sábado, 30 de janeiro de 2021

O SIGNIFICADO DAS DOENÇAS E A CONSTELAÇÃO FAMILIAR

 O SIGNIFICADO DAS DOENÇAS E A CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Na psicoterapia sistêmica é possível perceber que algumas pessoas se emaranham em destinos alheios, limitando suas possibilidades de vida e contribuindo para manter os seus sintomas. E com esta visão surge a constelação familiar que entra como mais uma ferramenta para olhar os sintomas, agora sob a perspectiva transgeracional.
CONSTELAÇÃO FAMILIAR E AS ORDENS DO AMOR
Já as constelações familiares são amparadas em diversas áreas de estudos da psicologia, mas trabalha com algumas leis naturais chamadas de Ordens do Amor.
Estas leis se desconsideradas podem gerar efeitos nocivos a um ou mais membros de uma família, podendo inclusive gerar sintomas como uma forma de reparação e/ou expiação para o sistema familiar.
ALGUNS SIGNIFICADOS DE DOENÇAS
Para ser congruente com a visão sistêmica, é importante inferir que será apenas um recorte generalizado, e cada caso deve ser levado em conta particularmente dentro do seu contexto e estrutura.
Considere um ponto de partida para quem desejar fazer uma reflexão mais profunda a respeito de algum sintoma específico que o acompanha. Todos os processos descritos são movimentos inconscientes.
Cefaléia ou Enxaqueca: tem algum amor represado. A pessoa se recusa a tomar um dos pais (ou ambos) o que causa uma pressão interna que exterioriza-se em dores de cabeça intensas.
Esquizofrenia: Via de regra, a esquizofrenia tem relação com uma morte encoberta, geralmente um assassinato na família. A pessoa psicótica sofre, mas a família todo fica desnorteada, pois é preciso incluir no coração a vítima e o agressor.
Trata-se de um outro nível de olhar no qual não há julgamentos morais, mas aos olhos do Todo, todos têm o mesmo lugar, a mesma importância.
Bulimia ou Anorexia: na maioria das vezes o pano de fundo da bulimia tem relação com a mãe que rejeita o pai de seu filho. O filho por lealdade a ambos encontra a possibilidade de resolver o conflito “comendo” pela mãe e “vomitando” pelo pai.
Também pode haver um conflito entre ir e ficar (que se relaciona ao desejo de seguir alguém na morte). No caso da anorexia, pode haver a intenção de morrer no lugar de um dos pais como um processo inconsciente de salvação e autossacrifício.
Insônia: geralmente refere-se a uma vigilância excessiva normalmente relacionado à mãe. Há um medo ou preocupação que um membro da família vá embora ou morra enquanto a pessoa dorme. Como se a pessoa estivesse cuidando para que nada de mau aconteça.
Depressão: pode ocorrer quando fazemos algo para o pai ou para a mãe ou rejeitamos ambos. Então é preciso respeitar a lei da ordem e se dirigir a eles do nosso lugar, pequenos diante deles.
Vícios: pode ser uma busca pelo pai excluído do sistema. Também pode haver uma dinâmica de inclusão de algum homem importante da família que morreu ou ainda o desejo de seguir alguém na morte.
Fibromialgia: em alguns casos de constelações com mulheres portadoras de fibromialgia, a raiva era um sentimento presente.
Às vezes, pode ser a raiva de uma criança que perdeu um dos pais muito jovem e se sente abandonada; raiva por um parceiro que causou grande decepção ou, até mesmo, a raiva adotada de uma parceira anterior do pai que foi injustamente abandonada por ele.
Hipertensão: em muitos casos relaciona-se com um amor que foi ou precisou ser reprimido geralmente pela morte de um dos pais, ou alguma vivência traumática ocorrida com um deles.
Um filho que precisa assumir o lugar do pai após a sua morte, por exemplo, pode sentir muita raiva que se manifestará desta forma.
O QUE FAZER?
Olhe para a doença e para seus sintomas. Dê os cuidados necessários, lembrando que a medicina tradicional tem seu lugar e deve ser considerada sempre. Mas amplie, se possível, buscando ajuda profissional.
Um bom constelador ou psicoterapeuta sistêmico irá lhe mostrar a dinâmica que atua para manter o sintoma, mas sem o intuito de eliminá-lo. Pois desta forma estaríamos excluindo e negligenciando as leis.
Precisamos acolher tudo que entra em nosso contexto com amor, entendendo que aquilo se torna necessário naquele momento. Assim, quem sabe o sintoma, após cumprir sua função, pode se retirar em paz.
Psicóloga Maria Cristina

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

MICROONDAS!

 1. O organismo humano não é capaz de metabolizar os subprodutos ainda desconhecidos criados em alimentos aquecidos no microondas.

2. Os minerais, vitaminas e nutrientes de todo alimento aquecido em microondas são reduzidos ou alterados, de forma que nosso organismo receba muito pouco ou nenhum benefício desse alimentos ou, pior ainda, o corpo absorve compostos que não conseguem ser quebrados/digeridos apropriadamente.

3. Comer alimentos aquecidos em microondas frequentemente causa, a longo prazo, danos cerebrais permanentes, por conta do encurtamento dos impulsos elétricos no cérebro (despolariza ou desmagnetiza o tecido cerebral).

4. A produção de hormônios femininos e masculinos é diminuída ou alterada quando se come, com frequência, alimentos aquecidos em microondas.

5. Os efeitos do subproduto dos alimentos aquecidos em microondas são permanentes e ocorrem a longo prazo no organismo.

6. Os minerais das verduras aquecidas em microondas são alterados e se transformam em radicais livres cancerígenos.

7. Alimentos aquecidos em microondas causam câncer no inestino e no estômago. Isso pode explicar o rápido crescimento de casos de câncer de cólon nos últimos anos.

8. O consumo prolongado de alimentos aquecidos em microondas faz com que o número de células cancerosas no organismo aumente.

9. A ingestão contínua de alimentos aquecidos em microondas causa deficiências no sistema imunológico por conta de alterações na linfa e no sangue.

10. Consumir alimentos aquecidos em microondas causa perda de memória, concentração, instabilidade emocional e decréscimo da inteligência.

CONSTELAÇÃO

 "Podemos resumidamente descrever o trabalho da Constelação Familiar com a expressão: 

"Do amor cego ao amor que vê". 

Quando olhamos a pessoa ou as pessoas a quem estamos cegamente ligados, o amor consciente pode fluir. 

Amor, nesse sentido, significa: "Você é você, eu sou eu. 

Você tem o seu destino, eu tenho o meu. 

Permaneço sempre unido a você no amor, embora meu destino seja diferente do seu. 

Seja amável se me afasto do seu destino, da sua necessidade, da sua culpa, para viver minha própria vida. Estou ao seu lado e ao lado de nossa família, com tudo o que aconteceu. 

O que aconteceu, da forma como aconteceu está certo para mim. 

Você está certo para mim, da forma como você é. 

Por favor, seja também compreensivo se eu sou como sou. 

Você tem agora um lugar em meu coração. 

Não o julgo, respeito-o, inclino-me diante do que não pode ser mudado para você e para mim".

(Jacob Schneider)

UM AFETO NÃO SUBSTITUI OUTRO .

 UM AFETO NÃO SUBSTITUI OUTRO


.


"Por que não é adequado buscar nos outros aquilo que não obtivemos no seio familiar, ou seja, cobrir com outros nossas carências afetivas?


Porque seria como tentar abrir uma porta com um martelo no lugar da chave. Com o martelo, possivelmente conseguiremos abri-la, mas a quebraremos, e ela não mais voltará a servir como porta.


E também por uma outra razão, que aprendi por meio dos muitos casos que vi como terapeuta: porque esses afetos, ainda sendo muito sentidos, nunca podem substituir realmente outros afetos. Um afeto não substitui outro, como uma pessoa não pode substituir outra em nosso coração".


.


Joan Garriga Bacardí - "Onde estão as moedas? As chaves do vínculo entre pais e filhos"(p. 38-39)

Namoros longos trazem em si uma pergunta: será que você é o certo pra mim?


Na dinâmica dos relacionamentos, um olha para o outro durante o namoro, analisando o que o outro traz do seu sistema, avaliando suas semelhanças e diferenças, e formulando sua decisão de seguir ou não adiante.

Depois de um tempo, decididos, olham para frente, para um objetivo em comum. Ao invés de permanecerem olhando um para o outro, "emparelham-se", buscando juntos um novo projeto.

Namoros longos representam uma dúvida, não se sai da análise para a realização. É emitido de um para o outro uma mensagem subjetiva de "você não é o suficiente pra mim".

O ideal de um relacionamento, pode ser expresso no texto de Virgina Satir: "Quero poder te amar sem me segurar, te apreciar sem te julgar, te encontrar sem te sufocar, te convidar sem insistência, te deixar sem culpa, te criticar sem te censurar, te ajudar sem te diminuir. Se você quiser me conceder o mesmo, então realmente poderemos nos unir e nos ajudar a crescer mutuamente."

Observamos em longos relacionamentos, que não avançam para um passo mais firme, que o equilíbrio de troca vai esvanecendo, pois, se tomo pouco do outro, devo pouco, o que me deixa livre para ir a qualquer momento.

Claro que existem exceções à essa dinâmica, como em tudo na vida. Mas a literatura de Bert Hellinger traz, com muita clareza, esse comportamento. Os casais começam a encontrar desculpas para se manter nessa análise interminável - precisamos comprar uma casa primeiro, depois mobiliá-la, ou ainda, ter o dinheiro da festa, ou um emprego melhor, ou formar primeiro, ou isso ou aquilo...desculpas que escondem a dúvida - será que você é o certo pra mim?

Outras dinâmicas podem prolongar o período do namoro - dificuldades com o sistema do parceiro, emaranhamentos com o sistema de origem, insegurança sobre a própria sexualidade, propósitos diferentes etc. O importante é perceber que algo mantém aquele casal preso na fase inicial da relação, e ao detectar isso, agir  de forma a seguir ou partir, permitindo que construam um caminho de vida feliz, juntos ou separados. Mas felizes.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

A fase da Lua em que você nasceu revela o seu propósito

 A fase da Lua em que você nasceu revela o seu propósito


Saiba que a fase em que a Lua se encontrava no momento do seu nascimento revela aspetos muito importantes da sua personalidade, fornecendo também informações úteis sobre o propósito com que veio a esta vida.


