Namoros longos trazem em si uma pergunta: será que você é o certo pra mim?


Na dinâmica dos relacionamentos, um olha para o outro durante o namoro, analisando o que o outro traz do seu sistema, avaliando suas semelhanças e diferenças, e formulando sua decisão de seguir ou não adiante.

Depois de um tempo, decididos, olham para frente, para um objetivo em comum. Ao invés de permanecerem olhando um para o outro, "emparelham-se", buscando juntos um novo projeto.

Namoros longos representam uma dúvida, não se sai da análise para a realização. É emitido de um para o outro uma mensagem subjetiva de "você não é o suficiente pra mim".

O ideal de um relacionamento, pode ser expresso no texto de Virgina Satir: "Quero poder te amar sem me segurar, te apreciar sem te julgar, te encontrar sem te sufocar, te convidar sem insistência, te deixar sem culpa, te criticar sem te censurar, te ajudar sem te diminuir. Se você quiser me conceder o mesmo, então realmente poderemos nos unir e nos ajudar a crescer mutuamente."

Observamos em longos relacionamentos, que não avançam para um passo mais firme, que o equilíbrio de troca vai esvanecendo, pois, se tomo pouco do outro, devo pouco, o que me deixa livre para ir a qualquer momento.

Claro que existem exceções à essa dinâmica, como em tudo na vida. Mas a literatura de Bert Hellinger traz, com muita clareza, esse comportamento. Os casais começam a encontrar desculpas para se manter nessa análise interminável - precisamos comprar uma casa primeiro, depois mobiliá-la, ou ainda, ter o dinheiro da festa, ou um emprego melhor, ou formar primeiro, ou isso ou aquilo...desculpas que escondem a dúvida - será que você é o certo pra mim?

Outras dinâmicas podem prolongar o período do namoro - dificuldades com o sistema do parceiro, emaranhamentos com o sistema de origem, insegurança sobre a própria sexualidade, propósitos diferentes etc. O importante é perceber que algo mantém aquele casal preso na fase inicial da relação, e ao detectar isso, agir  de forma a seguir ou partir, permitindo que construam um caminho de vida feliz, juntos ou separados. Mas felizes.

Comentários

Postagens mais visitadas