*Homens também abortam*


(Texto de Patrícia Naves Garcia)
Bert Hellinger, ao falar sobre as inclusões e a importância desse movimento, disse que uma pessoa está em paz quando todos aqueles que fazem parte do seu sistema, têm um lugar no seu coração.
Muitas vezes, o excluído é um irmão, um tio, um dos pais ou um aborto, provocado ou não, alguém cujo episódio de exclusão é consciente. Mas, e quando não se sabe? E quando os pais daquelas crianças não souberam? A mãe tem uma força grande de inclusão dos filhos que não ficaram, mas e o pai? O pai também aborta. Observo que muitos movimentos são feitos pelas mães, mas é importante que os pais façam esse movimento, que busquem nos seus campos e relacionamentos anteriores se houve alguma exclusão, que hoje pode estar influenciando uma questão na sua vida ou de sua descendência.
Uma relação da adolescência cujo aborto ele desconhece ou é indiferente, pode influenciar diretamente na vida dos seus filhos ( já escrevi sobre isso).
É comum a culpa pelo aborto, às vezes até pelo involuntário, recair sobre a mulher, mas o homem, o pai, têm a sua parcela de responsabilidade, seja por omissão, ausência, ou mesmo pela forma da concepção - nos casos de estupro, por exemplo. Mesmo que a decisão tenha sido da mãe, aquele filho não nasceu. E isso o afeta diretamente.
“Crianças abortadas têm sempre um efeito especial para seus pais. Elas são sempre importantes para os pais. Nisso existe, frequentemente, a dinâmica de que a mãe ou o pai dessa criança abortada queira segui-la, também, na morte.
Ou expiam, quando mais tarde não se permitem estar bem, por exemplo, não têm ou não encontram mais um outro companheiro.
Ou, se têm um relacionamento, se separam. Isso seria muito pior para a criança abortada se soubesse do efeito do seu destino", diz
Bert no livro “A fonte não precisa perguntar pelo caminho". Assim, ainda segundo Bert, essa exclusão interfere não só nos filhos que ficam na vida, mas também nos relacionamentos e na permanência do equilíbrio na vida desses pais.
Então, se algo não está bem pra você, olhe para trás e veja se todos aqueles que fazem parte estão sendo vistos e ocupam seus devidos lugares no sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas