas ficam resfriadas ou gripadas, é porque uma combinação de fatores enfraqueceu suas defesas. Você pode ser capaz de se livrar de uma ou duas transgressões, mas uma série de más escolhas pode fazer com que seu sistema imunológico entre em crise. E então de repente... você está doente.
Quando você está ficando resfriado, é hora de tratar de TODOS os fatores contribuintes imediatamente.
Este seria um bom momento para ajustar sua dieta em favor de alimentos que irão fortalecer sua resposta imune. Boas escolhas incluem:
Leite cru de animais alimentados com grama, e / ou proteína de soro de leite de alta qualidade
Alimentos fermentados como kefir, kimchee, missô, picles, chucrute, etc.
Ovos crus e orgânicos de galinhas caipiras
Carne de animais criados com grama
Cocos e óleo de coco
Frutas e legumes cultivados localmente, apropriados para seu tipo nutricional
Cogumelos, especialmente Reishi, Shiitake e Maitake, que contêm beta-glucanos (que possuem propriedades que aumentam a imunidade)
Alho, um potente antimicrobiano que mata bactérias, vírus E fungos
Ervas e temperos com pontuação ORAC elevada: açafrão, orégano, canela e cravo (para mais informações sobre ORAC, visite www.oracvalues.com)
Certifique-se de que você está bebendo muita água fresca e pura. A água é essencial para a função ideal de cada sistema no seu corpo.
Preste atenção em como você está dormindo. Se você não estiver dormindo o suficiente, ou tendo um sono suficientemente restaurador, você estará em maior risco de uma infecção viral hostil.
E não subestime a importância do exercício regular para aumentar sua resistência a doenças. Há provas de que o exercício regular e moderado pode reduzir o risco de doenças respiratórias ao melhorar o seu sistema imunológico.
Mas, ao mesmo tempo, não exagere. O exercício excessivo realmente pode colocar mais estresse no corpo, o que pode inibir o sistema imunológico - e você também não quer isso.
Você pode apenas dar uma caminhada se estiver ficando doente. Qualquer aumento na temperatura corporal criará um clima indesejável para um invasor viral.
Os estressores emocionais também podem predispô-lo a uma infecção . Encontrar maneiras de controlar o estresse diário, bem como suas reações a circunstâncias além de seu controle, contribuirá para um sistema imunológico forte e resistente.
A maioria das pessoas que inclui um número significativo dessas escolhas sábias de estilo de vida na sua vida diária simplesmente não fica doente. E quando fica, enfrenta doenças leves e de curta duração.
SUPLEMENTOS QUE FAZEM OS PATÓGENOS FUGIREM
Alguns dos mais úteis para o resfriado e a gripe são:
Vitamina C: um antioxidante muito potente; use uma forma natural dele como a acerola, que contém micronutrientes associados. (Por sinal, a vitamina C intravenosa foi recentemente usada por um médico na Nova Zelândia para curar um homem com gripe suína "terminal").
Óleo de orégano: quanto maior for sua concentração de carvacrol, mais eficaz ele será. O carvacrol é o agente antimicrobiano mais ativo no óleo de orégano.
Própolis: uma resina da abelha e um dos compostos antimicrobianos de maior espectro no mundo; o própolis também é a fonte mais rica de ácido cafeico e apigenina, dois compostos muito importantes que ajudam na resposta imune e até mesmo no combate ao câncer.
Um chá feito a partir de uma combinação de flor de sabugueiro, milefólio, ageratina, tília, menta e gengibre; beba quente e com frequência para combater um resfriado ou gripe. Isso faz você suar, o que é útil para erradicar um vírus do seu organismo.
Extrato de folha de azeitona: os egípcios antigos e as culturas mediterrâneas o usavam para uma variedade de aplicações para melhorar a saúde e ele é amplamente conhecido como um construtor do sistema imunológico natural e não tóxico.
Outro tratamento que é surpreendentemente eficaz contra infecções do sistema respiratório superior é o peróxido de hidrogênio.
