3 Razões para Tomar Suplementação de Selenio

3 Razões para Tomar Suplementação de Selenio

A deficiência de selênio não é comum em adultos saudáveis, mas é mais provável de em pessoas com problemas digestivos, causando má absorção de nutrientes, como a Doença de Crohn ou doença celíaca, ou pessoas com inflamação grave devido a uma infecção crônica.
Pensa-se que a deficiência de selênio não causa especificamente as doenças – mas, devido ao seu papel importante na função imune – torna o organismo mais suscetível a doenças causadas por outras deficiências nutricionais e estresses bioquímicos ou infecciosos.

A falta de selênio é especialmente grave quando há suplementação de iodo, especialmente para as pessoas que tomam a solução de Lugol.
A ingestão adequada de selênio é de extrema importância para os pacientes com hipotireoidismo:
• Protege a glândula da tireoide dos danos de exposição excessiva ao iodo
• Suporta a produção adequada do hormônio tireoidiano
• Mantém o metabolismo eficiente.

Vários estudos têm demonstrado os benefícios da suplementação de selênio no tratamento de condições autoimunes da tireoide – a tireoidite de Hashimoto é uma dessas doenças, sendo uma das principais causas do hipotireoidismo. Um estudo descobriu que a suplementação de selênio teve um impacto significativo sobre a atividade inflamatória em doenças específicas de autoimunidade na tireoide, e reduzir a inflamação pode limitar os danos ao tecido tireoidiano.

Isto pode ser devido ao aumento da atividade de glutationa peroxidase e tioredoxina redutase, bem como a diminuição da concentração tóxica de peróxido de hidrogênio e hidroperóxidos lipídicos que resultam da síntese do hormônio da tiroide.

Outro estudo acompanhou pacientes por 9 meses e descobriu que a suplementação de selênio reduziu os níveis de anticorpos da tireoide peroxidase (TPO) no sangue, mesmo em pacientes com níveis adequados de selênio. Embora esses estudos mostrem uma promessa para o uso de suplementação de selênio na prevenção de danos no tecido tireoidiano, são necessários mais estudos para determinar os efeitos clínicos em longo prazo no tratamento de tireoidites autoimunes inflamatórias com selênio.

Selênio Melhora a Conversão de T4 em T3
Além disso, o selênio é essencial para a conversão de T4 em T3, como enzimas deiodinase (as enzimas que removem os átomos de iodo do T4 durante a conversão) são dependentes do selênio. Como já expliquei anteriormente, o T3 é a forma ativa do hormônio da tireoide, e níveis baixos de T3 podem causar sintomas de hipotireoidismo. Um estudo concluiu que a suplementação de selênio em pacientes com deficiência de selênio regulou os níveis de T4, na teoria através da conversão periférica de T3.

Nos casos graves de deficiência de selênio, a conversão de T4 para T3 pode ser prejudicada, levando a sintomas de hipotireoidismo. Como a conversão de T3 não é realizada pela tireoide, a dependência das selenoproteínas para a conversão demonstra como uma deficiência significativa de selênio pode levar a sintomas de hipotireoidismo.

Tomar ou Não Tomar Selênio?
Então a questão é, você deve iniciar a suplementação de selênio se tem hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto, ou baixos níveis de T3?

A resposta de sempre… Depende. Estes estudos preliminares mostram os efeitos positivos da suplementação de selênio sobre a atividade inflamatória em doenças autoimunes da tireoide, mas os efeitos em longo prazo da suplementação sobre tireoide ainda são desconhecidos. Sabemos que o selênio é um componente essencial das enzimas que convertem o T4 para T3, mas não está claro se a suplementação irá aumentar os níveis séricos de T3.
Sobre Dosagem de Selenio

Embora pareça que a suplementação de selênio seria uma solução óbvia para a baixa função tireoidiana, o consumo em longo prazo de altas doses de selênio pode levar a complicações, como distúrbios gastrointestinais, perda de cabelo, unhas com manchas brancas, halitose, fadiga, irritabilidade e danos neurais leves.
Além disso, a suplementação com selênio no quadro de níveis baixos iodo, pode realmente agravar o hipotireoidismo.
Alimentos Ricos em Selênio
Por enquanto, a melhor opção para a maioria das pessoas pode ser a inclusão de alimentos ricos em selênio, no contexto de uma dieta saudável.
Boas fontes de selênio incluem: castanha do Pará, cogumelos crimini, bacalhau, camarão, atum, linguado, salmão, vieiras, frango, ovos, cogumelos shiitake, cordeiro e peru.
Para aqueles preocupados com o alto nível de gorduras omega-6 na castanha do Pará, vale a pena considerar o fato de que basta apenas uma ou duas castanhas do Pará por dia para melhorar os níveis de selênio e aumentar a função imunológica.

Suplementos de Selênio
Para quem optar por fazer a suplementação, uma dose de 200 mcg de selênio é recomendada para as pessoas com problemas de tireoide.

Não vou recomendar nenhuma marca de selênio, mas idealmente deve ser um complexo e conter quatro formas diferentes de selênio, totalizando 200 mcg. Também pode fornecer a vitamina E, que funciona sinergicamente com o selênio como antioxidante.

Esta dosagem é suficiente para ter um efeito terapêutico para o tratamento da deficiência de selênio, tendo baixo risco de causar sintomas de sobre dosagem.

Uma ingestão de selênio ideal pode impulsionar o seu sistema imunológico a ajudar a tireoide funcionar melhor.
Seja através de alimentos ricos em selênio ou suplementos, é especialmente importante garantir o nível sérico de selênio adequado em pessoas com disfunções tireoidianas.                      

Comentários

Postagens mais visitadas