Pular para o conteúdo principal

SÍFILIS.



Estamos enfrentando um surto de sífilis no país, e é bem importante que todos saibam o que é e principalmente como se proteger. A sífilis é considerada uma doença sexualmente transmissível, que é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidium.
Sobre os sintomas, eles dependem do estágio que a doença se encontra no corpo do infectado, os estágios são:
Sífilis primária: num período considerado cerca de 21 dias após o contágio (21 dias é uma média, os sintomas podem aparecer num período de 3 a 90 dias do contágio) existe a presença de um cancro, uma ulceração na pele, firme, incolor, sem coceira, geralmente medindo entre 0,3 e 3cm. Esta lesão pode evoluir de variadas maneiras, e outras podem aparecer, aparecendo múltiplas lesões. As localizações mais comuns das feridas são nos órgãos genitais, pênis, colo do útero, ânus e reto. Aproximadamente 10% apresenta lesões em outras localizações que não os órgãos sexuais.
Sífilis secundária: caso a sífilis primária não seja tratada, ela evolui para um estado altamente contagioso, que conta com erupções vermelhas rosáceas em diversos locais do corpo, incluindo tronco e outros membros. O visual das manchas acaba ficando bem parecido com doenças como rubéola, catapora e sarampo, mas um jeito fácil de identificar a diferença é que as manchas da sífilis também invadem as palmas das mãos e as solas dos pés. Também acontece do paciente sentir mal estar, dor de cabeça e febre, e são considerados sintomas um pouco menos comuns, dor nos olhos, dor nos ossos, rouquidão, entre vários outros sintomas de outras doenças.
Sífilis latente: estado onde não aparecem sintomas, mas o individuo é portador e existe risco de contágio.
Sífilis terciária: o estágio mais avançado, surge com inúmeras complicações, inclusive cardiovasculares, pode surgir entre um ano e 50 anos após o contágio. Fase caracterizada pelo surgimento de gomas sifilíticas, no corpo e mucosas, podendo levar a neurossífilis e sífilis cardiovascular.
Considere que os estados primário e secundário são as fases onde existe maior risco de contaminação.
Mas o mais preocupante no momento é realmente a sífilis congênita, aquela que passa da mãe para o filho durante a gestação, caso ela esteja contaminada. Ela pode ser responsável por diversas tristezas na gestação, como aborto, parto prematuro, má formação, surdez, cegueira, deficiência mental e até morte ao nascer.
Caso a criança nasça com sífilis, pode ter pneumonia, cegueira, feridas no corpo, dentes deformados, problemas ósseos, surdez e também problemas mentais.
E como se protege da sífilis? Muito fácil, usando camisinha! Eu fico bem chateado por saber que é tão simples, mas a maioria dos seres humanos ainda descuida da camisinha.
Vai aqui o meu puxão de orelha para os homens, pois, em pesquisa, foi descoberto que a maioria dos casos de sífilis congênita acontece através de relações sexuais extraconjugais desprotegidas enquanto a parceira está grávida, e assim o homem acaba contaminando a esposa e causando problemas ao filho.
Protejam-se!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...