Glutamato Monossódico - Verdadeiro Veneno.



FEITO COM AMOR! SERÁ?

Sabe aquele realçador de sabor inocente que se adiciona aos pratos durante o preparo e que deixa tudo mais saboroso? Pois é, esses ingredientes geralmente contém uma substância chamada Glutamato Monossódico, verdadeiro VENENO!

O glutamato está presente também em temperos como o caldo de galinha ou legumes, sopas enlatadas, carnes, patês, maionese, catchup, molho shoyo, macarrão instantâneo (veneno pra crianças), Mc Lixos e até biscoitos.

É também adicionado a milhares de alimentos processados, principalmente refeições congeladas, polpas de tomate e embutidos.

É encontrado em restaurantes e supermercados locais, na lanchonete da escola das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis.

Glutamato realça o sabor e o cheiro dos alimentos, eliminando o gosto metálico devido às embalagens, e tornando a comida processada e enlatada mais apetitosa. Existe inclusive uma área específica na língua que é estimulada por MSG!

⚜ Glutamato é aproximadamente 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio, e até 1% composto de contaminantes.

✅ Injeções de glutamato em animais de laboratório resultaram em danos às células nervais do cérebro.

♦ A substancia pode causar efeitos colaterais em 30 a 40% das pessoas que o ingerem com frequência, pois o glutamato é uma excito-toxina, o que significa que ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso a saúde.

➡ Os sintomas que podem estar associados ao consumo de glutamato diariamente são dor no peito ou dificuldade respiratória, náusea, palpitação cardíaca, sonolência e fraqueza.

Algumas doenças tem sido relacionados ao consumo regular de Glutamato, como obesidade, danos oculares, cefaleia, fadiga, desordens cardíacas e depressão.

↘ Nem sempre está escrito na embalagem dos produtos o nome Glutamato Monossódico, o que não significa que não contenha o ácido glutâmico livre, que é o principio ativo prejudicial à saúde.

Existem mais de 40 compostos que apresentam o acido glutâmico, e são apresentados com outros nomes justamente para "esconder" a substancia dos consumidores.

✡ Alguns dos nomes de compostos que contém glutamato: Autolyzed Yeast (Extrato de levedura), Calcium Caseinate (Caseinato de calcio), Gelatin (Gelatina), Glutamate/Glutamic Acid (Ácido glutâmico), Hydrolyzed Protein, Monopotassium Glutamate ( Glutamato monopotássico), Monosodium Glutamate (Glutamato monossódico), Sodium Caseinate (Caseinato de sódio),Textured Protein, Yeast Extract (Extrato de levedura), Yeast Nutrient

Para ter certeza que não se está ingerindo glutamato e seus derivados, o ideal é sempre evitar alimentos processados.

Alimentos congelados e prontos, na maioria dos casos, são acrescidos de glutamato e outros realçadores e químicos nada amigáveis ao metabolismo do corpo.

➡ Preferir alimentos frescos e orgânicos é sempre a melhor opção para fugir dos efeitos danosos que aditivos químicos e conservantes podem causar à saúde.

❎ Restaurantes também utilizam glutamato e ingredientes processados em seus preparos, por isso é importante questionar sobre o emprego dessas substancias antes de fazer refeições fora de casa.

Entendam: ela gera mecanismo de vício, por isto todas as empresas alimentícias que vendem produtos (não chamo de alimentos) prontos industrializados viciantes tipo Nissin "Kinojo" e McLixo Infeliz, utilizam-na e tornam o paladar destes produtos tão estimulante principalmente às coitadas das crianças!


Fonte:

Dr. Victor Sorrentino


Comentários

Postagens mais visitadas