Pular para o conteúdo principal

Glutamato Monossódico - Verdadeiro Veneno.



FEITO COM AMOR! SERÁ?

Sabe aquele realçador de sabor inocente que se adiciona aos pratos durante o preparo e que deixa tudo mais saboroso? Pois é, esses ingredientes geralmente contém uma substância chamada Glutamato Monossódico, verdadeiro VENENO!

O glutamato está presente também em temperos como o caldo de galinha ou legumes, sopas enlatadas, carnes, patês, maionese, catchup, molho shoyo, macarrão instantâneo (veneno pra crianças), Mc Lixos e até biscoitos.

É também adicionado a milhares de alimentos processados, principalmente refeições congeladas, polpas de tomate e embutidos.

É encontrado em restaurantes e supermercados locais, na lanchonete da escola das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis.

Glutamato realça o sabor e o cheiro dos alimentos, eliminando o gosto metálico devido às embalagens, e tornando a comida processada e enlatada mais apetitosa. Existe inclusive uma área específica na língua que é estimulada por MSG!

⚜ Glutamato é aproximadamente 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio, e até 1% composto de contaminantes.

✅ Injeções de glutamato em animais de laboratório resultaram em danos às células nervais do cérebro.

♦ A substancia pode causar efeitos colaterais em 30 a 40% das pessoas que o ingerem com frequência, pois o glutamato é uma excito-toxina, o que significa que ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso a saúde.

➡ Os sintomas que podem estar associados ao consumo de glutamato diariamente são dor no peito ou dificuldade respiratória, náusea, palpitação cardíaca, sonolência e fraqueza.

Algumas doenças tem sido relacionados ao consumo regular de Glutamato, como obesidade, danos oculares, cefaleia, fadiga, desordens cardíacas e depressão.

↘ Nem sempre está escrito na embalagem dos produtos o nome Glutamato Monossódico, o que não significa que não contenha o ácido glutâmico livre, que é o principio ativo prejudicial à saúde.

Existem mais de 40 compostos que apresentam o acido glutâmico, e são apresentados com outros nomes justamente para "esconder" a substancia dos consumidores.

✡ Alguns dos nomes de compostos que contém glutamato: Autolyzed Yeast (Extrato de levedura), Calcium Caseinate (Caseinato de calcio), Gelatin (Gelatina), Glutamate/Glutamic Acid (Ácido glutâmico), Hydrolyzed Protein, Monopotassium Glutamate ( Glutamato monopotássico), Monosodium Glutamate (Glutamato monossódico), Sodium Caseinate (Caseinato de sódio),Textured Protein, Yeast Extract (Extrato de levedura), Yeast Nutrient

Para ter certeza que não se está ingerindo glutamato e seus derivados, o ideal é sempre evitar alimentos processados.

Alimentos congelados e prontos, na maioria dos casos, são acrescidos de glutamato e outros realçadores e químicos nada amigáveis ao metabolismo do corpo.

➡ Preferir alimentos frescos e orgânicos é sempre a melhor opção para fugir dos efeitos danosos que aditivos químicos e conservantes podem causar à saúde.

❎ Restaurantes também utilizam glutamato e ingredientes processados em seus preparos, por isso é importante questionar sobre o emprego dessas substancias antes de fazer refeições fora de casa.

Entendam: ela gera mecanismo de vício, por isto todas as empresas alimentícias que vendem produtos (não chamo de alimentos) prontos industrializados viciantes tipo Nissin "Kinojo" e McLixo Infeliz, utilizam-na e tornam o paladar destes produtos tão estimulante principalmente às coitadas das crianças!


Fonte:

Dr. Victor Sorrentino


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...