Meus pacientes tiveram resultados notáveis na cura dos resfriados e da gripe dentro de 12 a 14 horas ao administrar algumas gotas de 3 por cento de peróxido de hidrogênio (H2O2) em cada orelha. Você vai ouvir algum borbulhamento, o que é completamente normal, e possivelmente uma leve comichão.
Aguarde até que o borbulhamento e comichão diminuam (geralmente de 5 a 10 minutos), depois transfira o conteúdo para um tecido e repita com a outra orelha. Um frasco de peróxido de hidrogênio em solução de 3 por cento (água oxigenada a 10%) está disponível em qualquer farmácia por alguns reais. É simplesmente incrível quantas pessoas respondem a este tratamento simples e barato.
Ao incorporar essas estratégias, você poderá cortar esse pequeno vírus desagradável, antes que ele possa dizer: "Indústria Farmacêutica".
A
rosa-de-gueldres é um relaxante uterino e contém o
antiespasmódico escopoletina; diz-se que a rosa-de-gueldres é
particularmente útil para tratar cólicas menstruais que se
irradiam para a parte inferior das costas ou coxas
A
valeriana é conhecida por seus efeitos sedativos e, portanto, pode
ser útil para as mudanças de humor relacionados à TPM, insônia
e irritabilidade
Uma
análise sistemática descobriu uma redução significativa nos
sintomas de TPM em mulheres que usaram agnocasto em comparação
com as do grupo placebo
.
No
final dos anos 1800 e início dos anos 1900, você poderia entrar em
uma farmácia e encontrar centenas de extratos de ervas sendo
vendidas.
Mais
de 90% da população naquela época sabia como usar as plantas
medicinais que cresciam em seus quintais para tratar doenças e
lesões comuns; elas tinham de saber, pois este era praticamente o
único “remédio” disponível.
Ao
contrário dos medicamentos, que tipicamente funcionam através de um
mecanismo, como atacar as bactérias, as ervas trabalham
sinergicamente para resolver os desequilíbrios subjacentes no seu
corpo que podem levar à doença. Como o herborista Matthew Wood
disse no documentário “Numen”:
“A
[medicina tradicional] funciona em vez disso, alterando o ambiente,
trabalhando para resolver desequilíbrios nos sistemas de órgãos e
estados dos tecidos, não visando uma bactéria específica com um
único produto químico extraído de uma planta ou sintetizado em um
laboratório.”
O
uso de plantas como remédio é uma das únicas formas de cura que é
abraçada por todas as culturas e etnias, e que perdura desde a
antiguidade e ainda está em uso atualmente na maior parte das
regiões do mundo. É o mais antigo sistema de recuperação do
planeta.
No
passado, eu considerava as ervas, em muitos casos, como uma
alternativa aos remédios, útil para o tratamento de vários
sintomas, mas não para tratar a causa subjacente. Desde então,
revisei minha opinião sobre isso de forma bastante significativa, e
agora percebo que as ervas podem ajudar a apoiar sua saúde em um
nível muito básico, assim como os alimentos.
Para
esse fim, há muitos problemas de saúde que os remédios de ervas
podem ajudar a tratar, e a síndrome da tensão pré-menstrual (TPM)
certamente está entre elas.
O que é a Síndrome da
Tensão Pré-menstrual (TPM)?
A
síndrome da tensão pré-menstrual descreve um grupo de sintomas que
podem ocorrer de uma a duas semanas antes da menstruação da mulher.
Os sintomas variam amplamente, tanto na gravidade quanto no tipo, mas
podem incluir:
Considera-se
que as flutuações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual
são uma das causas primárias de TPM, embora mudanças químicas no
seu cérebro também possam desempenhar um papel. Baixos níveis de
certas vitaminas e minerais estão associados à TPM, enquanto o
estresse e a depressão podem piorar os sintomas.
A
TPM pode afetar mulheres de qualquer idade, embora seja mais comum
entre as mulheres que estejam entre seus 20 anos e início dos 40.
Também
é mais provável de surgir em mulheres que tiveram pelo menos um
filho, têm antecedentes familiares de depressão ou tiveram
depressão pós-parto ou outro transtorno de humor. Além disso, é
incrivelmente comum, afetando pelo menos 85% das mulheres
menstruadas.
