ALERTA: ALIMENTOS ALTAMENTE CANCERÍGENOS!
É sabido que os alimentos cancerígenos são ricos em gordura, sal ou açúcar, a carne vermelha, os enchidos ou biscoitos, pois estes alimentos tornam o sangue bem mais ácido, inflamam as células e desequilibram a insulina e o colesterol fornecendo o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, multiplicar-se e espalhar-se no organismo. Portanto, uma dieta alimentar com poucos legumes, frutas e cereais integrais é pobre em fibra, o que provoca um ritmo intestinal mais lento e favorece uma exposição mais demorada aos agentes cancerígenos encontrados no intestino.
O cancro é, hoje em dia, uma das enfermidades mais temidas e que atinge uma grande percentagem da população mundial. De acordo com o Cancer Research UK, só em 2012, a estimativa é de que tenham surgido 14,1 milhões de novos casos de cancro em todo o mundo, pelo que o leitor ou leitora já parou para pensar que muito disso se deve à nossa alimentação?
Não! Pois é bom parar e raciocinar sobre isso enquanto há tempo. De facto, diversas são as comidas e que a causam a doença são consumidas o dia inteiro pela maioria dos indivíduos.
Infelizmente, muita coisa é passível de causar cancro e não só os alimentos são os responsáveis, mas, se pudermos evitar, por que não o fazer? Então, apresentamos aqui uma lista com 15 alimentos cancerígenos que estão na nossa mesa diariamente!
01 - Farinha branca (refinada)
Sabia que quando os grãos de trigo são refinados, os seus nutrientes naturais são todos destruídos? Pois bem, este é apenas o começo. Depois de refinada, a farinha não fica branca imediatamente, é preciso usar um gás de cloro para acelerar o processo. Esse produto químico é altamente perigoso e se inalado em excesso pode ser letal. Além disso, o cancro alimenta-se principalmente do açúcar na corrente sanguínea. Consumindo alimentos ricos em farinha branca, estará o consumidor acelerando não só a possibilidade de ter diabetes, aumentando o nível de açúcar e insulina, como também irá alimentar as células cancerígenas, aumentando a probabilidade de ter essa doença.
02 - Carnes processadas
Para quem não sabe, as carnes processadas são também aquelas conhecidas como alimentos embutidos, como a linguiça, salsicha, bacon, carnes secas, mortadela, presunto, rosbife, entre outros do tipo, desses que muita gente adora comer no café da manhã, ao almoço, a qualquer hora do dia. Realmente podem ser deliciosos, mas, são também, bem perigosos. Essas carnes processadas trazem produtos químicos e conservantes, como nitrato de sódio, para que tenham uma aparência melhor e mantenham-se frescas por mais tempo. Porém, esses mesmos ingredientes são conhecidos por sua influência cancerígena, já que possui alcatrão, o mesmo ingrediente mortal que o fumo do cigarro possui.
03 – Álcool
Não se espante ao saber que o álcool é cancerígeno. Foi feito um estudo com 200 mil mulheres por quase 14 anos. Metade tomavam bebidas alcoólicas todo dia e a outra metade, não. Houve um aumento de 30% nas taxas de cancro de mama entre as que ingeriram álcool em comparação àquelas que não beberam nada. Assim, um dado que talvez não saiba é que o consumo de álcool é a segunda principal causa de cancro, ficando atrás apenas o cigarro. É claro que uma dose moderada por dia até pode ser saudável, mas consumir em excesso causa insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e até mesmo morte súbita. Os principais tipos de cancro entre os dependentes de álcool estão na boca, esófago, fígado, cólon, recto e, entre as mulheres, tumores na mama. Portanto, atente-se ao consumo de bebidas alcoólicas, já que o cancro não é o único fim para quem faz uso dessas drogas autorizadas.