Apesar de a Lua atravessar 4 fases principais, é possível dividir o ciclo lunar em 8 períodos distintos: Lua Nova, Lua Crescente, Quarto Crescente, Lua Crescente Convexa (ou Crescente Gibosa), Lua Cheia, Lua Minguante Convexa (ou Minguante Gibosa), Quarto Minguante e Lua Minguante.


Consultando um calendário com as fases lunares (vide abaixo link de calendário anual) correspondentes ao ano em que nasceu é possível determinar em que fase se encontrava a Lua quando você chegou ao Mundo, o que indica qual foi a energia que o afetou de imediato, visto que a Lua se encontra mais perto da Terra do que qualquer outro corpo celeste, sendo o seu satélite natural e exercendo sobre a vida terrena uma influência constante. 


Se nasceu nos dias entre as quatro fases principais, terá nascido numa das quatro fases secundárias. Ou seja:

 

- se nasceu três dias depois da Lua Nova, nasceu na fase de Lua Crescente;

- se nasceu três dias depois do Quarto Crescente, nasceu na Lua Crescente Convexa;

- se nasceu três dias depois da Lua Cheia, nasceu na Lua Minguante Convexa;

- se nasceu três dias depois do Quarto Minguante, nasceu na Lua Minguante.


  O que significa a fase da Lua em que nasceu:

 

Lua Nova

 

Se nasceu na Lua Nova, a sua vida é focada no crescimento, na evolução e na aprendizagem. Está sempre com vontade de descobrir algo novo, de melhorar a sua vida, e procura sempre ajudar a contribuir para um mundo melhor. O seu envolvimento com o mundo que o rodeia e a sua constante busca de auto-aperfeiçoamento fazem de si uma pessoa com uma personalidade inovadora, com uma mente que está por vezes à frente no seu tempo, uma maneira de ser que tem uma marcada curiosidade. Apesar de ser uma pessoa confiante e otimista, por vezes deixa-se vencer pelas dúvidas, e tem dificuldade em ver as situações para além do seu ponto de vista, o que o deixa frustrado quando os outros não conseguem acompanhar a sua visão dos factos e, até, da própria vida.


Preste muita atenção àquilo que planta e cria na sua vida na adolescência e juventude, pois mais tarde colherá diretamente o que plantou nesta fase da sua vida.



 Lua Crescente

 

Uma vez que o período entre a Lua Nova e o Quarto Crescente corresponde a cerca de uma semana, se nasceu três ou quatro dias depois da Lua Nova nasceu na chamada "Lua Crescente" - aquele crescendo luminoso que ainda não forma o "D" associado ao Quarto Crescente. Quem nasceu nesta fase lunar destaca-se pela sua determinação e é reconhecido pela sua criatividade, pelo empenho com que se envolve nos projetos e, por vezes, pela sua teimosia. Esta insistência naquilo que deseja é, ainda assim, o que o ajuda sempre a alcançar as suas metas. Oscila entre um certo gosto pela tradição e a apetência pelas inovações e compreenderá muitas vezes na sua vida que o seu sucesso chega quando você permite mais. Ou seja, o seu sucesso não tem tanto a ver com "esforçar-se mais" mas antes por "aceitar mais". Muitas vezes compreenderá, também, que aquilo que o impede de avançar é você mesmo.


Preste muita atenção à sua vida entre os 20 e os 40, pois será neste período que a sua vida conhecerá maior crescimento.


 

Quarto Crescente

 

Quem nasceu na fase lunar correspondente ao Quarto Crescente tende a ter uma certa rebeldia natural, recusando-se a aceitar algo com que não concorda. Muito emotivo, segue sempre o coração e isso por vezes deixa-o em apuros. À medida que amadurece terá de aprender a não se deixar levar tanto pelos sentimentos, assim como a ouvir e valorizar mais as ideias dos outros. Gosta de avaliar aquilo que já construiu e, depois, melhorar o que já tem. Consegue ter uma visão de conjunto das situações e, ao mesmo tempo, presta muita atenção aos pormenores, o que faz com que possa trazer grandes mudanças à sua vida e à vida daqueles que o rodeiam. Irá provavelmente destacar-se na sua carreira, seja qual for a área que escolher. 


Preste muita atenção à sua vida entre os 30 e os 40 anos, pois é nesse período que vai compreender qual é o seu propósito e que caminho deve seguir. A partir daí, nada o irá deter.