Plantas para Aliviar a TPM
Os
sintomas de TPM podem ser leves ou graves, atuando como um mero
inconveniente ou interferindo significativamente na sua qualidade de
vida.
Muitas
mulheres recorrem a analgésicos sem receita para aliviar os
sintomas, e algumas até chegam a usar pílulas anticoncepcionais
para parar a ovulação (o que tende a diminuir os sintomas de TPM),
mas estes trazem risco de efeitos colaterais.
Preparações
à base de plantas podem ser muito eficazes como uma alternativa
natural para aliviar as cólicas menstruais e outros sintomas de TPM.
As principais opções incluem o seguinte.
1.
Rosa-de-gueldres e Viburnum lentago
A
rosa-de-gueldres (Viburnum
opulus)
pode ajudar a aliviar os espasmos musculares e é frequentemente
usada para aliviar cólicas menstruais. É conhecida como relaxante
uterino e contém a antiespasmódica escopoletina.
Tradicionalmente,
é dito que a rosa-de-gueldres é particularmente útil para tratar
cólicas menstruais que irradiam para a parte inferior das costas ou
as coxas.
A
viburnum lentago é outra espécie de viburnum (Viburnum
prunifolium)
que também contém o relaxante uterino escopoletina. As dores
menstruais intermitentes e severas podem ser aliviadas com a viburnum
lentago, especialmente se forem acompanhadas por um fluxo menstrual
intenso.
Tori
Hudson, professor N.D. da NCNM e Universidade de Bastyr, recomenda
meia colher de chá de tintura de rosa-de-gueldres a cada de duas a
três horas, ou 1/4 de colher de chá de viburnum lentago a cada duas
a quatro horas.
2.
Erva-de-são-cristóvão
A
erva-de-são-cristóvão é tradicionalmente usada para tratar os
sintomas da menopausa, como ondas de calor, mas também é conhecida
por ter um efeito relaxante no útero. De acordo com Hudson, que
recomenda uma tintura de 1/4 colher de chá a 1/2 colher de chá a
cada de duas a quatro horas:
“Se
a irritabilidade e a ansiedade da TPM, ciclos menstruais tardios ou
irregulares, ou fluxo escasso, estão associados à menstruação,
então a erva-de-são-cristóvão seria particularmente indicada para
as cólicas menstruais.”
3.
Folha de Framboesa Vermelha
A
folha de framboesa vermelha é conhecida por seus efeitos
tonificantes no sistema reprodutivo, e pode ajudar a acalmar o útero
e aliviar as cólicas menstruais quando tomada regularmente.
4.
Dong Quai
O
dong quai é tradicionalmente recomendado para dismenorreia, ou
menstruação dolorosa. Ele funciona como estrogênio no seu corpo, e
pode ajudar a melhorar o tônus uterino.
O
dong quai pode ser especialmente útil quando combinado com outros
remédios de ervas. De acordo com o American
Botanical Council (ABC):
“A
síndrome de tensão pré-menstrual (TPM) é uma manifestação
comum, favorável ao tratamento com ervas...
As
mulheres que sofrem com a TPM (aproximadamente um terço de todas as
mulheres entre 30 e 40 anos de idade) compartilham o padrão hormonal
comum de estrogênio plasmático elevado e diminuição dos níveis
plasmáticos de progesterona pouco antes da menstruação aparecer.
…
A
TPM pode ser efetivamente controlada com dong quai, agnocasto,
alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) e erva-de-são-cristovão (Cimicifuga
racemosa).
As
duas últimas plantas contêm fitoestrógenos (que agem como
estrogênio no corpo), que se considera que têm um efeito tônico
sobre o útero.”
5.
Inhame selvagem
O
inhame selvagem é popular para o alívio dos sintomas da menopausa,
mas também funciona bem para tratar a TPM, ajudando o útero a
trabalhar de forma eficiente durante a menstruação, além de ajudar
a prevenir cólicas e espasmos uterinos.
6.
Reishi
O
cogumelo medicinal reishi é conhecido como Lingzhi na China, ou
“planta espiritual”. Também é chamado de “Cogumelo da
Imortalidade” - um apelido que diz tudo o que você precisa saber.
