MEL - COMO SABER SE O MEL É PURO?
Solidificação
Se compramos um frasco que já está cristalizado, trata-se de um mel puro. Mas se compramos um frasco de mel líquido, podemos esperar alguns dias para constatar se ele solidificará ou coloca-lo na geladeira para acelerar o processo. Se o produto não se cristalizar, há grandes probabilidades de que se trate de mel adulterado.
Truques para saber se o mel é puro
Aqui vão alguns truques simples que podem ser úteis para sabermos se o mel que compramos é puro, se foi adulterado de alguma maneira ou se tem alto teor de umidade.
- Pegue uma colher de chá e coloque-o dentro de um copo d’água. Se ele se dissolver, então não é puro. O mel puro deve ficar junto, como um sólido, quando é submergido em água.
- Pegue um pouco e misture-o com água. Sobre esta solução coloque quatro ou cinco gotas de essência de vinagre. Se observar que se forma espuma, o mel pode estar adulterado com gesso.
- Pegue uma colher de sopa de e vire-a para baixo. O mel que estiver muito úmido cairá rapidamente, mas o mel maduro, de boa qualidade, ficará na colher ou cairá muito lentamente.
- Acenda um fósforo e tente queimar um pouco o mel. Se você notar que incendeia e queima, trata-se de mel puro. O mel mais impuro ou de pouca qualidade contém água, o que impede que ele queime.
- Se você tiver iodo em casa, pegue um pouco, misture-o com água e adicione algumas gotas de iodo. Se a solução ficar azul, o mel foi adulterado com amido.
- Pegue um pedaço de pão velho, duro e submerja-o no mel. Se em 10 minutos o pão continuar endurecido, trata-se de mel puro. Se houver muita água no mel, o pão amolecerá.
fonte:
https://melhorcomsaude.com/mel-e-puro-ou-adulterado/
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.