JATOBÁ










Resultado de imagem para JATOBÁ IMAGENS

Benefícios do Jatobá Fruta com j, Frutas, Novidades, Populares
O jatobá é uma árvore da família das Fabaceae ou Leguminosae. A origem do seu nome vem do guarani e significa “árvore de fruto duro”. Ele também é conhecido como jatobá verdadeiro, jatobazeiro, jutaí, copal, jataí, além de outros nomes.

CARACTERÍSTICAS DO JATOBÁ
Sua altura pode variar de quinze a vinte metros, mas ele pode crescer ainda mais, alcançando quarenta metros de altura e dois metros de diâmetro. É uma árvore que os índios latino-americanos cultuavam, considerando-a sagrada.

fruta jatobá
É considerada uma árvore rara, dando flores apenas uma vez por ano. Elas costumam ser brancas e marrons. Quase sempre pequenas e costumam nascer entre os meses de outubro e dezembro.

Inclusive, o jatobá está ameaçado de extinção. Isso ocorre devido ao alto valor pago pela sua madeira, que é considerada uma das mais valiosas que existem.

Não necessariamente ele produzirá frutos todos os anos, mas, quando os produz, seus frutos são sementes/grãos que vêm dentro de vagens. Geralmente, a partir de do mês de julho é que esses frutos amadurecem.

BENEFÍCIOS DO JATOBÁ
A fruta jatobá possui inúmeros usos medicinais e até mesmo culinários.

As propriedades do Jatobá estão muito relacionadas ao uso medicinal que se pode fazer dele, podendo auxiliar no tratamento de inúmeras doenças, como, por exemplo, a asma, cólica, laringite, má digestão, prisão de ventre e úlcera bucal.

É rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e vitamina C. O nível de potássio do jatobá é maior do que o encontrado na banana.

PROPRIEDADES E USOS DO JATOBÁ
É das flores dessa árvore que vem o mel medicinal produzido pelas abelhas Jataí. Esse tipo de abelha não tem ferrão e o mel produzido por elas tem mostrado muito bons resultados para pessoas com problemas respiratórios.

O seu uso ocorre pela manipulação de três das suas partes:

Sementes – são utilizadas, muitas vezes em combinação com o chá que é feito da casca, para tratar de problemas diversos. É possível também transformar as sementes em farinha para ser usada na fabricação de pães, mingaus e licores, por exemplo. Essa farinha tem alto teor nutritivo. Aprenda aqui a fazer a farinha de jatobá.
Resina – é usada de quatro formas diferentes: como um dos elementos para a produção do verniz, como impermeabilizante (elemento que ajuda a impedir a passagem de líquidos em diversas superfícies), como combustível e como incenso. Neste último caso, os índios acreditavam que o incenso tinha um poder de cura.
Casca – costuma ser utilizada para tratar doenças de três principais tipos: respiratórias (como a bronquite e a asma, por exemplo), gastrointestinais (refluxo, azia, gastrite) e das vias urinárias (como a cistite, por exemplo). Para quem costuma ter retenção de líquido, a casca oferece grande auxílio, podendo-se fazer chás para aliviar o problema.

Comentários

Postagens mais visitadas