O
reishi tem sido usado medicinalmente na Ásia há milhares de anos, e
ajuda a regular o seu sistema imunológico, entre outros benefícios.
Ele pode ajudar a evitar a fadiga e a fraqueza relacionada à TPM, e
pode oferecer propriedades relaxantes para mulheres que se sentem
irritadas ou nervosas.
7.
Valeriana
A
valeriana é conhecida por seus efeitos sedativos e, portanto, pode
ser útil para as mudanças de humor relacionados à TPM, insônia e
irritabilidade. Também é usado às vezes para cólicas
gastrointestinais e pode ajudar a aliviar cólicas uterinas também.
A valeriana usada junto com a rosa-de-gueldres pode ser especialmente
útil para aliviar cólicas e mudanças de humor.
Tori
Hudson, N.D. explicou:
“A
valeriana contém uma importante classe de compostos chamados
valepotriatos e ácido valérico que são encontrados exclusivamente
nesta planta perene nativa da América do Norte e da Europa.
Não
é difícil ver como a valeriana ajudaria a aliviar a dor, a
ansiedade e a insônia porque tanto valepotriatos quanto ácido
valérico são capazes de ligar-se aos mesmos receptores no cérebro
que o remédio Valium. Embora a valeriana não tenha sido
cientificamente estudada para tratar cólicas menstruais, ela
demonstrou ser capaz de relaxar as contrações espasmódicas dos
músculos intestinais.
Tanto
o útero quanto os intestinos são músculos lisos. Na prática
clínica, a valeriana é geralmente uma componente principal de um
tratamento de medicina alternativa para tratar a menstruação
dolorosa.”
8.
Agnocasto
O
agnocasto (Vitex
agnus-castus)
é tradicionalmente usado para aliviar os problemas menstruais,
incluindo a síndrome da tensão pré-menstrual. Uma analise
sistemática descobriu uma redução significativa nos sintomas de
TPM em mulheres que utilizam o agnocasto em comparação com as do
grupo placebo.
Além
disso, nas mulheres que sofrem do transtorno disfórico pré-menstrual
(TDPM), que é uma forma mais grave de TPM, o agnocasto funcionou tão
bem quanto o remédio fluoxetina no alívio dos sintomas.
9.
Dente-de-leão
As
folhas de dente-de-leão agem como um diurético seguro. Ao extrair o
excesso de água do seu corpo, o dente-de-leão pode ajudar a aliviar
o inchaço.
10.
Progesterona Natural
A
progesterona é um hormônio natural no corpo humano, essencial para
uma variedade de funções vitais. Nas mulheres, a progesterona
equilibra os hormônios estrogênicos e é produzida principalmente
pelos ovários quando a ovulação ocorre.
As
mulheres que se aproximam da menopausa produzem níveis inferiores e
muitas vezes insuficientes de progesterona. Além disso, em nossa
cultura, mesmo as mulheres em seus anos férteis tendem a ter o
estrogênio como dominante. A progesterona natural (bioidêntica à
progesterona que seu corpo produz) pode ajudar a equilibrar hormônios
de estrogênio para aliviar os sintomas de TPM, bem como a normalizar
o ciclo menstrual.
11.
Camomila
O chá
de camomila aumenta
os níveis de glicina, o que ajuda a acalmar os espasmos musculares.
A glicina também é um relaxante nervoso, o que pode ajudar a
explicar por que a camomila também é eficaz para o alívio do
estresse e da ansiedade. Tradicionalmente, o chá de camomila também
é recomendado para acalmar cólicas menstruais.
12.
Maca Peruana
A
maca peruana é um tubérculo da família do rabanete conhecida por
ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal. Nas mulheres, a maca
peruana pode ajudar a diminuir os sintomas de TPM, e é uma erva
adaptogênica, o que significa que ela pode ajudar a dar suporte ao
seu corpo em momentos de estresse, promover o bem-estar emocional e
apoiar um humor saudável.
13.