04 – Refrigerantes
Quantas vezes já ouviu falar que o refrigerante é cancerígeno e achou que era apenas um boato para que parasse de beber? Pois saiba que não é bem assim. Apesar de viciante, essa bebida é causadora de cancro, sim. Além disso, quem a consome todos os dias, também tem um risco maior de um acidente vascular cerebral. Tudo porque são cheios de açúcar e as ditas "calorias vazias", aquelas que fazem engordar apenas, não tendo nenhum tipo de vitamina. E, então, entra mais uma vez o facto da diabetes e do alto nível de açúcar no sangue, alimentando as células cancerígenas. Além do mais, possuem inúmeros corantes artificiais e produtos químicos alimentares.
05 - Café
Muitas pessoas não acreditam pelo que as opiniões dos especialistas ainda são bastante contraditórias, sendo apontado ora como herói, ora como vilão. Porém, existem alguns estudos que mostram que o café pode ser sim, cancerígeno. Claro que, em pequenas doses, pode ser benéfico, mas quem abusa da bebida pode estar correndo risco. Saiu há pouco tempo um estudo que mostra uma pesquisa cujo resultado apresenta o cancro de pulmão em 14% entre as pessoas que tomam duas ou mais xícaras grandes de café por dia.
06 - Carne vermelha
Saiba que aquele seu “churrasco” do final de semana não apenas pode engordar, mas, também, causar cancro. É lógico que a carne vermelha (para quem é carnívoro) não é de toda maléfica, possui sim os seus benefícios e são essenciais em pequenas quantidades dentro de uma dieta equilibrada. Mas quando consumida em excesso, pode ser letal. Entre os grandes consumidores de grande vermelha, o cancro de cólon, de mama e próstata são os mais comuns. Portanto, prefira as carnes brancas, verduras e legumes em substituição à carne vermelha que pode aparecer na sua alimentação uma ou duas vezes durante a semana para suprir as suas necessidades e não fazer mal à sua saúde.
07 - Frutas não orgânicas
A maioria dos indivíduos consome frutas não orgânicas todos os dias. Elas são bem mais comuns do que as orgânicas, mas, também, estão contaminadas com pesticidas perigosos, como atrazina, organo-fosforado e fertilizante com altos níveis de nitrogénio. A atrazina, por exemplo, é proibida em países europeus, mas ainda muito usada aqui na América do Sul. Além disso, estas frutas são cultivadas com uma grande quantidade de produtos químicos hormonais para que o fruto cresça mais. As maçãs são as frutas que mais recebem esse tipo de pesticida, sendo mostrado em mais de 98% dos produtos testados. Infelizmente, lavar muito bem as frutas não elimina 100% das substâncias tóxicas usadas durante o cultivo.
08 - Alimentos “diet”
Saberá o leitor o que é um alimento diet? Pois bem, é aquele produto que contém aspartame, que é um produto químico usado para adoçar artificialmente um alimento, já que são livres de açúcar. Existem inúmeros estudos que mostram o aspartame como um grande vilão, provocando enfermidades como cancro, defeitos congénitos e problemas cardíacos. Essa dieta normalmente é aplicada àquelas pessoas que não podem ingerir açúcar, como os diabéticos, por exemplo. Além disso, esses produtos diet podem causar uma dependência semelhante à cocaína. Portanto, prefira produtos naturais, de preferência sem qualquer tipo de adoçante, frutas e legumes para uma alimentação saudável.
09 - Pipocas de micro-ondas
Realmente são deliciosas, práticas e muito fáceis de serem feitas, mas as pipocas do micro-ondas são muito perigosas para a saúde. Tudo começa pelo próprio saco do alimento, que é revestidos com uma substância química chamada ácido perfluorooctanoic (PFOA), um composto também encontrado em objectos revestidos com Teflon. O PFOA aumenta significativamente o risco de tumor no rim, na bexiga, no fígado, pâncreas e testículos. Além disso, o alimento traz vários conservantes, como o propilgalato, que causa cancro no estômago e erupções na pele. Há, também, a presença do diacetil, proibido por causar doenças pulmonares em funcionários que trabalhavam com a substância.
