Pular para o conteúdo principal

O QUE SÃO OS CHAMADOS DESREGULADORES ENDÓCRINOS⁉

O QUE SÃO OS CHAMADOS DESREGULADORES
ENDÓCRINOS⁉

O termo disruptores, ou numa linguagem mais simples, DESREGULADORES ENDÓCRINOS (ou mesmo interferentes endócrinos) foi usado pela primeira vez em 1991 pra nomear substâncias que reagem com o sistema #endócrino e causam efeitos adversos à #saúde e ao ambiente.
Essas substâncias possuem diferentes configurações químicas.

Elas se ligam nos receptores de #hormônios e desencadeiam reações bizarras, digamos assim. Essas reações prejudicam o funcionamento normal de vários órgãos e sistemas do corpo, como o sistema imunológico, nervoso e endócrino (formado por órgãos que produzem todos os hormônios naturais de nosso organismo).

Estas substâncias desreguladoras são provenientes principalmente de pesticidas usados em lavouras e de recipientes plásticos.

Os #mecanismos de ação dessas substâncias ainda não foram elucidados, mas sabemos que a dose ingerida, a duração de contato e a via de exposição vão determinar as consequências...

Dica? 

Eu se fosse você (pra começar) evitaria tudo que vem embalado em plástico.

Quanto menos embalagem, mais próximo do alimento original esse produto é.

Num mundo tomado pela química agropecuária e pela produção e descarte massivo de plásticos vivemos susceptíveis a esses desreguladores endócrinos já que eles muitas vezes chegam a nós através das nossas torneiras e garrafas, diluídos na água que bebemos 😢.

DISRUPTORES ENDÓCRINOS SÃO OBESOGÊNICOS‼

OBESOGÊNICOS? São produtos químicos que promovem a obesidade (ou seja, que facilita e potencializa a tendência a engordar), aumentando o número de células adiposas, a fome e diminuindo a saciedade (a satisfação com a quantidade de alimento ingerido dentro de um intervalo de tempo - café, almoço, janta).

Os desreguladores endócrinos levam a OBESIDADE. Os principais poluentes relacionados a obesidade estudados até momento são utilizados na indústria do plástico – O bisfenol A (BPA), Tributilestanho (TBT) e os fitalatos. Disruptores endócrinos têm sido associados há anos a problemas relacionados ao sistema reprodutor masculino e femino.

Os plásticos são uma maçaroca de produtos químicos provenientes do petróleo (olha só que beleza 🤦🏻‍♂🤦🏻‍♀).

O bisfenol é um dos componentes de alguns plásticos. Normalmente ele está presente em garrafas de água, embalagem de alimentos e embalagens descartáveis. Na verdade, existem vários bisfenóis... O mais conhecido é o bisfenol A. E este é muito eficiente pra grudar no tecido adiposo e ficar lá acumulado por anos...

Um estudo feito na China mostrou que crianças de 9 a 12 anos acima do peso tinham uma quantidade maior de bisfenol A na urina que crianças com peso normal.

Outros efeitos encontrados na literatura associados à exposição ao bisfenol A:

- Aumento de tecido adiposo, lipídios e glicose no sangue;
- Alteração de genes que regulam o peso;
- Aumento de distúrbios metabólicos;
- Diminuição da fertilidade e aumento da gordura visceral;
- Aumento da tendência a consumir doces.

Tudo que não presta como alimento vem em plástico. Não é de se espantar que crianças que comam esses alimentos ultra processados e recheados de bisfenol A, tenham sobrepeso.

Quer assustar mais um pouco⁉

Nos Estados Unidos 🇺🇸 o bisfenol A foi detectado em 93% da população‼
😱😱😱😱😱😱😱😱😱

Esses disruptores são moléculas muito parecidas a hormônios e que enganam seus receptores produzindo respostas estranhas, agindo na produção, liberação, transporte, metabolismo, ação ou eliminação dos hormônios naturais.

Esses compostos têm sido usados desde 1920 como conservantes em alimentos, cosméticos e na indústria farmacêutica por serem muito estáveis. E nós somos expostos a esses compostos todos os dias... estima-se que 65% dessa exposiçao em humanos vem de produtos de higiene pessoal (cosméticos 😱 - atenção mulheres e homens vaidosos 💃🕺🏻 que não dão atenção a leitura dos rótulos daquilo que compram e utilizam em seu corpo 😪), ou seja, eles entram no nosso corpo pela boca 👄 (batom 💄, creme labial), através de alimentos e pela nossa pele 👱🏻‍♀💅🏻💪🏻 (cremes hidratantes, perfumes, maquiagem, shampoo, condicionadores, químicas para cabelo).

Essas substâncias se ligam a receptores nucleares das nossas células, alterando a produção de proteínas pelo DNA. Isso quer dizer que agem na regulação da diferenciação e proliferação das células adiposas (células de gordura) o que pode levar à obesidade. É fato, a presença de produtos químicos no meio ambiente está relacionada ao desenvolvimento de obesidade.

Vários trabalhos na literatura têm demonstrado que o contato com esses compostos pode levar a alterações na fisiologia uterina, na diferenciação sexual durante a gravidez, atraso na puberdade de meninos e meninas, síndrome anovulatória, problemas na estrutura testicular além de afetar a qualidade do esperma e muitos outros problemas.

E não apenas entram... se acumulam e ficam lá no tecido adiposo (gordura) por muito tempo... estas substâncias terríveis já foram detectadas no leite materno (🤱🏻😱 nossos bebês já começam a ser contaminados na placenta, mas como se não bastasse, essas substâncias ainda estão no leite mais importante e vital para seu desenvolvimento 😭), sangue do cordão umbilical, liquido amniótico (que preenche o útero no qual o bebê está imerso), urina.

Isso são consequências da exposição ao plástico pra nossa saúde...

E se a gente começa a pensar no meio ambiente⁉

Deixo vocês com essa bomba na mão, REFLITAM 🤔🤔‼

Na França 🇫🇷 proibiram a produção e comercialização de embalagens descartáveis 👏🏻👏🏻👏🏻‼

Espero que isso aconteça um dia no Brasil 🇧🇷, mas somos nós que temos de tomar o papel de militantes por esta causa, começar a conscientizar as pessoas e realizar abaixo-assinados e grupos com iniciativa ativista na política para levantar esta causa... UMA CAUSA NOBRE PELO BEM DE NOSSAS FAMÍLIAS E DE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA... AFINAL, QUEM NÃO QUER TER SAÚDE NESTA VIDA 🤔‼😉

Mas não precisa chorar não!
Tem coisas simples que a gente pode fazer pra evitar esses compostos do mal!

Menos embalagem, menos produtos alimentícios (industrializados e embalados em plástico). Se por praticidade você preferir embalagens, LEIA com atenção o que está escrito‼ Quanto mais palavras estranhas para o seu entendimento, maior a possibilidade de se expor a esses disruptores endócrinos.

Comida de verdade nem vem em embalagem nem com um monte de termos científicos escritos‼ Faça o exercício de viver como sua avó vivia 🤗💪🏻 (com alimentos simples e naturais que eram preparados com amor em casa).

Vamos na contracorrente do mundo industrializado que ganhamos mais 😉, MUITO MAIS 💪🏻😌‼

Fonte: Pontela et al. impacto na saúde humana de disruptores endócrinos presentes em corpos hídricos: existe associação com a obesidade? Ciência e Saúde Coletiva (2016).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...