 

Lua Crescente Convexa

 

Se nasceu três ou quatro dias depois do Quarto Crescente, então a Lua já se encontrava na chamada fase de Lua Crescente Convexa (ou Gibosa), em que se encontra quase cheia no céu. Quem nasceu sob a influência desta fase lunar destaca-se pelo seu espírito humanitário, tendo uma forte preocupação com os outros (por vezes até maior do que a que tem consigo próprio) e sendo profundamente sensível ao sofrimento alheio. É possível que tenha dons de cura; quer tenha consciência disso, quer não, o seu propósito de vida passa em grande parte por ajudar os outros e por melhorar o mundo. Tem perfeita noção que não é o sucesso material que se traduz na verdadeira felicidade, compreendendo que apenas quando a vida tem significado, quando há um sentimento de dever cumprido e quando se ajuda os outros a melhorarem a sua vida é que a sua própria vida tem valor. 


Preste atenção ao chamado período da meia-idade, pois será nessa altura que a sua vida atingirá maior significado. À medida que os que estão à sua volta ganharem maturidade, compreenderão melhor o contributo que você tem dado ao mundo.


 

Lua Cheia

 

Se veio ao Mundo na Lua Cheia, o seu propósito é ser quem verdadeiramente é, cumprindo por inteiro o seu potencial. Nasceu com uma importante missão de vida, a respeito da qual provavelmente teve noção cedo, ou que irá passar toda a sua vida a procurar cumprir. É uma pessoa muito sensível aos outros, conseguindo compreendê-los de forma intuitiva ou sendo especialmente empático. Carrega muitas vezes o mundo às costas, abraçando problemas que nem sequer são seus. Tem uma forte consciência das suas emoções, e atravessa, de tempos a tempos, períodos de renovação, em que precisa de se libertar do que está a mais dentro de si, para sentir-se renascer. Acima de tudo, a sua vida tem a ver com crescimento e, ainda que por vezes se debata com sentimentos que não consegue controlar, conseguirá crescer através deles, evoluindo ao encontro do seu propósito. Muitas vezes terá encontros inesperados que se revelam como golpes de sorte que parecem aparecer vindo mesmo ao encontro dos seus desejos. Nasceu para alcançar o "viveram felizes paar sempre", portanto dê sempre o seu melhor para lá chegar. 


Preste muita atenção a cada fase da sua vida, pois cada década irá dar-lhe novas lições, metas e conquistas.


 

Lua Minguante Convexa

 

Se nasceu três ou quatro dias depois da Lua Cheia, nasceu na chamada Lua Minguante Convexa, na qual a Lua já não está cheia mas ainda está a caminho do Quarto Minguante. Quem nasce sob esta influencia tem o propósito de ensinar os outros, sentindo um forte apelo no sentido de deixar o seu legado, de partilhar o que sabe, o que aprendeu, o que conseguiu. É uma pessoa otimista e com uma forte visão de futuro. Procura sempre mudar a vida dos que o rodeiam, contribuindo para melhorá-la de todas as formas que lhe é possível. Dentro de si sabe que colhemos sempre aquilo que plantamos e, por isso, não se preocupa tanto em receber os louros do seu trabalho como em alcançar resultados que possam beneficiar os outros. Interessa-se pela História, pela arte e pela forma como ideias diferentes podem coexistir. Tem uma personalidade naturalmente inclinada para o desenvolvimento intelectual, combinando o sentido artístico com a criatividade. Adora a partilha de informação. 


Preste atenção à sua vida depois dos 50 anos, pois essa será uma fase "dourada" para si.


 

Quarto Minguante

 

Quem nasceu sob a influência desta fase lunar tem uma grande capacidade de compreensão dos outros, sendo profundamente intuitivo. Não gosta de ir atrás do que os outros pensam ou fazem, preferindo sempre seguir as suas próprias ideias. É um trabalhador muito aplicado, especialmente se estiver envolvido naquilo que está a fazer. Tem uma personalidade que amadurece cedo, mostrando maturidade mesmo quando é ainda muito jovem. Por vezes entra em conflito com as opiniões dos outros e com a forma como se deixa (ou não) afetar e comandar por elas. À medida que cresce, aprende a desvincular-se totalmente do que os outros pensam a seu respeito.


A partir dos 60 anos viverá totalmente de acordo com a sua verdade, sem se preocupar com a opinião alheia.


 

Lua Minguante

 

Antes de desaparecer totalmente no céu, três a quatro dias após o Quarto Minguante, a chamada Lua Minguante descreve um "C" fininho e luminoso. Aqueles que nasceram sob a influência desta fase lunar têm uma espiritualidade desenvolvida e um pensamento apurado, tendo a capacidade inata de compreender aquilo que está para além do que é visível, dando muitas vezes por si a especular sobre novas ideias e possibilidades ou a debater-se com dúvidas existenciais. O seu profundo conhecimento ajuda a contribuir para o benefício da humanidade em geral. Nunca fará algo que não lhe faça sentido ou com que não concorde. Quanto mais aceitar a sua comunhão espiritual com o Universo, melhor se sentirá consigo mesmo, alinhado com o seu propósito e em paz. A sua missão consiste, em boa parte, em compreender conhecimentos universais que a maior parte das pessoas, centradas nos seus egos, não conseguem compreender, transmitindo informações importantes. 


Entre os 60 e os 80 anos será capaz de edificar, no mundo que o rodeia, muito do que toda a vida se empenhou a aprender e a alcançar.