Agripalma
Útil
para estimular o tônus uterino, a agripalma também pode ajudar a
reduzir espasmos musculares uterinos e cólicas. A agripalma também
é usada para aliviar o estresse e sintomas cardíacos devido à
ansiedade. A agripalma estava entre as ervas chinesas que se
mostraram promissoras para aliviar a TPM de acordo com a Cochrane
Systematic Review:
“A
medicina chinesa à base de plantas tem sido usada há séculos na
China e atualmente é usada em hospitais públicos na China para o
tratamento da dismenorréia primária [menstruação dolorosa].
A
análise revelou evidências promissoras para o uso de ervas
medicinais chinesas na redução da dor menstrual no tratamento da
dismenorréia primária, em comparação com medicamentos
convencionais como os AINEs e a pílula contraceptiva oral, a
acupuntura e a compressão de calor.”
14.
Sementes de Erva-doce
Foi
demonstrado que um extrato de sementes de erva-doce reduz a gravidade
da TPM, incluindo uma redução significativa dos sintomas da tensão
pré-menstrual.
As
mulheres que tomaram o extrato de sementes de erva-doce durante três
dias antes da menstruação até três dias depois disseram que as
gotas as fizeram sentir menos deprimidas e tornaram mais fácil
conviver com amigos e familiares e a serem produtivas no trabalho, de
acordo com pesquisas publicadas pela Sociedade Europeia de Reprodução
Humana e Embriologia.
15.
Açafrão
As
mulheres que receberam 30mg de extrato de açafrão por dia (15mg
duas vezes ao dia) por dois ciclos menstruais relataram uma redução
de 50% na gravidade dos sintomas da TPM.
O Que Mais Funciona Para
Aliviar os Sintomas da TPM?
Se
os sintomas da TPM, incluindo cólicas menstruais dolorosas, estão
interferindo na sua qualidade de vida, há uma série de estratégias
seguras e naturais a serem consideradas.
Óleo de Prímula: Contém
o ácido graxo essencial ácido gama-linolênico (GLA), que é
útil para o tratamento da dor. Também é útil para restaurar a
fisiologia hormonal anormal, que pode contribuir para sintomas de
PMS.
DIM
(diindolilmetano): O DIM é um fitoquímico
natural encontrado em legumes crucíferos como brócolis,
couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas. Tem propriedades únicas
que permitem modificar o metabolismo do estrogênio, promovendo um
equilíbrio de estrogênio otimizado e dando suporte à
progesterona e produção de testosterona saudáveis.
A gravidade dos sintomas da TPM nas mulheres tem
sido associada ao estrogênio elevado, com os sintomas tornando-se
mais severos à medida que o estrogênio aumenta. O DIM exerce um
efeito de equilíbrio sobre os hormônios e pode beneficiar
problemas como a TPM, que estão associados ao desequilíbrio
entre estrogênio e progesterona.
Acupuntura: Uma
analise de 27 estudos descobriu que a acupuntura pode aliviar
cólicas menstruais melhor do que remédios ou fitoterapia ao
estimular a produção de endorfinas e serotonina no seu sistema
nervoso central.
Mudanças
dietéticas: Mudanças na sua dieta podem ser
muito úteis para aliviar cãibras e outros sintomas da TPM. Você
pode tentar:
Evitar a cafeína, álcool, e as bebidas gaseificadas
Reduzir sua ingestão de açúcar
Evitar queijos, carnes e peixes defumados (pois estes podem
aumentar sua retenção de líquidos)
Certificar-se
de estar obtendo nutrientes suficientes na sua dieta,
especificamente de vitamina B6, manganês, vitaminas A e E,
cálcio, magnésio, gorduras ômega-3 de origem animal e
triptofano.
Exercício: Esta é
outra ferramenta útil que ajuda a aliviar as cólicas menstruais,
talvez porque ele eleve seus níveis de endorfinas, que são
produtos químicos no seu cérebro que estão associados ao alívio
da dor.
Calor: O uso de uma
garrafa de água quente na parte inferior do abdômen ou a imersão
em um banho quente pode proporcionar um alívio temporário da dor
menstrual.
Aromaterapia: A aromaterapia
de lavanda demonstrou aliviar os
sintomas emocionais pré-menstruais, o que é atribuível, pelo
menos em parte, à melhora da atividade do sistema nervoso
parassimpático.