Pular para o conteúdo principal

Receita: Como fazer Tintura-Mãe

Receita: Como fazer Tintura-Mãe



As tinturas-mãe são definidas como preparações líquidas resultantes da ação dissolvente de um veículo alcoólico sobre drogas de origem vegetal ou animal.
As tinturas-mãe de drogas vegetais são obtidas pela maceração em álcool de diferentes títulos, da planta fresca, da planta fresca estabilizada ou, raramente, da planta seca.
Correspondem a 1/10 de seu peso em droga desidratada, com algumas exceções como a calêndula e o mirtilo que correspondem a 1/20.
O título alcoólico das tinturas-mãe são geralmente de 45º ± 5 como é o caso da camomila e da aveia, ou de 65º ± 5, como é o caso da calêndula e da noz-vômica. Esse é o padrão farmacêutico. Em casa, para seu uso você pode fazer com alcool de cereais a 60% (Você compra alcool DE CEREAIS e dilui na proporção 60% alcool e 40% agua potável - com isso vai ter o alcool a 60% - o ideal seria ter um alcoometro para medir, mas isso só se você fizer em grande quantidade, ou com o tempo quiser aprimorar sua técnica)
Para a preparação das tinturas-mãe devem ser observados alguns cuidados na hora da colheita, levando-se em consideração a parte da planta a ser utilizada. Por exemplo, no caso das folhas, deve-se colher após o seu desenvolvimento completo, antes da floração. Ou seja a erva tem que ser sempre de excelente procedência. Se for usar plantas frescas, colhidas por você, limpe com cuidado, rasure o melhor que puder (pique em pedaços), porque quanto mais rasurado, maior o contato do alcool e melhor o resultado final. Se for comprar erva seca, compre sempre pacotes fechados, com data de validade.
Para suas primeiras experiências use 50% de erva e 50% de alcool (peso/volume). Ou seja você rasura bem a erva, e cobre-a totalmente com o alcool a 60%, veda bem o vidro (que deverá ser Âmbar) e deixa em ambiente escuro, por 30 dias. Após esse tempo, você filtra e poderá usar. Experimente com plantas fáceis de testar o resultado. Quebra pedra, guaçatonga, barbatimão, flores de calêndula
A tintura pronta tem que estar isenta de contaminantes vísiveis (fungo, pelos, etc), ter aspecto agradável, odor caracteristico (não pode ter "cheiro ruim") e cor compatível com a erva. Ex. barbatimão apresenta tintura de apecto vinho-avermelhado, quebrapedra é de verde intenso, calêndula amarelo escuro. Por exemplo a tintura de calendula pode ser adicionada a cremes e usado como hidratante. Barbatimão e guaçatonga são excelentes como bactericidas em gargarejos (10 gotas de tintura em 1/2 copo de agua), quebra pedra é bom diurético (20 gotas em 1/2 copo de agua 2x dia).

Esquema 2:

Você vai precisar de:
  • Erva Seca
  • Álcool Cereal
  • Proveta
  • 2 Vidros (Tipo de Azeitona, a tampa não pode ser de plástico)
  • Etiquetas
  • Vidro Âmbar
Para esterilizar os vidros.
Ferver por 15 minutos, enquanto ferve os vidros, ligar o forno e deixá-lo bem quente. Após ferver os vidros, colocá-los sobre um pano de prato (este pano deve ser de uso exclusivo para Fitoterapia) dentro de uma forma, com a boca virada para baixo. Levar para o forno desligado e quente, tirar e fechar o vidro quando o forno esfriar.

Etiquetar os Vidros:
01 com o nome da Erva concentração 30%
01 com o nome da Erva concentração 70%

Preparar o Álcool: Exemplo para 2 litros de Tintura.

70%

700 ml de álcool cereal
300 ml de água Mineral ou filtrada.

30%
300 ml de álcool cereal
700 ml de água Mineral ou filtrada.
1ª Etapa:

Colocar 1/5 de erva seca no vidro com etiqueta 30% e completar o vidro com o álcool 30%.
Colocar 1/5 de erva seca no vidro com etiqueta 70% e completar o vidro com o álcool 70%.
Deixar em maceração por 6 dias no escuro. Não deixar passar muita luz, pode guardar os vidros em sacos de pão, dentro de um armário.
2ª Etapa:
Separa o líquido do bagaço.
3ª Etapa:
Colocar o líquido de 30% no bagaço de 70% e o 70% no bagaço de 30%.
4ª Etapa:

Juntar os dois líquidos e dividir nos bagaços.

5ª Etapa:

Deixar macerar por mais 8 dias. No escuro novamente.


6ª Etapa:

Coar e guardar em vidros âmbar ( esterelizado) longe da luz. Depois de pronto, 2 anos de validade.

Atenção: Não deixar passar mais de 25 dias da 1ª a 6ª Etapa. Após 25 dias começa a ação enzimática. Da 2ª a 4ª Etapa não precisa macerar.

Fonte:
https://remediosnaturaisgratis.blogspot.com/2013/01/receita-como-fazer-tintura-mae.html
http://desconstruindoarazao.blogspot.com/2009/06/fazendo-tintura-mae.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...