Pular para o conteúdo principal

Namoros longos trazem em si uma pergunta: será que você é o certo pra mim?


Na dinâmica dos relacionamentos, um olha para o outro durante o namoro, analisando o que o outro traz do seu sistema, avaliando suas semelhanças e diferenças, e formulando sua decisão de seguir ou não adiante.

Depois de um tempo, decididos, olham para frente, para um objetivo em comum. Ao invés de permanecerem olhando um para o outro, "emparelham-se", buscando juntos um novo projeto.

Namoros longos representam uma dúvida, não se sai da análise para a realização. É emitido de um para o outro uma mensagem subjetiva de "você não é o suficiente pra mim".

O ideal de um relacionamento, pode ser expresso no texto de Virgina Satir: "Quero poder te amar sem me segurar, te apreciar sem te julgar, te encontrar sem te sufocar, te convidar sem insistência, te deixar sem culpa, te criticar sem te censurar, te ajudar sem te diminuir. Se você quiser me conceder o mesmo, então realmente poderemos nos unir e nos ajudar a crescer mutuamente."

Observamos em longos relacionamentos, que não avançam para um passo mais firme, que o equilíbrio de troca vai esvanecendo, pois, se tomo pouco do outro, devo pouco, o que me deixa livre para ir a qualquer momento.

Claro que existem exceções à essa dinâmica, como em tudo na vida. Mas a literatura de Bert Hellinger traz, com muita clareza, esse comportamento. Os casais começam a encontrar desculpas para se manter nessa análise interminável - precisamos comprar uma casa primeiro, depois mobiliá-la, ou ainda, ter o dinheiro da festa, ou um emprego melhor, ou formar primeiro, ou isso ou aquilo...desculpas que escondem a dúvida - será que você é o certo pra mim?

Outras dinâmicas podem prolongar o período do namoro - dificuldades com o sistema do parceiro, emaranhamentos com o sistema de origem, insegurança sobre a própria sexualidade, propósitos diferentes etc. O importante é perceber que algo mantém aquele casal preso na fase inicial da relação, e ao detectar isso, agir  de forma a seguir ou partir, permitindo que construam um caminho de vida feliz, juntos ou separados. Mas felizes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Superalimentos Tóxicos:

"Superalimentos Tóxicos: Como a sobrecarga de oxalato está deixando você doente — e como melhorar", Sally Norton mergulha no paradoxo de como alguns alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, ser prejudiciais. O vilão central desta narrativa são os oxalatos, ou ácido oxálico, substâncias presentes em uma variedade de plantas, como leguminosas, cereais, sementes, nozes, frutas, bagas e ervas. Os oxalatos são compostos químicos que, em sua forma pura, são conhecidos como ácido oxálico, um agente corrosivo e potencialmente tóxico. Esta substância, ao se ligar a minerais, forma sais denominados oxalatos. Um exemplo notório é o oxalato de cálcio, que, ao se acumular no organismo, pode contribuir para a formação de cálculos renais dolorosos. Além disso, ao contrário de outras toxinas alimentares, os oxalatos são resistentes a métodos de preparação de alimentos como cozimento, imersão ou fermentação. Até mesmo a suplementação mineral é insuficiente para n...

QUEIJO

Para produzir 1 kg de queijo branco, são necessários mais de 10 litros de leite, o que resulta em uma alta concentração de caseína e hormônios naturais presentes no leite, como estrogênio, progesterona e o fator de crescimento IGF-1. ➡️ A caseína do Leite A1 possuir uma péssima digestibilidade, tendo como produto a Beta-casomorfina-7(BCM-7), um peptídeo opiode que está relacionado à inflamação, desordens intestinais, alterações do sistema nervoso e possível relação com doenças crônicas. E por ter uma alta quantidade de leite, o consumo desse queijo faz produzir muito BCM-7. ➡️ Os hormônios naturais, por sua vez, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo, sendo um ponto de atenção para quem tem condições hormonais, como endometriose ou histórico de câncer de mama, próstata, ovário e endométrio. Além disso, os níveis de IGF-1 no queijo branco, por ser um alimento concentrado, podem estar associados ao crescimento celular, o que pode ser preocupante em algumas condições. Se pre...

AGROTÓXICOS.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e isso tem gerado preocupações significativas quanto à contaminação dos alimentos e aos impactos na saúde. Os vegetais comprovadamente possuem baixa biodisponibilidade de vitaminas, e a presença dos antinutrientes somada ao grande volume de agrotóxicos utilizados no país, tornam o consumo desses alimentos mais prejudicial do que benéfica. Se você faz questão de consumir frutas e vegetais, pelo menos, dê preferência para os orgânicos. E lembrando, o alimento mais completo e saudável para o ser humano é carne gorda. • “Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática” destaca que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com evidências dos malefícios decorrentes da exposição a essas substâncias. A revisão, que abrangeu estudos de 2011 a 2017, identificou impactos negativos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. • “Agrotóxicos: os venenos ocultos na nossa mesa” analis...