Pular para o conteúdo principal

Metilfolato, Metilcobalamina, Piridoxina.

Metilfolato

Para ser utilizado por nosso organismo o ácido fólico (vitamina do complexo B9) precisa ser convertido para sua forma ativa – L-5 Metil tetrahidrofolato de Cálcio (5-MTHF).
5-MTHF está envolvido em muitos processos do organismo, incluindo a redução de homocisteína, desintoxicação de muitas toxinas, produção de diversos neurotransmissores, está ligado diretamente com a função cognitiva, manutenção do humor e como coadjuvante no tratamento do câncer.
Em conjunto com a vitamina B12, como doador do grupo metila, participa da conversão do aminoácido homocisteína a metionina, sendo vital portanto para muitos processos, incluindo a síntese da serotonina, melatonina e DNA. Sinais e sintomas da deficiência de folato incluem: anemia, fadiga, irritabilidade, neuropatia periférica, hiper-reflexividade, pernas inquietas, diarreia, perda de peso, insônia, depressão, demência, distúrbio cognitivo e transtorno psiquiátrico.

Metilcobalamina

Metilcobalamina é uma forma ativa de vitamina B12. É uma vitamina hidrossolúvel, não-sintetizada pelo organismo humano, presente em alimentos de origem animal. Sua deficiência é muito frequente entre idosos, vegetarianos e indivíduos que adotam baixa dieta proteica ou apresentam problemas de absorção intestinal. Muitas vezes a deficiência pode permanecer assintomática por muito tempo, desencadeando uma deficiência crônica que, se mantida, pode levar a manisfestações neurológicas irreversíveis.
Por ser a forma ativa da vitamina B12, a metilcobalamina é mais biodisponível e melhor absorvida que a cianocobalamina, visto que não há necessidade de conversão pelo organismo, sendo retida de maneira mais eficaz pelo fígado e outros tecidos. Atua também como cofator para a síntese da metionina, pelo mecanismo de conversão da homocisteína em metionina, reduzindo assim os níveis de homocisteína no sangue.
A Metilcobalamina atua como doadora de grupos metil e participa na síntese de Sadenosilmetionina (SAM-e), nutriente que tem por propriedade aumentar o ânimo, a disposição e o humor. Este, por sua vez, é produzido a partir do aminoácido metionina e do ATP, é um doador de grupos metil, envolvido portanto na produção de importantes compostos no organismo.

Vitamina b6

A piridoxina é utilizada nos tratamentos e na prevenção dos estados de carência da
vitamina no organismo, no tratamento de certos distúrbios metabólicos, na
depressão e outros sintomas associados a STPM (Síndrome da Tensão PréMenstrual) e ao uso de anticoncepcionais. É uma vitamina hidrossolúvel, envolvida
principalmente no metabolismo dos aminoácidos e também no metabolismo
glicídico e lipídico, necessária também para a formação da hemoglobina . A
deficiência de piridoxina em humanos é rara, mas pode ocorrer em determinadas
situações, como por exemplo nos tratamentos com isoniazida. 


BENEFÍCIOS:
- Forma ativa da Vitamina B12 com maior biodisponibilidade;
- Proteção contra doenças Neurológicas;
- Essencial para formação de células sanguíneas e neurológicas;
- Tratamento dor neuropática;
- Prevenção de alguns tipos de anemias;
- Antidepressivo;
- Coadjuvante no tratamento de doenças cardiovasculares, distúrbio cognitivos;
- Desintoxicante;
- Reduz a ocorrência da deficiência do tubo neural.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fava M, Mischoulon D. Folate in depression: efficacy, safety, differences in formulations, and clinical issues. J Clin Psychiatry. 2009; 70 Suppl 5:12-7.

Tarbet M, York J, Liday C. l-methylfolate (deplin®): A medical food for depression? Evidence-Based Practice. 2008; 11(7).

Scaglione F, Panzavolta G. Folate, folic acid and 5-methyltetrahydrofolate are not the same thing. Xenobiotica. 2014 May;44(5):480-8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...