Fonte: https://www.mariahelena.pt/pt/pages/a-fase-da-lua-em-que-voce-nasceu-revela-o-seu-proposito-de-vida /



Fases da Lua do Ano 1900 Até 2060:  https://www.jogral.com.br/fases-da-lua

FILMES

 FILMES NO GOOGLE DRIVE (PARA ASSISTIR ONLINE OU BAIXAR):


FILMES DE MAGIA (Ficção): 


ABRACADABRA

https://drive.google.com/file/d/1q3g52MGCZPurUJqmk8-hG2wkPCYhctzC/view?usp=sharing


DA MAGIA À SEDUÇÃO 

https://drive.google.com/file/d/1iNLMGq7rleQPlX7BF_CPfmzcdwlcfl9w/view?usp=sharing


ELVIRA, A RAINHA DAS TREVAS

https://drive.google.com/file/d/1P3dFCtKo5H4pT2djd1C92wWeTuVnyp8h/view?usp=sharing


JOVENS BRUXAS

https://drive.google.com/file/d/12Whz5j2-ZU6U5IgepBDDIYcYhdyv_LXO/view?usp=sharing


KRULL

https://drive.google.com/file/d/1So3nF_TuTdm7vLwhNkgB6aBpESzadOHx/view?usp=sharing


LABIRINTO – A MAGIA DO TEMPO

https://drive.google.com/file/d/1t1f1flq7BNXHOve7IUsJKASnPqUSxcN_/view?usp=sharing


MANEQUIM – A MAGIA DO AMOR

https://drive.google.com/file/d/1cfPWxagXLE318GYBTuaL9WWmOrcrilJQ/view?usp=sharing


O ENIGMA DA PIRÂMIDE

https://drive.google.com/file/d/1dP5MdHc_VgP3pg3Inydl7duAroH0CsXw/view?usp=sharing


O HOMEM DE PALHA

https://drive.google.com/file/d/1Cbv0WKI45eTsJFmAneHDbydsBgv-bhNu/view?usp=sharing


OS GAROTOS PERDIDOS

https://drive.google.com/file/d/1AvU9wlwh0QxsTdVVid8E51dDnM2w1lzm/view?usp=sharing

AMOR

 Quando as pessoas falam que amam alguém, geralmente este sentimento está mais ligado à utilidade, do que ao amor propriamente dito, principalmente quando trata-se de amor romântico.

Geralmente, o que se ama é o quanto alguém atende suas expectativas/desejos emocionais e físicos.
Quando para de atender o amor se vai.
Ou você ama, ou ama. Zero de meio termo.
Não é sobre amar aquilo que a pessoa te oferece.
O amor genuino é quando se ama incondicionalmente e ponto.
Mesmo quando o relacionamento acaba. Isto é amor verdadeiro.
Amor não é sobre o outro te pertencer, não existe posse. A maior prova de amor é a liberdade, é o quanto você quer ver a pessoa feliz.
Ter alguém ou querer controlar a vida do outro está mais relacionado a escravidão do que amor.
O que a maioria dos casais sentem, na real é outro sentimento qualquer.
Dentro da espécie homosapiens o que mais se aproxima do amor genuíno é o amor materno.
O conceito budista de amor é lindo...
O amor é quando você quer a felicidade do outro e ponto.
Mesmo que o outro não queira estar ao seu lado. Mesmo quando você não concorda com o outro ou ele não atende as suas expectativas.
Ame a si primeiro e esse amor vai transbordar.
Ame sem “se’s”, sem expectativas, sem controles e sinta a leveza... então você vai perceber que se não rolou o relacionamento harmônico é porque não era pra ser. Se rolou, é porque era pra rolar. Ai está a leveza e magia do amor.
A verdadeira causa do Amor, é Amar sem causa.

Primeira Vacina de Covid-19 tem 90% de Eficácia?

 


Tradução do artigo do dr. Joseph Mercola em 18/11/2020.

RESUMO DA HISTÓRIA

  • A Pfizer, em um empreendimento conjunto com a BioNTech, anunciou que sua vacina candidata COVID-19 baseada em mRNA, BNT162b2, foi "mais de 90% eficaz" em um ensaio de Fase 3
  • Embora a Pfizer tenha divulgado um protocolo clínico de seu ensaio, ela apenas emitiu um comunicado à imprensa; dados para a análise provisória não foram revisados ​​por pares ou publicados
  • O especialista em doenças infecciosas William Haseltine criticou os ensaios da vacina COVID-19, incluindo a da Pfizer, dizendo que seus protocolos revelam que foram "projetados para provar que suas vacinas funcionam, mesmo que os efeitos medidos sejam mínimos"
  • As infecções assintomáticas não estão sendo testadas regularmente no estudo da Pfizer, então é possível que aqueles que foram vacinados ainda possam ser portadores assintomáticos de COVID-19, espalhando a doença para outras pessoas
  • O comunicado à imprensa da Pfizer também não consta da apresentação da vacina em diferentes grupos de idade, um dado importante, uma vez que os idosos são os que mais correm o risco de desenvolver doenças graves
  • Existe a preocupação de que as vacinas COVID-19 possam causar aumento dependente de anticorpos, ou ADE, em que a vacina aumenta a capacidade do vírus de entrar e infectar suas células, resultando em doença mais grave do que se você não tivesse sido vacinado
  • É muito cedo para saber se a vacina é segura, pois, em média, pode levar de 10 a 12 anos para uma vacina ser desenvolvida e passar pelo processo normal de licenciamento