10 - Pão torrado ou tostado
O leitor gosta daquele pão tostado feito na torradeira todas as manhãs? Pois bem, é realmente uma delícia, mas pode ser altamente perigoso para a sua saúde. Tudo porque, quando o alimento é elevado às altas temperaturas para ficar crocante, se forma um composto chamado acrilamina, responsável por aparecimento de tumores em seres humanos. E não só os pães são vilões, mas, também, as batatas fritas, os biscoitos, as bolachas e tudo aquilo que fica crocante, assim como todos os tipos de frituras. Por causa de tudo isso, controle a alimentação e policie-se com relação a essas comidas, principalmente entre as crianças que tanto gostam de coisas desse tipo.
11 - Batatas chips
Quem não gosta de um saquinho ou de uma lata de batatas chips? Elas estão ali a qualquer momento para satisfazer as vontades, saciar a fome e são, inegavelmente, deliciosas. Porém, cada embalagem esconde um perigo real para a nossa saúde: uma acção cancerígena bem alta, além de grande ganho de peso. Além de formarem acrilamina, elas trazem aromas artificiais, conservantes, corantes e muitas outras substâncias químicas em grande quantidade. Uma sugestão é trocar a batata frita de pacotes ou latas por alimentos assados e feitos de farinha integral, além de frutas desidratadas, como a maçã ou a banana, que também são crocantes e bem mais saudáveis.
12 - Adoçantes artificiais
As pessoas que querem perder peso, os diabéticos e todos aqueles que evitam o açúcar normalmente adoçam a comida e a bebida com adoçantes artificiais pensando estar fazendo bem para a sua saúde, mas o efeito pode ser bem o contrário. Os adoçantes costumam fazer muito mal e causar vários tipos de doenças, como cataratas e problemas gastro-intestinais. Além disso, possuem uma toxina mortal chamada DKP. Quando o estômago processa este produto químico, produz substâncias que podem causar cancro, principalmente tumores cerebrais. Por causa disso, prefira consumir alimentos naturais, sem qualquer tipo de adoçante, além de muitas frutas e verduras.
13 - Comidas altamente salgadas, condimentadas, em conservas ou defumadas
Este tipo de alimentos é delicioso, mas mantenha-se afastado deles o máximo possível. Tudo porque esses alimentos são ricos em nitratos que actuam como conservantes e dão cor à carne e outros pratos. E é essa mesma substância que está associada ao maior número de tumores em desenvolvimento. Há provas contundentes de que comer esses tipos de alimentos aumenta demais o risco de cancro colon-rectal e taxas muito altas de cancro de estômago. Além disso, os alimentos defumados, como carne, linguiças, mortadelas, entre outros, possuem uma quantidade considerada de alcatrão, a mesma substância mortal que o fumo produz.
14 - Açúcar refinado
Todo o mundo sabe o quanto o açúcar refinado é perigoso, em vários sentidos. É muito conhecido por cravar os níveis de insulina e aumentar muito a glicemia no sangue. Além disso, também é o tipo de alimento preferido das células cancerosas, que alimentam-se e crescem a partir do açúcar. Portanto, bolos, tortas, biscoitos, refrigerantes, sucos, molhos, cereais e muitos outros alimentos extremamente populares são carregados de açúcares refinados e, tudo isso, ajuda a explicar o motivo pelo qual as taxas de cancro estão em crescendo consideravelmente nos dias de hoje. Se puder, corte definitivamente este produto da sua dieta.
15 - Temperos artificiais
Realmente são usados para dar gosto na comida, temperar a sua pipoca, saborear a sua sopa e os molhos para saladas. Os temperos artificiais dão um toque todo especial ao seu alimento, mas escondem perigos que muita gente desconhece. Além do cancro, causam dores de cabeça, náuseas e, até mesmo, lesões neurológicas. Então, ao invés de escolher aquele sachê para usar no seu arroz, o molho pronto para temperar a sua salada, o caldo de carne em tablete para pôr sabor à sua sopa, use condimentos naturais como o alho, cebola, manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, além de caldos feitos naturalmente e molhos com iogurte natural e especiarias.
Aqui ficam, pois, estas informações que penso serem profundamente úteis!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.