Chocolate faz Mal à Saúde? Como obter os verdadeiros benefícios
Chocolate faz Mal à Saúde? Como obter os verdadeiros benefícios.
É indiscutível que o chocolate atua com sucesso no humor das pessoas, deixando todos mais felizes, ele promove inúmeras reações no corpo inclusive liberando uma sensação de prazer.
Segredo dos Chocolates: O Cacau
O cacau impulsiona aquela sensação de bem-estar, aumentando os níveis de serotonina no cérebro, a substância química que faz você sentir-se bem. Por esta razão o cacau fornece um impulso positivo no humor das mulheres durante a TPM e a menstruação, quando os níveis da serotonina são frequentemente baixos. Na verdade, as mulheres são mais sensíveis ao cacau do que os homens, mas isso nem é preciso falar!
Não é difícil sentir a mudança, uma piora no sabor dos chocolates disponíveis no mercado. E acredito que finalmente consegui decifrar o porquê o chocolate mudou e não é mais o mesmo.
Cacau: Um Poderoso Antioxidante
Antes de qualquer coisa, sobre o cacau, saiba que ele é considerado pela ORAC, como o alimento de maior nível de antioxidante do mundo. A medida ou escore ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity) é um padrão científico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias. Quanto mais alto o número ORAC, maior o poder antioxidante da substância.
Dos alimentos do planeta, cacau (chocolate natural cru) entrega o maior índice de antioxidantes. Cacau é um dos chamados super alimentos e é o mais rico em antioxidantes no mundo!
O Cacau é muito rico em minerais como:
- Zinco
- Magnésio
- Cálcio
- Fósforo
- Zinco
- Potássio
- Selênio
- Ferro
- Fonte de Fibra
Sobre a história do chocolate
Vamos retroceder um pouco na história: a palavra chocolate é de origem Maya e quer dizer água amarga. Por mais de 4000 anos o cacau, planta originária da Amazônia, gerou uma bebida muito peculiar e com inúmeras propriedades medicinais, que era consumida em momentos mais especiais na vida de Mayas e Aztecas.
Os antigos povos das Américas se referiam ao cacau como “Alimento dos Deuses”
Foi após a chegada de Cristóvão Colombo e a colonização das Américas que esta bebida chegou à Europa e ficou por quase cem anos restrita aos espanhóis. Já veio adoçada por freiras católicas que colonizavam as terras das Índias Ocidentais.
O chocolate em barra surgiu quando Van Houten fabricou uma prensa a vapor que permitiu separar completamente os 54% de gordura do cacau: a manteiga de cacau. Esta gordura foi adicionada ao leite, ao extrato de cacau, frutas, mel ou açúcar e se transformou no chocolate como o conhecemos hoje.
O chocolate ao leite é invenção de um suíço, Daniel Peter, em 1879 com os auspícios da invenção de outro suíço, Henri Nestlé, o leite em pó. Em princípio a cronologia poderia parar por aqui.
A Introdução da Gordura Vegetal Hidrogenada
Em 1975, um furor de baixar os custos tornou o ponto de partida da iniciante globalização, a Inglaterra iniciou o uso da “porcaria” da gordura vegetal hidrogenada substituindo manteiga de cacau e leite para a fabricação do chocolate.
Países como a Bélgica, França e Itália mantiveram uma regra interessante: obrigar o termo “substituto de chocolate” ao chocolate que fosse feito com a soja.
Isto ficou em debate por anos, até que em 1999 o Parlamento Europeu cedeu a pressão e deu ganho de causa à Inglaterra na definição do que é chocolate. Mais uma vez o poder econômico venceu o bom senso e amplificou as forças contrárias à saúde humana.
Mas o que aconteceu com os chocolates?
Infelizmente, o chocolate que está disponível nas prateleiras no momento, não é mais o mesmo.
Dá para dizer que de 1999 para cá o chocolate nunca mais foi o mesmo. As fórmulas passaram a ser corrompidas com lecitina de soja e Gordura Vegetal Hidrogenada (GVH), com o intuito de baixar o preço. Mas chocolate sem manteiga de cacau não é bem chocolate.
Atualmente é possível comprar bombons ou barras de chocolates em qualquer lugar a preços baixíssimos. Mas será que estamos realmente comprando o que queremos, o Chocolate? Podem ter certeza que não estamos, infelizmente!
Alguns profissionais de saúde mal informados com a fantasia de que a gordura animal saturada (em função do leite) é problemática e a solução é a GVH, apoiaram a produção desta guloseima modificada que tem, de forma enganadora, o nome de chocolate no rótulo.
E é triste estudar, estar informado realmente sobre o incrível mal que os Óleos Vegetais têm causado a saúde das pessoas sem conseguir fazer com que esta informação chegue em tempo de evitar que esta geração que está por vir, e seja literalmente infectada com este veneno.
O chocolate mudou, ele ficou pior, e se continuar nesse ritmo vai sumir e se reduzir a um produto oleoso hidrogenado de soja com aromatizante artificial de cacau, esta é a infeliz verdade sobre o que estamos ingerindo. Quando você sentir que o sabor está diferente ou está pagando um preço muito baixo, saiba que está comendo mais Gordura Vegetal Hidrogenada do que Chocolate.
Dicas para escolher o seu chocolate:
- Verifique na composição dos produtos descrita na embalagem e tente descobrir quais não têm GVH (gordura vegetal hidrogenada)
- Atualmente já é possível encontrar chocolates onde está escrito Cacau 70. Já é uma opção “menos pior”
- Açúcar não faz bem a ninguém, por outro lado, a maioria dos adoçantes fazem pior ainda, portanto procure para escolher bem o seu alimento e não caia na cilada dos light.
Alternativas Saudáveis ao “Chocolate”
Eu confesso que gosto de chocolate, mas fui deixando de ingerir ao longo do tempo e fui substituindo por opções mais saudáveis, através das quais posso realmente ter os efeitos benéficos do cacau.
Para matar aquela vontade do chocolate, há boas opções como:
- Chocolates amargos, orgânicos, com proteína, sem glúten, sem açúcar, etc.
- Cacau em Pó é uma boa opção, mas fique atento que não tenha açúcar, nem GVH
- Cacao Nibs, é o menos processado feito diretamente das amêndoas da fruta cacau, é o que possui os melhores benefícios com mais flavonoides e antioxidantes.
Fonte:
http://www.drvictorsorrentino.com.br/chocolate-faz-mal-saude-como-obter-os-verdadeiros-beneficios/?utm_campaign=newsletter_abril_-_os_mitos_e_verdades_chocolate__beneficios_dos_aspargos&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.