Com mais de 180 vacinas COVID-19 atualmente em desenvolvimento1 — 53 delas em testes clínicos em humanos2 — os fabricantes estão correndo para ser os primeiros a chegar ao mercado. A Pfizer, em um empreendimento conjunto com a BioNTech, com sede na Alemanha, pode ter acabado de assumir a liderança, com um anúncio de que sua vacina candidata baseada em mRNA, BNT162b2, foi "mais de 90% eficaz" em um ensaio de Fase 3.3

BNT162b2 foi selecionado para avançar para um ensaio de Fase 2/3 após uma versão anterior da vacina, BNT162b1 - outra vacina candidata baseada em mRNA - resultou em eventos adversos consideráveis,4 incluindo febre, que ocorreu em 50% dos indivíduos que receberam o dose mais alta (100 microgramas), fadiga, dor de cabeça e calafrios.

Os efeitos colaterais foram ainda mais comuns após a dose de reforço, após a qual mais de 70% dos participantes tiveram febre na dose média (30 microgramas). Na verdade, aqueles no grupo de alta dose nem mesmo receberam a dose de reforço depois que os efeitos colaterais foram considerados potencialmente muito graves.

Embora as vacinas sejam semelhantes, com a vacina BNT162b2, o mRNA codifica a proteína spike de comprimento total. Uma proteína spike é uma glicoproteína, projetando-se do envelope de um coronavírus que permite a entrada na célula.5 Em um estudo anterior, enquanto o BNT162b2 parecia causar menos efeitos colaterais, os títulos de anticorpos eram mais baixos em um grupo de indivíduos mais velhos, com idades variando de 65 a 95 anos, do que em indivíduos mais jovens.6

Os títulos médios geométricos (GMTs), que são usados ​​como uma medida da resposta imune, foram cerca de 40% mais baixos entre os indivíduos mais velhos que receberam a vacina BNT162b2 COVID-19 da Pfizer do que em grupos de idade mais jovens, um achado preocupante, considerando que são os indivíduos mais velhos que estão em maior risco de COVID-19 grave.

A Vacina de COVID da Pfizer é Realmente 90% Eficaz?

Em um ensaio de eficácia de Fase 3, uma vacina é administrada a milhares de pessoas, enquanto os pesquisadores esperam para ver quantos acabam infectados em comparação com aqueles que receberam um placebo.7  O ensaio clínico de Fase 3 da Pfizer começou em 27 de julho de 2020 e registrou 43.538 participantes8 até o momento na faixa etária de 12 a mais de 55 anos, com um mínimo de 40% dos participantes na faixa etária acima de 55.9

Os participantes receberam uma série de duas doses de BNT162b2, administradas na dose de 30 microgramas com 21 dias de intervalo, ou um placebo. Inicialmente, uma análise provisória foi definida para ser conduzida após 32 casos COVID-19, mas “após discussão com o FDA”, eles aumentaram para um mínimo de 62 casos. De acordo com o Dr. Albert Bourla, Presidente e CEO da Pfizer, em um comunicado à imprensa:10

“Após a conclusão dessas discussões, a contagem de casos avaliáveis ​​chegou a 94 e o DMC (Comitê de Monitoramento de Dados) fez sua primeira análise em todos os casos.

A divisão do caso entre indivíduos vacinados e aqueles que receberam o placebo indica uma taxa de eficácia da vacina acima de 90%, 7 dias após a segunda dose. Isso significa que a proteção é alcançada 28 dias após o início da vacinação, que consiste em um esquema de 2 doses ”.

Bourla acrescentou a advertência: “Conforme o estudo continua, a porcentagem final de eficácia da vacina pode variar”. Na verdade, muitas questões permanecem sem resposta em relação à taxa de eficácia de 90% relatada.


Embora a Pfizer tenha divulgado um protocolo clínico de seu ensaio,11 dados para a análise provisória não foram divulgados. "Isso é ciência por pronunciamento público", disse William Haseltine, especialista em doenças infecciosas e ex-professor de medicina de Harvard, ao Business Insider.12

Ensaios de Vacinas de COVID-19 ‘Projetados para o Sucesso’

Em setembro de 2020, Haseltine criticou os ensaios da vacina de COVID-19, incluindo a da Pfizer, dizendo que seus protocolos revelam que eles foram "projetados para provar suas vacinas funcionam, mesmo que os efeitos medidos sejam mínimos.”13

Ele ressalta que a prevenção da infecção é um desfecho crítico em um ensaio de vacina normal, mas a prevenção da infecção não é um critério para o sucesso das vacinas de COVID-19 em desenvolvimento pela Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Johnson & Johnson. De acordo com Haseltine:14

“Qualquer ensaio de vacina deve incluir testes regulares de antígenos a cada três dias para testar a contagiosidade para detectar sinais precoces de infecção e testes de PCR uma vez por semana para confirmar a infecção por SARS-CoV-2 testar a capacidade das vacinas de evitar a infecção. A prevenção da infecção não é um critério de sucesso para nenhuma dessas vacinas.

