Em algum momento da vida, você já teve e ainda virá ter dor, pode anotar, não é profecia nem mal agouro. A dor faz parte da vida, se manifesta de várias maneiras, em regiões diferentes e com intensidade distinta.
A dor é um fenômeno extraordinariamente complexo que vai além dos sintomas físicos. Por isso, deve ser considerada como uma experiência subjetiva e individual. Afinal, quem nunca pensou: “Da minha dor só eu sei!”
![]() A definição de Dor:
“A dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável
associada a lesão tecidual, real ou potencial, ou descrita em função dessa lesão”. Agora vamos analisar do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Somos seres compostos por corpo Físico, Mental e Energético. Manter o equilíbrio, nem sempre é uma tarefa muito fácil não é mesmo?
Por quantas oscilações dos três corpos passamos em um único
dia? Quantas vezes reagimos de formas inadequadas a saúde, frente as intercorrências da vida? Essas questões já matam a charada do que vem pela frente.
Sabe o que vem pela frente? Sim a dor. A dor é uma resposta daquilo que devemos repensar e aprender, daquilo que temos de melhorar e cuidar em nós mesmos, enfim existe uma sabedoria intrínseca na dor.
![]()
Seja ela dor Física, Emocional ou Espiritual, todas sempre são resultado de desarmonias em algum campo de nossas vidas, algo em que exageramos ou deixamos faltar.
A MTC prega que o bloqueio dos meridianos (canais de energia
no corpo humano), promove dificuldades do organismo manter-se em equilíbrio (quando tudo funciona bem), e que daí podem surgir dores aqui ou acolá.
Os três aspectos que compõe o ser: Físico, Mental e
Energético, não podem ser vistos isoladamente, de forma que algo que afete um, não afetará os demais, isto é um grande erro. O que acontece com um influencia todos. O que fazer?
Segundo a MTC o primeiro passo para o sucesso de qualquer
tratamento é um ótimo diagnóstico. Você precisará encarar e reconhecer sua dor, descobrir de que campo ela se origina – Se Físico, Mental ou Energético.
Depois de identificar a origem tomar as medidas ideais para
sanar o melhorar sua condição, baseado na fonte. Exemplo: Um dor na coluna pode ser causada por má postura, vigie sua postura no dia a dia e busque corrigi lá.
Se sua dor é causada por um fator Mental, exemplo, emoção da Raiva, procure meios de não sentir raiva ao nível prejudicial que está acostumado. Busque maneiras de encarar a vida com maior Flexibilidade ou Empatia e Resignação...
Se a dor vem do campo Energético, melhore urgentemente sua
respiração, pratique respirações profundas e pausadas depois procure sempre um médico ou terapeuta que trabalhe e leve a sério o corpo Energético do ser humano.
Enfim, observe-se melhor, esteja presente no aqui e agora, sua dor pode até não desaparecer mas com certeza vai diminuir. Pratique Saúde.
|
"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.