Pular para o conteúdo principal

MANDRÁGORA: CONHEÇA A PLANTA MÁGICA QUE GRITA

MANDRÁGORA: CONHEÇA A PLANTA MÁGICA QUE GRITA
 Mandrágora tem vários nomes. Cientificamente esta planta mágica é conhecida como Mandragora officinarum L. É possível encontrar quem a chave de limão-selvagem, semente-amarela, raiz-do-diabo, raiz-de-bruxo, homem-dragão, maçã-de-satã, entre tantos outros nomes.
Esta planta humana, e também dita mágica, participa de muitas lendas e há muito nos acompanha na história da humanidade

.A MANDRÁGORA NA HISTÓRIA

Desde a antiguidade, a mandrágora é considera uma planta mágica. Bastante presente na história da humanidade, ela chegou a ser citada em alguns textos do antigo testamento, no livro do Gênesis e também no Cântico dos Cânticos.
Esta plana, desde os tempos mais remotos, é usada para diversos fins. Há quem diga que ela possui diversas qualidades de natureza medicinal. Por conta disso, muitos médicos e curandeiros já a recomendaram como analgésico e como narcótico, por exemplo. Há quem diga também que a mandrágora é afrodisíaca e alucinógena.
Pelos antigos romanos, a planta foi muito usada como anestésico durante cirurgias.

SEU FORMATO

A raiz da mandrágora é comparada a um feto humano, devido à sua semelhança com tal. Por conta disso, muitas lendas e mitos foram criados e perpetuados sobre esta planta. Seu uso na magia e na bruxaria também são relacionados a esta similaridade existente.
De acordo com uma antiga lenda medieval, a raiz da mandrágora seria como um pequeno homem dormindo sob a terra. Quando retirado de seu descanso, ele daria um grito tão agudo que poderia ensurdecer a alguém, enlouquecer a esta pessoa ou mesmo levá-la a morte, em alguns casos.
Se você é um fã da saga de Harry Potter, já deve ter visto no livro e no filme que existem técnicas criadas para que se retire uma mandrágora do solo sem que se sofra com o grito da mesma. Na saga, usava-se tapa-ouvidos para se fazer isso. No entanto, há outras técnicas que foram desenvolvidas com base na crença do fatal poder do grito da mandrágora. Alguns afofavam a terra ao redor da planta, amarravam-na ao pescoço de um cachorro e o faziam correr, para que assim a mesma fosse arrancada do solo, por exemplo.
Atualmente, a mandrágora ainda é utilizada como um amuleto de sorte, proteção e prosperidade. Ela também é usada para fins afrodisíacos e magísticos. Há também quem a use em doses seguras para a fabricação de medicações homeopáticas ou mesmo como uma droga criativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...