Na verdade, todos os seus desfechos requerem infecções confirmadas e todos aqueles que eles incluirão na análise de sucesso, sendo a única diferença a gravidade dos sintomas entre vacinados e não vacinados. A medição das diferenças apenas entre os infectados pelo SARS-CoV-2 ressalta a conclusão implícita de que não se espera que as vacinas previnam a infecção, apenas modifiquem os sintomas dos infectados ”.

Ele também explica que embora a maioria das pessoas espere que uma vacina evite doenças graves caso estejam infectadas, “três dos protocolos de vacina - Moderna, Pfizer e AstraZeneca - não exigem que sua vacina previna doenças graves, apenas previnem sintomas moderados que podem ser tão leves quanto tosse ou dor de cabeça.”15

A Pfizer não Divulgou Dados-chave de sua Vacina

Enquanto a Pfizer apregoa sua vacina como mais de 90% eficaz com base em 94 casos em seu teste, "Há muitas, muitas questões pendentes que não foram respondidas", disse Haseltine.16

Uma das principais questões sem resposta tem a ver com infecções assintomáticas, que não são testadas regularmente no teste da Pfizer. É possível, então, que os vacinados ainda possam ser portadores assintomáticos de COVID-19, disseminando a doença para outras pessoas.

“Esse é um ponto importante que não acho que a maioria das pessoas aprecie”, disse Haseltine ao Business Insider. "Isso não significa o fim da epidemia"17  Também não se sabe se a vacina reduziu o número de casos de doenças graves, hospitalizações e mortes, já que não foi feita distinção entre casos graves de COVID-19 e aqueles que causam apenas sintomas menores .

O comunicado à imprensa da Pfizer também não consta da apresentação da vacina em diferentes faixas etárias, um dado importante, uma vez que os idosos são os que mais correm o risco de desenvolver doenças graves. Também resta saber quanto tempo pode durar qualquer proteção oferecida por uma vacina, já que o estudo começou apenas em julho.

Quanto aos efeitos colaterais, Bourla da Pfizer disse: “O DMC não relatou nenhuma preocupação séria de segurança e recomenda que o estudo continue a coletar dados adicionais de segurança e eficácia conforme planejado18  Novamente, no entanto, é muito cedo para saber se a vacina é seguraO cronograma da vacina experimental COVID-19 é inédito, pois, em média, pode demorar de 10 a 12 anos para uma vacina ser desenvolvida e passar pelo processo normal de licenciamento.19

"Não sabemos nada sobre grupos que eles não estudaram, como crianças, mulheres grávidas, pessoas altamente imunocomprometidas e os mais velhos dos idosos", Dr. Gregory Poland, diretor do Grupo de Pesquisa de Vacinas da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota, disse à NBC News.20

Quanto aos potenciais efeitos adversos, em seu protocolo clínico a Pfizer listou o seguinte, observando que os primeiros cinco participantes em cada grupo na fase 1 seriam monitorados por quatro horas após a vacinação para avaliar os efeitos adversos, enquanto outros seriam observados por “pelo menos 30 minutos.”21

  • Vermelhidão, inchaço e dor no local da injeção
  • Febre
  • Fadiga
  • Dor de cabeça
  • Arrepios
  • Vômito
  • Diarreia
  • Dor muscular
  • Dor nas articulações
  • Efeitos adversos desconhecidos e anormalidades laboratoriais associadas a uma nova vacina
  • Potencial de aumento da exposição ao SARS-CoV-2 devido à necessidade de visitar centros de saúde durante o ensaio
  • Agravo do COVID-19, afirmando: “O agravo da doença foi observado após a vacinação com o vírus sincicial respiratório (RSV), coronavírus felino e vacinas contra o vírus da Dengue”.


Vacinas Contra o Coronavírus Podem Agravar a Doença

Até mesmo a Pfizer reconheceu em seu protocolo clínico que o agravo da doença COVID-19 é um risco real após certas vacinações.22 No que é conhecido como aumento dependente de anticorpos, ou ADE, ou às vezes chamado de agravamento imunológico paradoxal (PIE). Nesses cenários, em vez de aumentar sua imunidade contra a infecção, a vacina aumenta a capacidade do vírus de entrar e infectar suas células, resultando em uma doença mais grave do que se você não tivesse sido vacinado.23

A imunopatologia Th2, na qual uma vacina induz uma resposta defeituosa das células T, desencadeando inflamação alérgica, anticorpos pouco funcionais e danos às vias aéreas, é outro risco sério.

A imunopatologia ADE e Th2 ocorreu na década de 1960, quando uma vacinação contra o vírus sincicial respiratório (RSV) estava sendo desenvolvida, resultando na morte de duas crianças (com 1 a 3 anos de idade) e doenças graves em várias outras crianças que receberam a vacina experimental.24

Preocupações semelhantes surgiram novamente no teste de uma vacina potencial contra outro coronavírus, o SARS, cerca de 20 anos atrás. Na época, mesmo o defensor pró-vacina de longa data, Dr. Peter Hotez, reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical e professor de pediatria e virologia molecular e microbiologia no Baylor College of Medicine, ficou abalado. De acordo com um artigo publicado no PNAS:25

“Quando o SARS, também um coronavírus, apareceu na China e se espalhou globalmente há quase duas décadas, Hotez estava entre os pesquisadores que começaram a investigar uma vacina potencial.

Nos primeiros testes de seu candidato, ele testemunhou como as células do sistema imunológico de animais vacinados atacaram o tecido pulmonar, da mesma forma que a vacina contra o VSR resultou em células do sistema imunológico, atacando os pulmões das crianças. ‘Pensei‘ que porcaria ’’, lembra ele, observando seu medo inicial de que uma vacina segura possa novamente não ser possível. ”

Apesar de anos de pesquisas adicionais e estratégias de desenvolvimento alternativas, as preocupações com o agravamento imunológico permanecem e, conforme explicado por Robert F. Kennedy Jr. em nossa entrevista de 2020, as vacinas contra o coronavírus continuam notórias por criar um agravamento imunológico paradoxal.

mRNA é uma Tecnologia Nova de Vacina

A vacina de COVID-19 da Pfizer depende de uma nova tecnologia de mRNA que nunca foi usada em vacinas26  Essencialmente, ela instrui suas células a produzir a proteína spike do SARS-CoV-2, que é o que se liga ao receptor ACE2 da célula. Este é o primeiro estágio do processo de dois estágios que os vírus usam para entrar nas células.

A ideia é que, ao criar a proteína spike SARS-CoV-2, seu sistema imunológico será estimulado a produzir anticorpos, sem deixar você doente durante o processo. No entanto, outra questão-chave que precisa ser respondida é qual dos dois tipos de anticorpos é produzido por meio desse processo.

Os coronavírus produzem anticorpos neutralizantes,27 também conhecidos como anticorpos de imoglobulina G (IgG), que combatem a infecção, e anticorpos de ligação28 (também conhecidos como anticorpos não neutralizantes) que não podem prevenir a infecção viral. Em vez de prevenir a infecção viral, os anticorpos de ligação podem desencadear uma resposta imune anormal como ADE ou PIE.

Em testes com a vacina experimental COVID mRNA da Moderna, 25 participantes que receberam duas doses de sua vacina de dose baixa ou média, apresentaram níveis de anticorpos de ligação - o tipo que é usado pelo sistema imunológico para combater o vírus, mas não prevenir infecções virais - em níveis iguais ou maiores daqueles encontrados no sangue de pacientes que se recuperaram de COVID-19.29

Os dados para os anticorpos neutralizantes mais significativos, que impedem os vírus de entrar nas células, foram relatados para apenas oito pessoas.

Pfizer Tem Acordo de US $ 1,95 bilhão com o Governo dos EUA

Embora os resultados do ensaio de Fase 3 da Pfizer permaneçam obscuros, como parte da Operação Warp Speed, a gigante das drogas já fechou um acordo de US $ 1,95 bilhão com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos e o Departamento de Defesa para fornecer aos americanos 100 milhões de doses de seu Vacina COVID-19 depois de licenciada - sem custo para os destinatários - com opção de 500 milhões de doses adicionais.30 O acordo faz parte da Operação Warp Speed.

A Pfizer e a BioNTech também têm um acordo com o governo do Reino Unido para 30 milhões de doses iniciais.31 A orientação do FDA para que uma vacina receba Autorização de Uso de Emergência requer apenas uma média de dois meses de dados de segurança após a segunda dose, que a Pfizer espera ter até a terceira semana de novembro.

Nesse ponto, eles esperam trazer a vacina experimental ao mercado, com promessas de produzir até 50 milhões de doses de vacina em 2020 e até 1,3 bilhão de doses, globalmente, em 2021.32 Com o anúncio da Pfizer de que sua vacina mostrou 90% de eficácia, as ações subiram 16%. No dia seguinte, o CEO Bourla vendeu 62% de suas ações, um valor de cerca de US $ 5,6 milhões.33

O CEO da Pfizer sabe algo que nós não sabemos? Se e quando a vacina estiver disponível, certifique-se de avaliar cuidadosamente os riscos e os benefícios antes de decidir se deseja ou não tomá-la.

Pode ajudar na sua decisão saber que, se você tem menos de 40 anos, o risco de morrer de COVID-19 é de apenas 0,01%, o que significa que você tem 99,99% de chance de sobreviver à infecção34  - e você poderia melhorar isso para 99,999% se você for metabolicamente flexível e estiver repleto de vitamina D.

 

Fontes e referências:

https://estaoteenvenenando.blogspot.com/2020/11/primeira-vacina-de-covid-19-tem-90-de.html#more

https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2020/11/18/first-covid-19-vaccine-90-percent-effective.aspx?ui=4504240853df44113b1b335429ec261dfa784a9d1a1de0eb0d1305c760758f29&cid_source=dnl&cid_medium=email&cid_content=art1HL&cid=20201118&mid=DM723337&rid=1014143735